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Dark Store: O que faz este modelo ganhar força no mercado?

Dark Store é um espaço de varejo configurado para focar exclusivamente (ou quase exclusivamente) em compras online. Pode ser um hub ‘clique e colete’ ou um centro de atendimento de entrega otimizado para gerenciar pedidos de um e-commerce. 

Neste artigo, descreveremos como a Dark Store (loja escura) surgiu, qual a sua importância e como ela é capaz de criar uma experiência omnichannel.

 

Dark Store: como ganhou força no mercado? 

O conceito de Dark Store não é novo – o modelo existe desde pelo menos 2014. Mas o formato ganhou popularidade quando os clientes se tornaram mais familiarizados e à vontade com as compras online. 

Durante a pandemia da COVID-19, muitos varejistas recorreram às lojas escuras, quando as restrições de bloqueio tornaram mais difíceis as refeições ou compras pessoais. 

Agora que as Dark Stores se estabeleceram no ecossistema voltado para o cliente, a sua fama não diminuiu à medida que o mundo começou a se abrir novamente. A realidade indica que elas são uma tendência que permanecerá no mercado. A principal razão para isso é que o modelo fornece flexibilidade para experimentar ideias de negócios

Como as lojas escuras são definidas como mini centros de distribuição, um dos benefícios é que o valor do aluguel e os custos de instalação são mais baixos. Afinal, elas não precisam ser projetadas para agradar os clientes e podem ser puramente funcionais. 

 

Por que uma Dark Store é um modelo de excelência omnichannel? 

Com bloqueios e restrições de distanciamento introduzidos em todo o mundo, os varejistas passaram a trazer mais da experiência de compra física para a loja online. 

No entanto, a experiência do cliente, focando no mercado online, ainda tem a sua importância. Isso pode ser feito por meio da oferta de compras virtuais com a assistência da loja ou de agentes de vendas.

Os benefícios de combinar o toque pessoal da assistência de compras, com a conveniência online oferecida pelo comércio eletrônico, são o aumento da satisfação e retenção do cliente. 

Como as lojas puramente ‘dark’ estão focadas em otimizar sua oferta digital, a introdução dessa combinação dá aos varejistas físicos a oportunidade de competir, aumentando sua marca com conveniência no nível da loja escura, sem comprometer o serviço.

 

Como funciona o atendimento de pedidos da dark store?

Usar a Dark Store para o atendimento de pedidos é uma opção lucrativa para muitos tipos diferentes de varejistas. As três opções de entrega mais comuns para lojas escuras são: retirada na calçada; retirada na loja e entrega em domicílio. Veja, a seguir, os detalhes de cada uma.

Coleta na calçada

A coleta na calçada geralmente consiste em uma vaga de estacionamento dedicada, onde um funcionário leva o pedido para que o cliente não precise sair do carro. 

De uma perspectiva pandêmica, isso forneceu o mais alto nível de segurança para os clientes. Mas também, é uma maneira muito conveniente de fazer compras, o que muitos consumidores passaram a apreciar.

Retirada na loja

Outra opção tradicional de Dark Store é ter uma área de coleta dedicada dentro da loja, geralmente perto da entrada principal. 

Isso significa que os clientes não precisam andar pela loja para retirar seus produtos. Esta opção facilita o dia a dia dos consumidores e não gera despesas com a entrega.

Entrega em domicílio

A demanda por entrega em domicílio aumentou drasticamente durante a pandemia e funciona muito bem para lojas escuras. Entrega em domicílio significa entrega sem contato, rápida e conveniente, sendo perfeita para mantimentos e outros itens essenciais.

 

6 benefícios do conceito Dark Store

Converter lojas físicas em Dark Stores é uma forma de reduzir custos, otimizar a cadeia de suprimentos e alavancar as compras online. 

Muitos grupos de varejo se beneficiaram com o conceito e, às vezes, os varejistas se uniram ao comércio eletrônico para atender à demanda do cliente. Isso mesmo antes da pandemia, quando os setores de mantimentos e vestuário já eram grandes em lojas escuras. 

Após a Covid-19, outros setores seguiram o exemplo. Houve um crescimento maciço na demanda por compras online, com coletas na calçada e entregas instantâneas. 

Dada esta evolução, parece provável que as novas Dark Stores não vieram apenas para ficar, mas continuarão a evoluir como conceito.

Confira, a seguir, alguns de seus benefícios: 

1. Compras rápidas e sem contato

A necessidade de distanciamento social e medidas de segurança criou a necessidade de compras sem contato. As lojas escuras permitem que os consumidores comprem em uma loja física, sem ao menos entrar nela.

Eles podem fazer seu pedido online e retirá-lo ou enviá-lo. Desta forma, as Dark Shops combinam a segurança das compras online com a gratificação (quase) instantânea, semelhante às compras na loja física.

2. Melhor distribuição e entrega mais rápida

Converter lojas físicas em lojas escuras é uma maneira inteligente de agilizar o atendimento de pedidos com mais eficiência, incluindo várias opções de distribuição e aproximando fisicamente os produtos de uma parte específica do mercado.

3. Público maior e alcance mais amplo

Transformar uma loja física em uma Dark Store oferece a você um público potencial muito maior, pois seus produtos ficam acessíveis de forma online, 24 horas por dia e 7 dias por semana.

4. Gerenciamento de SKU aprimorado

Os supermercados, por exemplo, se beneficiaram especialmente deste conceito, e sua popularidade resultou no termo “supermercado escuro”. 

Uma das razões é que as lojas escuras podem melhorar o gerenciamento de SKU (unidade de manutenção de estoque), concentrando-se no armazenamento e nos recursos de ‘clique e coleta’. 

Neste mercado em específico, há quase tantos SKUs quanto clientes. Então, essa é uma grande vitória para esses varejistas.

5. Gama mais extensa de produtos

Como os clientes não podem entrar em lojas escuras, seu layout pode ser otimizado e planejado para mais armazenamento e melhores recursos de separação. 

Maior capacidade de armazenamento significa maior variedade de produtos. E separação mais rápida significa que os clientes são atendidos com mais agilidade.

6. Melhor controle e gerenciamento de estoque

Em alguns casos, este formato pode suportar o atendimento de varejo de várias lojas na mesma região geográfica. Como esses armazéns são zonas livres de clientes, eles podem controlar melhor o estoque e gerenciar volumes maiores de pedidos.

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