Infracommerce

B3
svg2

Fulfillment center: conheça a nova estratégia logística

Fulfillment center: conheça a nova estratégia logística

À medida que as vendas online aumentam, também aumenta a satisfação do cliente com as transações, já que muitas empresas de comércio eletrônico colocam em prática o fulfillment center. Com ele, você garante eficiência em todas as etapas da compra, desde o pedido até a entrega no prazo.

Para que você entenda melhor o tema e as principais vantagens, preparamos este artigo com informações imperdíveis. Confira!

O que é Fulfillment Center?

Um fulfillment center faz parte da cadeia de suprimentos e serve como centro de todos os processos logísticos necessários para levar um produto do vendedor ao cliente. Ele lida com todo o processo de atendimento de pedidos, desde a coleta e processamento de pedidos até a embalagem e o envio.

A opção pelo fulfillment center tem a ver com a redução de níveis de estoque e a “especialização” do site no atendimento de pedidos diretos ao consumidor, ou seja, tem como objetivo central a busca pela satisfação do cliente, a sua fidelização, uma vez que o mercado consumidor atual não busca apenas o menor preço, mas o melhor serviço de entrega.

Ao contar com uma operação totalmente voltada para atender clientes que fazem seus pedidos on-line ou através de televendas, uma empresa pode elevar o seu padrão de atendimento, assim como reduzir os seus custos.

Como funciona o fulfillment center na prática?

As operações do fulfillment center consistem no trabalho que ajuda a levar pedidos on-line à sua porta — também conhecido como processo de atendimento de pedidos.

O inventário de uma empresa de comércio eletrônico é armazenado estrategicamente no fulfillment center de um 3PL em preparação para atender aos pedidos dos clientes. Depois que um comprador conclui uma compra em uma loja de comércio eletrônico, o estoque é separado e as caixas são embaladas e rotuladas para envio.

O fulfillment center podem processar tanto pedidos business-to-business (B2B) — normalmente um grande volume de produtos que é enviado a um grande varejista — quanto pedidos business-to-consumer (B2C), que são enviados diretamente para um casa do consumidor individual.

Quando um vendedor terceiriza o atendimento de comércio eletrônico , o 3PL está concluindo o processo de atendimento em nome do proprietário da loja. Isso inclui tudo, desde gerenciamento de estoque até negociação de tarifas com transportadoras.

A terceirização de processos de atendimento de pedidos  para um 3PL pode facilitar o gerenciamento de estoque, melhorar o atendimento ao cliente e economizar muito tempo do vendedor para se concentrar em tarefas mais estratégicas.

Vantagens do Fulfillment Center

Além dos benefícios já citados, o fulfillment center é de grande ajuda na gestão de pedidos e acompanhamento das entregas.

No caso de operações terceirizadas, esse formato, além de ajudar na gestão de estoque, pode ajudar empresas que não possuem o espaço físico ideal para distribuir todos os seus produtos, liberando os gestores da empresa para dedicar tempo a outras áreas do seu negócio.

Com os fulfillment center, o overselling ou o stockout são evitados, uma vez que essas operações contam com um eficiente controle de estoque, garantindo que todos os pedidos sejam atendidos com excelência, o que evita insatisfações por parte de clientes que não conseguiram concluir a sua compra por falta de produto disponível para a entrega.

Essa modalidade de operação logística geralmente possui interfaces para receber os pedidos e trocar informações diretamente com o consumidor. Através da integração entre o software de gestão de armazéns (WMS), o ERP e sistemas para sites de e-commerce, garante-se que o produto que o cliente pediu chegará até a sua casa no menor tempo possível.

E, em caso de logística reversa, esse processo acaba sendo facilitado também. Vale destacar que os fulfillment center lidam frequentemente com picking de fracionados, daí os benefícios tanto para a produtividade quanto para os casos de trocas/devoluções.

É por esses motivos que os fulfillment centers trazem a concepção de uma logística em sua totalidade, pois eles participam de todas as etapas envolvidas desde o momento em que o pedido é realizado até a sua conclusão, incluindo os feedbacks que podem ser enviados pelos clientes através do site de compras, os quais podem servir para o aprimoramento da operação logística.

E aí, vai implementar o fulfillment center no seu negócio? A Infracommerce tem as melhores soluções logísticas para te ajudar nesse processo.

O nosso ecossistema digital é baseado nas seguintes soluções:

Entre em contato para conhecer nossas soluções!

Generic selectors
Palavras exatas
Pesquise por título
Pesquise por conteúdo
Post Type Selectors

Digitalize seu Go-to-Market

Faça parte do maior ecossistema de Full Commerce da América Latina!

Como funciona a logística de armazenagem?

Como funciona a logística de armazenagem? Entenda de uma vez por todas como funciona a logística…

Infralog: O diferencial de ter postos dos Correios dentro dos CD’s

O imediatismo do consumidor moderno, que busca lojas online com envios cada vez mais rápidos,…

Gestão de Operação no e-commerce

Este artigo irá apresentar a importância da gestão de operação eficiente no e-commerce. Nos acompanhe nesta leitura e…

Fale agora com
nossos
especialistas

Ao preencher o formulário e clicar no checkbox, você expressamente declara que está ciente de que a nossa empresa poderá realizar contato com você via e-mail, telefone, WhatsApp ou qualquer outro meio e enviar comunicações para o fim exclusivo de apresentar conteúdos, produtos e serviços relacionados à Infracommerce.