Infracommerce

Infracommerce
B3

Aprenda a usar tecnicas de marketing para vender mais

Aprenda a usar tecnicas de marketing para vender maisTécnicas de marketing são essenciais para qualquer negócio. Elas dizem ao mundo quem você é e ajuda a definir seu propósito.

As técnicas de marketing, quando objetivas e bem direcionadas, ajudará você a se concentrar em ações que alcancem os clientes certos e atinjam suas metas de negócios – economizando tempo e dinheiro.

Uma estratégia de marketing eficaz o ajudará a definir a direção geral e os objetivos do seu marketing. Sua estratégia, a partir de técnicas de marketing, irá articular como você entregará seus produtos ou serviços de maneira a satisfazer seus clientes.

O primeiro passo é definir seu cliente ou mercado-alvo. Em seguida, você precisa encontrar maneiras de realizar sua estratégia e alcançar seu espaço. Neste post, confira quais são as principais técnicas de marketing para vender mais.

Técnicas de marketing para aumentar as vendas digitais

As principais técnicas de marketing a seguir são frequentemente chamadas de 7 Ps do marketing:

  • produto (ou serviço);
  • preço;
  • lugar (ou posição no mercado);
  • promoção;
  • pessoas;
  • processo;
  • ambiente físico.

Você pode usar qualquer número deles para alcançar sua estratégia de marketing. A combinação que você escolhe compõe o seu ‘mix de marketing’.

1. Produto ou serviço

Essa tática é sobre seu produto ou serviço e como você pode usá-lo a seu favor. Pense sobre:

  • a marca, embalagem e produto ou desenvolvimento em curso;
  • os recursos e benefícios que você oferece;
  • seus pontos de venda exclusivos – o que torna seu produto ou serviço diferente dos outros?;
  • quais produtos ou serviços de spin-off em potencial podem ser.

2. Preço do seu produto ou serviço

O preço é uma parte crítica do seu mix de marketing.

Escolher o preço certo para seus produtos ou serviços ajudará a maximizar os lucros e construir relacionamentos fortes com seus clientes. Ao precificar de forma eficaz, você também evitará as sérias consequências financeiras que podem ocorrer se você precificar incorretamente:

  • muito baixo – lucro insuficiente;
  • muito alto – vendas insuficientes.

3. Lugar ou posição no mercado

‘Lugar’ são os canais e locais onde você distribui seu produto, informações relacionadas e serviços de suporte – basicamente, onde um produto pode ser adquirido. Seus canais de distribuição podem incluir:

  • um local físico, como uma loja de varejo;
  • uma loja online como um site ou marketplace;
  • mídia social;

O local certo pode ser um fator decisivo para um cliente comprar de você. A pesquisa de mercado pode ajudá-lo a descobrir de onde seu cliente ideal está comprando.

4. Promoção do seu produto ou serviço

Promoção é como você promove e comercializa seu negócio. Independentemente de quão bom seja o seu negócio, se você não o promover e disser às pessoas que você existe, é improvável que você faça muitas vendas.

Promoção é atrair as pessoas certas para usar e reutilizar seu negócio.

Existem várias técnicas de promoção que você pode combinar e usar de diferentes maneiras para criar a estratégia mais econômica para suas necessidades. Por exemplo:

  • conectados;
  • marca;
  • relações públicas;
  • publicidade.

5. Pessoas em seu negócio é também técnica de marketing!

As pessoas que você emprega em seu negócio podem influenciar o marketing de seus produtos e serviços. Por exemplo, uma equipe experiente e amigável pode ajudar a criar clientes satisfeitos e pode fornecer a experiência de venda única que uma organização procura.

Se uma equipe excelente oferece uma vantagem competitiva, o recrutamento e o treinamento de qualidade serão essenciais para você alcançar seus objetivos de marketing. Certifique-se de ter processos implementados e sistemas de treinamento para tirar o máximo proveito de sua equipe.

6. Processo (a experiência de compra)

Processo é a experiência de compra que o cliente obtém quando compra seu produto ou serviço. Isso pode incluir coisas como:

  • a maneira como alguém apresenta e serve uma boa garrafa de vinho em um restaurante;
  • como uma empresa reage a uma reclamação;
  • a velocidade de entrega em um estabelecimento de fast food.

Um processo ruim pode minar os outros elementos do mix de marketing. Por exemplo, as companhias aéreas de baixo custo podem oferecer preços competitivos, mas os clientes podem sentir que foram aproveitados se o preço final for inflacionado por cobranças e taxas extras.

Tente documentar seus principais processos e procedimentos para que sua equipe e fornecedores saibam o que almejar. Você pode registrar esses detalhes em documentos acessíveis a todos os funcionários, como: procedimentos contábeis e financeiros; e políticas e procedimentos de tecnologia da informação.

7. Ambiente físico

O ambiente físico onde seus produtos ou serviços são vendidos e entregues pode ter um impacto significativo na forma como seus clientes vivenciam seus negócios. O ambiente físico pode ser o:

  • qualidade do mobiliário em seus consultórios;
  • design da sua área de recepção;
  • aparência e função do seu site.

Criar um ambiente físico positivo não precisa ser caro – um vaso cheio de flores frescas ou uma vitrine criativa podem fazer uma grande diferença. Confira, a seguir, as técnicas de marketing bônus para aplicar em seu e-commerce e vender mais:

Bônus de Técnicas de Marketing

Promova uma oferta por tempo limitado 

Os consumidores respondem bem à urgência. Eles têm  medo de perder  e normalmente não se opõem a compras por impulso.

Pense em ofertas por tempo limitado no contexto das estações de ponto de venda em lojas de varejo. Você está esperando para fazer o check-out com uma cesta cheia de guloseimas, então você percebe um produto pequeno e barato em uma prateleira próxima. Você pega, adiciona ao seu carrinho e aumenta sua despesa total.

Ofertas por tempo limitado também funcionam bem na televisão. Um cronômetro de contagem regressiva permite que as pessoas saibam que devem agir antes que os produtos acabem ou a venda termine. Faça o mesmo com seus produtos. Uma promoção ou venda por tempo limitado pode incentivar compras por impulso.

Envolva-se em Escuta Social

A escuta social é uma prática que envolve prestar atenção às conversas sociais online – principalmente através das mídias sociais. Por exemplo, se alguém mencionar seu nome ou marca no Facebook, você quer saber sobre isso.

Configurar os alertas do Google é um ótimo primeiro passo para a escuta social. Sempre que o nome da sua empresa for mencionado online, por exemplo, você receberá um e-mail com um link para a página.

Você também pode seguir hashtags de marca, bem como hashtags relacionadas ao setor. Ferramentas como Mention e Buzzsumo podem automatizar o processo e torná-lo mais rápido, mas você também pode fazê-lo manualmente se estiver com orçamento limitado.

Qual é o ponto de escuta social? Você pode entrar em conversas sobre sua marca ou setor e direcionar os consumidores para suas páginas de destino.

Gostou deste conteúdo? Continue acompanhando o blog para receber mais artigos como este.

Se você procura por mais soluções para seu negócio, a Infracommerce planeja a operação de sua empresa de forma integrada, focada em resultados, satisfação do seu cliente e omnicanalidade. O nosso ecossistema digital é baseado nas seguintes soluções: Infra.shop, Infra.data, Infra.pay, Infra.log e Infra.digital. Entre em contato para conhecer nossas soluções!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Generic selectors
Palavras exatas
Pesquise por título
Pesquise por conteúdo
Post Type Selectors

Digitalize seu Go-to-Market

Faça parte do maior ecossistema de Full Commerce da América Latina!

Conhece a jornada do cliente no seu negócio?

Para criar uma jornada do cliente eficaz, você deve se ver da perspectiva do cliente e seguir…

Dicas de como fazer dropshipping sem complicações

Para iniciar uma loja de dropshipping, você precisa de um investimento inicial para cobrir  taxas de…

Veja as vantagens do Pix para e-commerce

Pix para e-commerce é um esquema especialmente brasileiro de pagamento em tempo real, inclusive, é considerado…

Precisa de uma solução para sua empresa ou indústria?

Nós ajudamos algumas das empresas que mais crescem do mundo a encontrar novas oportunidades de negócios D2C e B2B.

Com soluções abrangentes em Full Service e Fulfillment, quer saber o que podemos fazer pelo seu negócio?

Fale com um especialista!

Conte-nos sobre seu negócio

Ao preencher o formulário e clicar no checkbox, você expressamente declara que está ciente de que a nossa empresa poderá realizar contato com você via e-mail, telefone, WhatsApp ou qualquer outro meio e enviar comunicações para o fim exclusivo de apresentar conteúdos, produtos e serviços relacionados à Infracommerce.

Fale com um especialista!