Infracommerce

Infracommerce
B3

Fulfillment: seu e-commerce escalável

Fulfillment: seu e-commerce escalável

A escalabilidade no e-commerce refere-se à capacidade de executar operações com eficiência, não importa quão grande ou pequeno seja o volume de tráfego. A escalabilidade, assim como a velocidade, desempenham papéis importantes em sites de comércio eletrônico.

Geralmente, a escala se torna mais desafiadora para as empresas à medida que crescem — quanto mais tráfego um site recebe, mais lentas podem ser as operações do dia a dia. Ambos são fatores necessários que os proprietários de lojas virtuais devem considerar ao buscar o sucesso de longo prazo para seus negócios.

Utilizar uma plataforma de e-commerce escalável de forma correta, contribui para atingir metas a longo prazo. Além disso, fornece uma experiência positiva ao usuário, a capacidade de se aprofundar nas métricas do site, o crescimento geral de um negócio e um foco maior no fulfillment.

O que é o fulfillment?

À medida que a demanda por e-commerce continua a aumentar, o mesmo acontece com as expectativas dos clientes por entrega e envio mais rápidos.

Entender como essas expectativas afetam o comportamento do consumidor não apenas o diferenciam de seus concorrentes, mas também permitirá que você crie um e-commerce mais sustentável, baseado em um atendimento contínuo e eficiente.

Nesse sentido, a implementação pode ser exatamente a estratégia que você procura!

De um modo geral, o fulfillment engloba:

  • Armazenagem: o lojista mantém o estoque em um local – ou locais centrais;
  • Processamento de Pedidos: o pedido flui do canal de vendas online até o armazém no qual o produto está armazenado, detalhando o que foi pedido, o endereço de entrega e o SLA de entrega;
  • Separação e empacotamento: o pessoal do armazém localiza o item, leva-o a uma estação de empacotamento e coloca-o na caixa apropriada para entrega. Eles então selam a caixa e colam a etiqueta de envio;
  • Entrega da transportadora: o pessoal do armazém entrega o pacote a uma transportadora de encomendas homologada;
  • Last Mile: a transportadora faz a entrega para o cliente.

Trata-se de um serviço de ponta-a-ponta que auxilia as empresas em todo o processo logístico, do recebimento do pedido à entrega na porta do cliente. Tudo isso, claro, com muita transparência e visibilidade, tanto do e-commerce quanto do cliente.

Veja o passo a passo detalhado a seguir!

Como o fulfillment para e-commerce funciona na prática

Para começar, vamos revisar as etapas padrão que abrangem um fulfillment para e-commerce. Em muitas operações, ele funciona seguindo o passo-a-passo a seguir:

1. Recebimento

No processo logístico tradicional, os varejistas recebem os produtos dos fornecedores em seus próprios endereços e, em seguida, enviam os itens para os centros de distribuição, onde são entregues aos clientes finais.

No entanto, ao contratar um serviço de fulfillment de e-commerce, não é necessário todo o trajeto, pois alguns centros recebem os produtos diretamente de seus fornecedores.

2. Armazenagem dos produtos

Com os produtos já entregues no centro de fulfillment, eles serão armazenados no galpão do operador conforme as diretrizes de estocagem da empresa.

A alocação adequada de itens é fundamental para otimizar o processo de localização de produtos vendidos e agilizar a entrega do pedido. Essa etapa é especialmente importante para lojistas que vendem grandes volumes e precisam de um centro eficiente e bem organizado.

Nesse sentido, empresas que ainda não possuem o know-how de mercado para operacionalizar esta etapa de forma assertiva podem se beneficiar ainda mais de um serviço de fulfillment para e-commerce.

3. Recebimento dos pedidos

Assim que uma compra é efetuada no sistema da sua loja virtual ou na sua conta em uma plataforma de Marketplace, o centro de fulfillment recebe um aviso acusando a venda do produto.

A partir dessa informação, a empresa fica responsável pela separação, embalagem e expedição do pedido até o cliente final.

4. Separação

O primeiro passo após o processamento de um pedido é separar os itens comprados. Nesta etapa, o operador é responsável por localizar os produtos no estoque e separá-los para preparo.

Assim como é preciso ter uma loja organizada e bem estruturada, é preciso ter muito cuidado na fase de separação para evitar troca ou produto incompleto.

5. Preparação

Produtos separados, é hora de prepará-los para o envio com a embalagem adequada e os complementos necessários.

Assim como nas demais etapas, é preciso ter conhecimento dos pacotes mais indicados para cada categoria de produto, a forma de embalo e os cuidados necessários para que o pedido chegue intacto ao destino final.

6. Expedição

Em posse do pedido separado, embalado e pronto para a entrega, o pacote deve sair para expedição até o endereço do cliente final. Esta etapa é a que o vendedor deve se assegurar de realizar a entrega dentro do prazo estipulado e garantir a integridade dos produtos adquiridos.

Por isso, contar com um centro de fulfillment para e-commerce para ser uma boa estratégia para se certificar que os pedidos chegarão ao cliente da melhor maneira possível, garantindo sua satisfação e entregando uma experiência de compra excepcional.

7. Pós-venda

Algumas empresas que oferecem o serviço de fulfillment para e-commerce realizam também atendimento ao cliente pós-venda. Eles coletam feedbacks e avaliações acerca da experiência de compra com o vendedor.

Além disso, são responsáveis ​​pelo processo de logística reversa em caso de troca ou devolução. Esta etapa afirma a confiabilidade e segurança de seus clientes e fortalece sua imagem de marca na Internet.

O fulfillment vai escalar seu negócio

As empresas bem-sucedidas crescerão naturalmente, desde que possam lidar com tráfego e vendas mais altos com o mesmo nível de eficiência de antes. Enfrentar e superar os desafios do comércio eletrônico exige esforço, tempo e vontade — mas vale a pena.

Antes de migrar ou contratar sua primeira solução de plataforma de comércio eletrônico, lembre-se de que nem todas as soluções são criadas iguais.

Ao procurar as opções que deseja implementar, é importante considerar o que é necessário para que sua empresa cresça e tenha sucesso. Isso inclui decidir se você deseja a solução de comércio eletrônico mais fácil de navegar ou uma que se preocupe em fornecer um alto nível de atendimento ao cliente funcional.

Seja qual for a necessidade da sua empresa, há sempre uma solução de fulfillment no comércio eletrônico escalável disponível. A Infracommerce tem as melhores soluções para o seu negócio!

O nosso ecossistema digital é baseado nas seguintes soluções:

Entre em contato para conhecer nossas soluções!

Infrasummit Play – Episódio 04 – Cacau Show

“Logistica e Experiencia do cliente com Cacau Show “ Neste episódio, discutimos a trajetória e…

Conheça os pilares de uma Gestão de Frota! ‍

Seu negócio está crescendo. Conforme você expandiu, você passou de um ou dois veículos para…

Como funciona a logística de um E-commerce?

Neste artigo você vai conferir, como funciona de maneira simples a logística de e-commerce. A logística de e-commerce, às…

Quer fazer parte
do seleto grupo
de operações
de e-commerce eficientes e escaláveis?

Entregamos operações de e-commerce de acordo com as necessidades da sua empresa de forma completa ou modular.

Vamos conversar!

Conte-nos sobre seu negócio 

* campos obrigatórios.

Ao me cadastrar concordo em receber novidades sobre e-commerce, varejo e eventos relacionados à Infracommerce.