A estocagem logística também pode ser definida como logística do armazém, e inclui a gestão e triagem de um armazém com o objetivo de obter a maior eficiência possível e, portanto, é uma parte importante da logística para as empresas.
O armazém logístico inclui todos os processos de armazenamento e operações de transporte para planejamento, controle e monitoramento de mercadorias próprias e de terceiros.
Isso garante que todas as mercadorias sejam processadas profissionalmente, desde a entrada até a saída de mercadorias. O processo de entrada e saída de mercadorias, o transporte dentro do armazém e o tipo de armazenamento são registrados dentro da logística do armazém.
O que é Estocagem Logística?
A estocagem logística permite que uma empresa acesse informações sobre os locais de armazenamento ou o status de suas mercadorias a qualquer momento. Assim, é possível encontrar e enviar produtos rapidamente.
Esta etapa logística é relevante para todos os setores, para os quais o armazenamento também desempenha um papel importante. As empresas de manufatura e comércio se beneficiam de um processo eficiente. Confira, a seguir, alguns aspectos que envolvem a estocagem logística:
Tarefas, objetivos e desafios da Estocagem Logística
O objetivo da estocagem logística é tornar o fluxo de material mais rápido, mais eficiente, ergonômico e o mais livre de erros possível através do próprio armazenamento e transporte a partir de transportadores, garantindo assim o uso ideal das funções do armazém.
As tarefas da logística de armazém variam da entrada de mercadorias à saída de mercadorias. Materiais ou mercadorias são aceitos e verificados quanto à sua usabilidade. Se necessário, são encaminhadas para a posição pretendida com subsídios.
Se um material for armazenado apenas por um curto período de tempo, o armazenamento intermediário deve ser fornecido até a sua utilização.
A logística do armazém inclui as áreas de transporte, armazenamento e preparação e administração de pedidos. É necessário definir e fornecer sistemas para essas áreas. Deve-se notar que todas as estações do sistema são definidas como dependentes umas das outras e que as mercadorias devem poder ser encontradas tanto no sistema quanto na prateleira o tempo todo.
Dentro de um armazém podem existir diferentes instalações de armazenamento, que podem ser estáticas ou dinâmicas.
Nos sistemas estáticos, os produtos são armazenados e não precisam ser movimentados internamente, mas são colocados em estruturas instaladas nos armazéns, seja manualmente ou por equipamentos de movimentação. Por exemplo, em porta-paletes convencionais, em sistemas drive-in e drive-through, estanterias leves ou cantilever, por exemplo. O sistema dinâmico se baseia na rotação automática dos itens e gera muito valor para as organizações.
O armazenamento em transportadores é exclusivamente dinâmico e com sistema rack é possível adequar-se aos sistemas estático e dinâmico.
Desafios da Estocagem Logística
Os desafios na estocagem logística estão, por exemplo, na coordenação. Os sistemas são todos interdependentes e muitas etapas acontecem simultaneamente.
A entrada e saída de mercadorias, armazenamento e recuperação, separação de pedidos e transporte interno devem ser planejados, controlados e verificados ao mesmo tempo.
Sistemas confiáveis são de grande importância para isso. Se a logística do armazém funcionar, o resultado é um uso otimizado e altamente eficiente do armazém.
Tipos de armazenagem como elemento central da Estocagem Logística
Existem diferentes tipos de armazéns para subdividir a logística do armazém de acordo com sua função e estrutura. Há duas maneiras de categorizar um armazém.
Por um lado, isso pode ser feito de acordo com a função principal do armazém, sendo guiado pelo fluxo de trabalho dos processos. É feita uma distinção entre armazéns de aquisição, provisórios e de distribuição.
Uma demarcação clara nem sempre é possível e depende da posição do armazém no processo de agregação de valor. Além disso, podem ser diferenciados com base em sua estrutura, na forma como as unidades são armazenadas e no modo de operação. Existem, por exemplo, armazenamento em bloco e em linha.
Métodos e tendências na Estocagem Logística
Para garantir uma logística de armazém eficiente no futuro é importante pensar em possíveis automações.
A automatização pode ser implementada na própria armazenagem, na recolha de encomendas e/ou no transporte. O objetivo é alcançar maior estabilidade de processos, reduzir erros, acelerar processos e reduzir pessoal.
Ao mesmo tempo, deve-se ter o cuidado de garantir que a logística do armazém permaneça flexível e adaptável para poder expandir ou reduzir o armazém, se necessário. Uma abordagem é usar prateleiras inteligentes. Isso reduz os tempos de acesso e, portanto, o tempo de armazenamento e recuperação.
O uso das áreas de armazenamento também é otimizado, resultando em uma melhoria no fluxo de materiais. Sistemas de transporte sem motorista (DTS) também podem ser usados. Eles representam movimentos de materiais seguros e confiáveis que são eficientes em termos de tempo e custo.
Através do uso de AGVs, o fluxo de material pode ser padronizado e contínuo sem depender de pessoal. Não é necessário substituir toda a tecnologia do armazém para obter uma maior eficiência na estocagem logística.
Muitas vezes é suficiente otimizar certas áreas, mas você ainda deve pensar de forma holística para implementar o design em termos de flexibilidade e adaptabilidade de maneira orientada para o futuro.
Ao automatizar a logística do armazém, os estoques e os tempos também podem ser minimizados, o que pode reduzir o desperdício de mercadorias e materiais. Através do uso de AGVs (Automated Guided Vehicle), o fluxo de material pode ser padronizado e contínuo sem depender de pessoal.
Não é necessário substituir toda a tecnologia do armazém para obter uma maior eficiência na estocagem. Muitas vezes é suficiente otimizar certas áreas, mas você ainda deve pensar de forma holística para implementar o design em termos de flexibilidade e adaptabilidade de maneira orientada para o futuro.
Conte com a Infracommerce para melhorar a logística de armazém do seu negócio!
O nosso ecossistema digital é baseado nas seguintes soluções: Infrashop, Infradata, Infrapay, Infralog e Infradigital.