Neste artigo, vamos falar sobre como funciona o fulfillment. É a estratégia que faltava para seu e-commerce!
Você já ouviu falar em fulfillment? Você sabe como aplicá-lo no seu negócio, ou sabe a importância dele para as empresas que atuam em um ambiente digital?
Torna-se muito importante entender o que é fulfillment para que todas as operações de um negócio online sejam realizadas da forma mais otimizada e eficiente.
O atendimento inclui várias atividades, como faturamento e relatórios, controle e armazenamento do fluxo de produtos em estoque, rastreamento de produtos, entrega e afins.
E essas são apenas algumas das missões desta operação! Quer mais detalhes sobre este tema? Continue a leitura!
O que é fulfillment?
Fulfillment é uma palavra em inglês que, em sua tradução literal para o português, significa cumprimento, preenchimento e realização. No universo da logística, esse termo pode ser compreendido como um conjunto de operações e atividades necessárias para atender ao pedido de um cliente.
Ou seja, entende-se como todo o processo que envolve toda a compra em si, englobando as atividades necessárias para o recebimento de pedidos, separação dos produtos, embalagens, transportes, entregas e serviços de pós-venda.
Assim, o fulfillment visa garantir o atendimento excepcional dos pedidos e desenvolver a melhor experiência possível para os clientes. Por isso, todo processo logístico nos galpões ou armazéns, por exemplo, tem a necessidade de ser devidamente otimizado.
Entendendo as etapas do fulfillment
O fulfillment constitui-se em algumas etapas básicas que já detalhamos aqui no blog da Infracommerce. Veja:
- Estoque: todo o processo começa com o armazenamento dos produtos que serão vendidos. Isso pode ser feito por meio do uso de um armazém próprio ou recorrendo ao estoque de terceiros (dropshipping). Nesse caso é necessário contar com sistemas que garantam um bom controle de inventário e reposição após as vendas.
- Separação (Picking): assim que os pedidos são processados é necessário localizar o produto dentro do estoque e coletar a quantidade que será enviada. Nesse ponto fica evidente como é a organização interna da empresa.
- Embalagem (Packing): após separar o produto ele precisa ser embalado de forma que não ocorra qualquer avaria durante o frete. Esse processo precisa ser ágil e ao mesmo tempo qualificado, sem gerar custos extras.
- Transporte: com o produto embalado, basta fazer a condução do armazém para o endereço de entrega, garantindo a pontualidade e assegurando a integridade dos itens. Isso exige soluções tecnológicas que permitam o rastreamento em tempo real.
- Pós-entrega: nessa etapa é coletado o feedback do cliente após a entrega do produto e também são administrados casos como trocas e devoluções, que exigem a estruturação de um sistema de logística reversa.
Como ter um melhor desempenho com o Fulfillment?
Muitos pequenos e médios empresários podem ter dúvidas de como aplicar o fulfillment no cotidiano das operações de seus negócios. Por isso, separamos algumas formas de obter um desempenho de sucesso nesse sentido:
1- Utilize um ERP
A tecnologia está aí para ajudar a otimizar os processos de qualquer tipo de negócio e, quando falamos de um e-commerce, as novidades tecnológicas são indispensáveis.
Por isso, pense em investir em softwares de gestão como ERP e outros que são essenciais para organizar os pedidos e todos os processos envolvidos, desde o fechamento com fornecedor até a entrega dos pedidos para o cliente final.
2-Terceirizar Serviços
Atualmente, é mais simples contratar mão de obra terceirizada. Isso acaba gerando menos custos do que contratar novos colaboradores.
3- Definir os KPIs
A definição das métricas é crucial para mensurar os resultados da sua estratégia de fulfillment. É importante que você meça os números de pedidos recebidos pela sua empresa e a quantidade de envios feitos em um determinado período.
Além disso, é bom observar o número de pedidos devolvidos por uma infelicidade na entrega, um erro de envio ou uma mercadoria com defeito. Só dessa forma você terá informações certas sobre o bom funcionamento do seu fulfillment.
Qual a importância do fulfillment?
Mais importante do que entender o que é fulfillment é saber quais são as vantagens de se contratar esse serviço. É necessário conhecer cada processo realizado e se certificar de que estará tomando a melhor decisão.
O preço não é o principal fator para fidelizar clientes, quando se tem uma logística integrada, você conquista a confiança e supera as expectativas referente a prazos.
Quando compramos através de e-commerce temos uma certa ansiedade para o dia da entrega, se você se destaca, a chance de fidelizar o cliente e até mesmo ser indicado é muito maior.
Fulfillment é fazer com que todos os serviços sejam realizados de forma eficiente. Desde a preparação do estoque, passando pelo processamento de pedidos, entrega e logística reversa, até a satisfação e fidelização fazem parte do fulfillment.
Otimização do fulfillment
Por ser uma atividade complexa e altamente relevante para o negócio, muitos lojistas apostam na terceirização de serviços.
Esse é um conceito altamente difundido em países como os Estados Unidos, no qual as próprias redes varejistas conduzem essa operação para terceiros.
No Brasil existem agentes privados que oferecem serviços semelhantes, como é o caso da Infracommerce.
Existem outros serviços semelhantes ou complementares a este, mas a escolha da solução ideal para seu negócio depende de uma análise criteriosa de custos e da capacidade de entrega da loja virtual.
Como aplicar o fulfillment para e-commerce?
Uma das maneiras mais eficientes de aplicar o fulfillment no seu negócio, é através de um sistema que une o gerenciamento da empresa com o processo de pós-venda e logística das entregas.
O sistema ERP da Infracommerce! É um ótimo parceiro para empreendedores de e-commerce te auxiliando em processos como:
- Emitir notas fiscais em cada venda;
- Organizar o controle de estoque;
- Fazer a separação e entrega dos produtos vendidos.
Ficou alguma dúvida? Entre em contato com a nossa equipe no site da Infracommerce!