Infracommerce

B3
svg2

Vantagens dos serviços de armazenagem logística terceirizada

A armazenagem logística é um dos pontos estratégicos mais importantes para as empresas. Neste artigo, contamos todas as vantagens desse serviço. 

Armazenar é um dos maiores custos logísticos de uma empresa. Pensando assim, a maioria das companhias têm procurado serviços de armazenagem logística terceirizada. 

O transporte bem-sucedido das mercadorias é um fator essencial para o bom funcionamento do processo produtivo e comercial de uma empresa. Com isso, ele desempenha um papel importante na entrega e valor ao consumidor. 

Contando com uma empresa que realiza serviços logísticos, o contratante terá resultados de forma mais profissional e otimizada. Capazes de desenvolver soluções inovadoras, as terceirizadas estão sempre atualizadas às práticas mais modernas do mercado e, assim, garantem ganhos em produtividade.

Por que continuar gastando muito, sem acesso a tecnologias inovadoras, se preocupando com a gestão de pessoas e perdendo a chance de realizar boas parcerias, garantir a segurança e ainda assegurar a qualidade das suas entregas? Tudo isso acontece quando você escolhe não terceirizar.

 

Motivos para terceirizar a armazenagem logística

Foco total no negócio

O seu negócio precisa de você e o seu tempo é escasso para a quantidade de assuntos que ninguém mais pode assumir em seu lugar. A armazenagem logística definitivamente não é um desses assuntos. Quando você terceiriza, essa tarefa fica sob responsabilidade de uma empresa especializada, que vai cuidar de cada detalhe.

Melhores estruturas para a armazenagem

A terceirização do estoque auxilia empresas que não podem ou preferem não expandir suas próprias áreas e estruturas. Então, antes quem podia apenas investir em um armazenamento por tempo incerto, agora possui a comodidade dessa operação.

O objetivo da armazenagem logística terceirizada é prover proteção tanto da matéria-prima, quanto das estruturas de estoque. Portanto, o Armazém Geral conta com as melhores e mais avançadas condições de armazenagem.

Esse tipo de operação possui equipamentos e espaços que a preparam da melhor forma possível para o armazenamento. Assim, sua empresa não precisa gastar com a compra de outros materiais.

Desse modo, a terceirização da armazenagem logística garante que seus clientes se concentrem em suas funções principais. Sendo assim, esse tipo de estoque garante a produção e, até mesmo, o incentivo do mercado.

Menos custos

Quando a armazenagem é terceirizada, sua empresa envolve menos recursos para solucionar essa questão. Afinal, ela deixa de gastar com manutenção, renovação de equipamentos e folhas de pagamento, por exemplo.

Use somente o que precisar

Estoques costumam variar bastante: ora falta espaço, ora ele está sobrando e as duas situações geram prejuízos. Terceirizando a armazenagem, você paga apenas pelo que usar, evitando ociosidade ou custos emergenciais por falta de planejamento.

Armazenagem com segurança

A localização do armazém em capitais também diminui os riscos de segurança. Visto que reduz o tempo de exposição da carga, a chance da mercadoria sofrer perdas é muito menor.

A terceirização da armazenagem logística conta também com um sistema de segurança específico, como o Warehouse Management Systems (WMS), ou os Sistemas de Gerenciamento de Armazéns. Estes são softwares que cuidam da gestão de áreas de armazenagem.

Portanto, há um alto controle na entrada e saída de materiais, além do endereçamento e realização dos métodos de controle de estoques. Isso possibilita o monitoramento online do estoque, mantendo a segurança e a proteção dos produtos. Além disso, fazer os pedidos de expedição pela internet, aumenta a velocidade de atendimento dos clientes finais.

Gestão de Pessoas

Quem terceiriza, tem uma equipe de especialistas à disposição, sem precisar se preocupar com a gestão dessas pessoas, o que fica a cargo da empresa escolhida. Além disso, empresas de armazenagem logística estão constantemente investindo no aprimoramento das equipes, com cursos e treinamentos, sempre evoluindo a qualidade do serviço oferecido.

Parcerias Inteligentes

É comum que empresas terceirizadas compartilhem seus espaços entre vários negócios, o que permite que você realize parcerias com empresas do mesmo segmento ou afins. No final, é melhor para todo mundo!

Satisfação dos Clientes

Quando os seus produtos são bem armazenados, os recebimentos e carregamentos de mercadoria são realizados de forma mais ágil, isso se reflete nas entregas realizadas aos clientes. O nível do serviço prestado sobe e isso se transforma em vantagem competitiva.

Vantagens de localização

A fim de proporcionar o melhor da logística, a localização das empresas que oferecem armazenagem logística por meio da terceirização geralmente está nas grandes capitais. Isso porque as grandes metrópoles normalmente oferecem as melhores condições.

Logo, esse tipo de estoque possibilita que os produtos fiquem dentro das áreas de demanda, independentemente do local de produção. A localização da armazenagem é fundamental dada a distância entre cidades. Mas também, e principalmente, dado aos modais e às condições de utilização destes.

Devido à insegurança dos nossos portos e rodovias, esse serviço é essencial até mesmo para grandes empresas. Com isso, é possível garantir um estoque regulador em determinados centros, assegurando aos seus clientes uma pronta entrega de seus pedidos.

Uma vez que o deslocamento é reduzido, prazos e custos também passam por um abatimento. Assim, é preciso considerar a opção de possuir um estoque mais próximo ao cliente.

Consequentemente, ao optar pelo armazém mais próximo do cliente, você também evita a falta de produto. Essa carência pode ocorrer por oscilações na logística, caso o armazém fique muito longe do cliente.

Dessa forma, você mantém um nível de serviço mais alto. Portanto, a terceirização é uma ótima saída para empresas com dificuldades logísticas.

Vantagens tributárias

No âmbito tributário, a terceirização está numa posição de neutralidade. Isso pois o Armazém Geral é apenas um depósito de mercadorias. Desse modo, há o benefício da isenção do pagamento de certos impostos.

Por exemplo, na área estadual, o Governo suspende o pagamento do ICMS em operações entre empresas de uma mesma UF. Ou seja, se a empresa contratante e o Armazém Geral forem do mesmo estado, não será necessário pagar o imposto.

Na área federal, a Legislação suspende o IPI. Sendo aplicável tanto nas operações internas como nas interestaduais. Essas isenções refletem em uma significativa redução de despesas durante a armazenagem.Agora que você sabe como funciona a armazenagem logística, que tal aplicar no seu negócio? Conte com a Infracommerce para ter o melhor das soluções logísticas!

Generic selectors
Palavras exatas
Pesquise por título
Pesquise por conteúdo
Post Type Selectors

Digitalize seu Go-to-Market

Faça parte do maior ecossistema de Full Commerce da América Latina!

Inbound Marketing no E-commerce

Conheça o inbound marketing e o impacto que esse conceito tem no e-commerce. Saiba como atrair mais…

A importância de um SAC automatizado e humanizado

Mesmo que a automatização e a inteligência artificial sejam os assuntos do momento, um serviço…

O que é SEM (Search Engine Marketing) e como aplicá-lo?

Investir em Search Engine Marketing é uma ótima maneira de aumentar o reconhecimento da marca e aumentar…

Fale agora com
nossos
especialistas

Ao preencher o formulário e clicar no checkbox, você expressamente declara que está ciente de que a nossa empresa poderá realizar contato com você via e-mail, telefone, WhatsApp ou qualquer outro meio e enviar comunicações para o fim exclusivo de apresentar conteúdos, produtos e serviços relacionados à Infracommerce.