Você precisa estar preparado para lidar com certos obstáculos da sua loja online e um dos principais é o abandono de carrinho! Leia o conteúdo completo e saiba como superá-los!
Para fazer com que os clientes convertam em sua loja online, você precisa de um design de site atraente e intuitivo, e precisa comercializar de forma eficaz. Embora sejam estratégias para aproximar os clientes da compra, em média, 70% dos clientes sairão depois de adicionar um item ao carrinho. Esse abandono de carrinho leva a menos vendas para sua loja online.
Para aproveitar ao máximo seu tempo e esforço, você deseja garantir que os clientes convertam com uma experiência de checkout rápida. Uma ótima maneira de fazer isso é analisar as áreas em que os clientes estão abandonando os carrinhos, para reduzir a quantidade de clientes que saem e aumentar as conversões ao mesmo tempo.
O que é o abandono de carrinho e quais são os principais motivos?
O abandono de carrinho é quando os clientes saem do seu site depois de adicionar um item ao carrinho de compras. Para calcular a taxa de abandono de carrinho, divida o número total de compras concluídas pelo número de carrinhos criados e subtraia de 1. Por exemplo, se você tiver 300 carrinhos criados e 100 compras concluídas, sua taxa de abandono de carrinho será: 0,66. Taxa de Abandono: 0,66 x 100. Ou seja 66%
O objetivo ao calcular isso é descobrir como reduzir sua taxa de abandono de carrinho e melhorar a receita.
O abandono do carrinho de compras difere do abandono do checkout quando o cliente sai do processo. Aprenda a identificar onde ocorrem as desistências (“Estou lidando com abandono de carrinho, abandono de checkout ou ambos?”) e desenvolva estratégias para reduzir os dois problemas.
Confira agora as 10 principais razões para o abandono de carrinho:
Para melhorar sua experiência de checkout, você precisa entender por que os clientes estão saindo depois de adicionar itens ao carrinho. Estas são as 10 principais razões para abandonar o carrinho de compras:
1. Altos custos adicionais (impostos, frete e outras taxas)
Custos inesperados adicionados quando um cliente adiciona um item ao carrinho faz o cliente repensar sua compra. Alguns clientes até adicionam itens ao carrinho apenas para visualizar um total final. Depois de ver as taxas adicionadas, é menos provável que continuem.
Solução: forneça aos clientes todos os custos antecipadamente , incluindo quaisquer custos de envio, quais impostos se aplicam e quaisquer outras taxas que eles devem esperar. Esses detalhes podem ser mostrados na página de detalhes do produto solicitando ao cliente seu CEP. Se os clientes ficam menos surpresos depois de adicionar um item, é mais provável que sigam até a compra.
2. Criação forçada de conta
Forçar os usuários a criar uma conta ou se registrar para adicionar itens a um carrinho de compras virtual é sempre uma má ideia. Ele quebra o ciclo de compra adicionando uma etapa e afasta alguns clientes.
Solução: oferecer checkout de convidado ; nunca force a criação da conta. Se você deseja coletar e-mails e outras informações de contato para fins de remarketing, tente coletar essas informações após a conclusão da compra, na etapa da página de confirmação (pergunte ao cliente se ele deseja “Receber atualizações por e-mail sobre minha compra e outras ofertas especiais? ” ou algo semelhante).
3. Check-out complicado e demorado
Um processo de checkout longo e complexo é uma das principais razões pelas quais os clientes abandonam o pagamento. Cada etapa e campo de formulário adicionados retarda o usuário a concluir o pagamento e torna-o mais difícil. Como os clientes procuram um processo simples e conveniente, quaisquer etapas adicionais prejudicam a experiência do usuário.
Solução: Reduza as etapas, minimize a entrada de dados e otimize o checkout para torná-lo mais simples e direto. Configure um recurso de salvamento automático para quando os usuários abandonem o carrinho de compras com itens e preencher formulários automaticamente quando possível.
4. Incapacidade de calcular os custos totais antecipadamente
O preço é um fator importante para os compradores online. Quando os clientes estão comprando, eles não recebem detalhes completos de preços, incluindo impostos e custos de envio. Muitos clientes adicionam itens aos carrinhos de compras para determinar qual será o custo total do pedido.
Solução: forneça aos clientes detalhes completos de preços antes que os itens sejam adicionados ao carrinho de compras . É mais provável que os clientes prossigam se avançarem para esta etapa sabendo o preço total de antemão.
5. Preocupações de segurança no e-commerce
Os clientes esperam que os detalhes do cartão de crédito e outras informações financeiras e pessoais sejam armazenadas com segurança e que os pagamentos sejam processados com segurança.
Solução: siga as diretrizes de conformidade com PCI para armazenar os detalhes do cartão de crédito corretamente e validar as transações. Use um sistema de gerenciamento de fraudes de alta qualidade que detecte e evite fraudes em sua loja de comércio eletrônico. Exiba selos de confiança e sinais durante todo o processo para que os clientes saibam que suas informações estão seguras.
6. Entrega lenta e opções de envio limitadas
A entrega é um componente principal da experiência de comércio eletrônico. Os clientes esperam ter opções de envio que atendam às suas necessidades e entrega no prazo.
Solução: ofereça aos clientes uma variedade de opções de envio e a capacidade de personalizar os detalhes de envio. Permita que os clientes personalizem os prazos de entrega e escolham entre os fornecedores de entrega para obter a experiência de sua preferência.
7. Principais problemas de desempenho do site
Como esperado, sérios problemas de desempenho, como travamentos e erros, levarão os clientes a buscar uma melhor experiência do usuário. Problemas menores de desempenho são menos propensos a assustar os clientes, mas ainda afetarão sua experiência e devem ser evitados.
Solução: teste e analise o desempenho do seu carrinho de compras e checkout, medindo os tempos de carregamento, o tempo de inatividade e a capacidade de resposta. Identifique erros, pontos fracos e melhore o desempenho do seu carrinho de compras para os clientes conforme necessário.
8. Política de devolução inadequada
Os clientes geralmente obtêm informações sobre a política de devolução e a garantia dos itens depois de adicionar itens ao carrinho. Uma política de devolução insuficiente fará com que os clientes saiam e procurem um lugar melhor para comprar o produto. Embora eles possam retornar, eles podem encontrar uma política de devolução melhor em outro lugar.
Solução: ofereça aos clientes uma boa política de devolução e um sistema simples de atendimento ao cliente para ajudar a facilitar isso. Vincule claramente a política de devolução no início do processo para que os clientes se sintam à vontade para fazer a compra.
9. Falta de métodos de pagamento
Os clientes que compram on-line desejam a conveniência de usar seu método de pagamento preferido. Quanto menos opções disponíveis para seus clientes, maior a probabilidade de eles abandonarem. Se os clientes adicionarem itens ao carrinho apenas para saber que não podem comprar usando a opção de pagamento desejada, eles poderão sair.
Solução: dê aos clientes o máximo de opções de pagamento que puder. Como adicionar opções custa dinheiro, priorize os principais métodos de pagamento primeiro , expandindo à medida que avança. Ofereça PIX para e-commerce, MasterCard, Visa e PayPal, expandindo para opções de pagamento mais especializadas quando viável.
10. Melhor preço de outros sites de comércio eletrônico
Os clientes têm opções ao comprar online. Para obter as melhores ofertas, os clientes navegaram e compararam os preços. Se eles encontrarem um negócio melhor em outro lugar, eles irão abandonar o carrinho de compras e farão o melhor negócio com seu concorrente.
Solução: ofereça preços competitivos aos clientes para que eles optem por comprar de você. Oferecer um melhor serviço, frete e muito mais também pode ajudá-lo a se destacar. Esteja ciente de como sua concorrência precifica seus serviços e use um preço que desafie seus concorrentes.
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