Com mais de 300 milhões de pedidos e vendas recordes, 2020 pode ser considerado o ano do comércio eletrônico do Brasil. As compras online, que se tornaram uma tendência, aceleraram devido à pandemia causada pelo novo coronavírus, que fez com que os consumidores ficassem longe das lojas físicas. Quem não vendeu online deve se adaptar, enquanto quem já vendeu online aumentou seu investimento em canais.
Os dados de e-commerce do Brasil não são apenas um crescimento isolado, mas esse crescimento vai continuar. As vendas no primeiro trimestre de 2021 aumentaram 57,5% em comparação com o mesmo período de 2020. E os gastos do consumidor também estão aumentando: em relação ao primeiro trimestre do ano passado, o preço médio do tíquete aumentou 9,4%.
Para entender melhor esse crescimento das compras online no país, neste artigo, coletamos dados importantes sobre o e-commerce brasileiro em 2020 e 2021.
Seguindo a tendência de aumento observada em 2020, as compras online em todo o país aumentaram no primeiro trimestre de 2021. Segundo a NeoTrust, a força maior veio das ações promocionais no início do ano, da semana do consumidor em março e das novas restrições impostas pela segunda onda de pandemias.
Só nos primeiros três meses deste ano, foram 78,5 milhões de compras online, um aumento de 57,4% em relação ao primeiro trimestre de 2020. Entre janeiro e março, foram gerados mais de 35,2 bilhões de reais, um aumento de 72,2% em relação ao primeiro trimestre de 2020.
Selecionamos alguns dados de e-commerce do Brasil em 2020 e 2021, que ilustram bem o crescimento desse segmento no país durante a pandemia. Confira:
Segundo estudos realizados, os brasileiros fizeram 301 milhões de vendas online Brasil em 2020, um aumento de 68,5% em relação a 2019. Com isso, a receita também aumentou significativamente: a receita gerada foi de R $126,3 bilhões, o que representa um aumento de 68,1% na comparação. Em 2019.
A mesma pesquisa mostra que as compras online do Sudeste ainda estão em uma posição de liderança, com o total de pedidos respondendo por 64,8% do total de pedidos em 2020. No entanto, a região Nordeste é a que mais cresce, respondendo por 14% das vendas anuais, um aumento de 2 pontos percentuais em relação a 2019.
Em seguida, vieram o Sul, que respondeu por 13,6% das compras, o Centro-Oeste (5,6%) e o Norte (2%).
Apesar do aumento nas compras, os produtos com ticket médio mais baixo ainda são os mais procurados pelos brasileiros, respondendo por mais da metade das vendas.
Segundo dados da NeoTrust, as categorias vencedoras são moda e acessórios (19,9% dos pedidos em 2020), beleza, fragrância e saúde (14,4%) e entretenimento (12,8%).
Ao observar o perfil dos compradores, percebe-se que as mulheres que mais compram online são responsáveis por 57,3% dos pedidos. Por outro lado, é de 42,7% para os homens.
Dividida por faixa etária, a idade média dos consumidores é de 37 anos. De acordo com o relatório da NeoTrust, os principais grupos de consumidores por faixa etária são de 36 a 50 anos, responsáveis por 33,6% do total de pedidos, e de 26 a 35 anos, responsáveis por 33,2%.
O caso extremo está na última posição: brasileiros menores de 25 anos representaram 18,9% dos pedidos, enquanto pessoas maiores de 51 anos representaram 14,3% do total.
Devido ao desenvolvimento da tecnologia e ao ambiente de pagamento em rápida mudança, tornou-se mais fácil para os consumidores fazerem compras online. A forma como compramos e pagamos por produtos e serviços está em constante mudança. Com essa nova tecnologia de negócios que oferece suporte aos hábitos de compra e ao comportamento de pagamento dos consumidores, o comércio eletrônico se desenvolverá em um ritmo extremamente rápido no futuro.
As compras online agora dominam o cenário de negócios, não apenas a geração mais jovem. A pandemia forçou a geração mais velha de consumidores (frequentemente chamados de baby boomers) a abraçar o comércio eletrônico, e suas expectativas de segurança, velocidade, simplicidade, transparência e valor são tão altas quanto os consumidores mais jovens.
A pesquisa da empresa de medição e análise de dados E-bit | Nielsen mostra que as vendas online podem continuar a crescer em 2021. O levantamento prevê que o e-commerce cresça 26% e o faturamento chegue a 110 bilhões de reais.
A maior fatia do mercado de comércio eletrônico brasileiro é constituída por equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (43,2%). Esta categoria sempre foi a maior categoria no mercado de vendas online, mas tem crescido desde março de 2020.
Além das categorias de escritório e informática, desde o início da epidemia, a participação das vendas de móveis e eletrodomésticos também cresceu, ocupando a segunda posição (27,6%), as compras em supermercados (3,4%) e os livros e revistas (2,5%).
A participação relativa de roupas e outros itens de uso pessoal diminuiu, enquanto os produtos farmacêuticos aumentaram durante os primeiros meses de quarentena, mas voltaram aos níveis pré-pandêmicos.
Vemos o quanto é importante estarmos atentos aos números de vendas online, isso porque todos esses dados impactam diretamente os negócios.
As vendas online estão aumentando cada vez mais, isso também significa que mais e-commerces tem se desenvolvido nos últimos meses. Sendo assim, é preciso focar para se destacar no mercado digital.
Para que isso aconteça, o ideal é investir em ferramentas e plataformas que possam otimizar o processo. A Infracommerce possui um conjunto de ferramentas, cada uma voltada para sua necessidade.
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