Infracommerce

B3
svg2

Entenda o que é a PLP dos Correios!

Entenda o que é a PLP dos Correios!

Sua loja não usa o PLP dos Correios? Então ler este artigo é uma obrigação. Descubra agora o que essas três letras podem fazer pelo seu e-commerce!

PLP dos Correios (pré lista de postagem) é um formulário que acompanha a etiqueta de envio dos Correios e deve ser utilizado na postagem do seu pedido.

Se você trabalha no varejo eletrônico, sabe o quanto a reputação é importante para o crescimento de seu negócio, mais ainda do que para uma loja física, porque no e-commerce o consumidor paga antes de receber um produto. Por isso, comunicar credibilidade é fundamental para o sucesso de qualquer empresa do comércio eletrônico.

O PLP é um recurso disponibilizado para aumentar a transparência no relacionamento da empresa com os clientes, evitar reclamações, dar maior segurança a todas as partes, aprimorar a gestão de prazos e melhorar a avaliação das lojas virtuais.

O que é a PLP dos Correios? 

O PLP é um controle prévio fornecido pelos Correios ao embarcador. Por meio dele, o produto a ser enviado ao agente é cadastrado, é gerado um código de rastreamento que permite acompanhar a entrega do cliente e da loja de forma simples e rápida através do site da empresa prestadora de serviços (em tempo real).

É por meio do PLP que os objetos são lançados no Sistema dos Correios. Portanto, as etiquetas de envio só podem ser afixadas em estabelecimentos aptos a movimentar PLP, que são os Correios e a maioria dos franqueados.

Qual a importância do PLP dos Correios? 

Se você está se perguntando isso, saiba o seguinte: para quem trabalha em e-commerce, toda a importância. Esse recurso certifica que o vendedor deixou o produto nos Correios e que a agência o recebeu.

Quanto mais mecanismos de transparência sua loja online tiver, melhor seus consumidores a avaliarão!

Como usar o PLP dos Correios?

Para gerar um código PLP dos Correios, o responsável pelo envio do produto deve preencher um documento.

Essa etapa pode ser feita manualmente, por meio de um guia gerado pelo agente no momento do embarque, ou automaticamente. Por exemplo, a solução Infralog gera automaticamente o PLP do Serviço Postal.

Este formulário deve ser entregue ao pessoal dos Correios em duplicado quando a encomenda for expedida e devem ser recolhidas as seguintes informações:

  • Dados do remetente;
  • Dados do destinatário;
  • Tipo de entrega (correio, transportadora, frota própria, etc.);
  • Características do envio (descrição, dimensões e peso).

Duas informações são geradas a partir daí:

  • Uma etiqueta com todas as características da mercadoria, que deve ser anexada à embalagem de entrega;
  • Código de rastreamento do pedido, que já pode ser compartilhado com os clientes.

Cada remessa gerada possui um PLP diferente?

Sim. É importante que a geração de etiquetas seja assíncrona e cada remessa tenha o seu formato PLP.

Isso permite que as etiquetas de remessa sejam independentes umas das outras, e possíveis falhas de impressão ou postagem em uma etiqueta de remessa específica não afetarão a impressão ou postagem de outras etiquetas de remessa.

Caso não queira imprimir os PLPs individualmente, você pode agrupá-los.

Como a tecnologia melhora a produtividade do e-commerce?

Uma solução de gestão de embarques (já utilizada por grandes players do varejo eletrônico) integra-se ao sistema dos Correios, o que permite que as lojas emitam etiquetas automaticamente, além de fornecer ao seu sistema todos os dados da postagem realizada.

Além de economizar tempo nas tarefas administrativas, esse recurso também proporciona maior inteligência operacional para o e-commerce, pois aprimora o banco de dados da loja para uso com Analytics.

Vantagens de usar Correios PLP no e-commerce

São muitas as vantagens de utilizar PLP dos Correios em uma loja virtual. Ao rastrear o código de rastreamento, é possível identificar gargalos na etapa de entrega do produto, agilizando o processo de distribuição e tornando o negócio mais competitivo.

Além disso, o PLP dos Correios pode melhorar a segurança dos embarques de produtos, dando aos consumidores (e potenciais clientes) mais confiança na empresa.

Outro benefício é o maior controle sobre como as mercadorias são transportadas. Em caso de imprevisto na rota, o empresário pode entrar em contato com o cliente, explicar a situação e confirmar um novo prazo de entrega.

Conclusões sobre o PLP dos Correios

Ao longo deste artigo, você compreendeu o PLP dos Correios e como os códigos de rastreamento de encomendas podem ser um diferencial competitivo para o seu negócio.

Agora que você já conhece todos os detalhes sobre o tema, que tal outra forma de otimizar a logística da sua loja online?

Conte com a Infracommerce para planejar a operação de seu e-commerce de forma integrada, focada em resultados, satisfação do cliente e omnicanalidade do negócio!

O nosso ecossistema digital é baseado nas seguintes soluções: Infrashop, Infradata, Infrapay, Infralog e Infradigital.

Generic selectors
Palavras exatas
Pesquise por título
Pesquise por conteúdo
Post Type Selectors

Digitalize seu Go-to-Market

Faça parte do maior ecossistema de Full Commerce da América Latina!

A importância da armazenagem de mercadoria sob demanda no e-commerce

Neste artigo, vamos falar sobre a armazenagem de mercadoria e sua importancia para o e-commerce.…

Infrasummit Wrap Up NRF 2024

O primeiro Infrasummit do ano transmitiu ao vivo o Seminário Digital da BTR – Varese,…

Soluções B2B: um ecossistema digital completo para seu negócio

Soluções B2B: Um maior compromisso com o digital resulta no sucesso do negócio. Quanto mais madura…

Precisa de uma solução para sua empresa ou indústria?

Nós ajudamos algumas das empresas que mais crescem do mundo a encontrar novas oportunidades de negócios D2C e B2B. Quer saber o que podemos fazer pelo seu negócio?

Conte-nos sobre seu negócio

Ao preencher o formulário e clicar no checkbox, você expressamente declara que está ciente de que a nossa empresa poderá realizar contato com você via e-mail, telefone, WhatsApp ou qualquer outro meio e enviar comunicações para o fim exclusivo de apresentar conteúdos, produtos e serviços relacionados à Infracommerce.