Infracommerce

Infracommerce
B3

Conheça os tipos de embalagens mais usadas na logística

Conheça os tipos de embalagens mais usadas na logística

Você sabe quais tipos de embalagens utilizar em seu negócio? Neste artigo vamos apresentar os principais modelos utilizados em logística.

Diferentes tipos são utilizados na logística. Essa discrepância ocorre porque todas as etapas antes da entrega do produto exigem os devidos cuidados, com métodos de armazenamento e envio dependendo da situação.

Por exemplo, o produto deve ser fácil de manusear quando enviado ao destinatário. Portanto, não há motivo para precisar de um estojo protetor grande e outras camadas extras de envio.

Novamente, a separação do produto requer atenção especial. Afinal, os itens mais frágeis não podem dividir espaço com produtos pesados ​​e mais duráveis ​​para evitar danos e prejuízos.

Para isso, os tipos de embalagens são projetados e divididos para cada etapa logística. Pensando nisso, elaboramos este conteúdo para explicar os principais tipos de materiais de envio utilizados na logística e ajudá-lo a evitar erros no processo de entrega do seu negócio. Confira!

Saiba a importância das embalagens na logística

A importância da embalagem no processo logístico pode ser observada em diferentes operações. Em termos de armazenamento, ajudam a otimizar a armazenagem e movimentação dos produtos no armazém, garantindo proteção contra danos internos. No entanto, é importante examinar a probabilidade e a possibilidade de acumulação.

Nas operações de logística, devem facilitar e oferecer resistência para melhorar a movimentação durante suas diversas etapas. Quando se trata de transporte, além de fornecer proteção para a carga no veículo na rota de entrega, o interior do carro também deve ser utilizado ao máximo.

Ao escolher a melhor embalagem, é fundamental priorizar certos critérios:

  • Impacto ambiental: a sustentabilidade é cobrada cada vez mais, por isso as embalagens devem ser de materiais recicláveis, reaproveitáveis ou retornáveis;
  • Adequação ao produto: é necessário considerar formas de aproveitar o espaço e suas características que garantem a proteção do produto (o ideal é que nem sejam justas a ponto de rasgar, nem largas, sujeitando o item a danos;
  • Custos da embalagem: a qualidade da embalagem deve ser equilibrada com um custo satisfatório para que a operação não fique cara demais;
  • Certificação: embalagens com certificado do Inmetro estão mais aptas a proteger a mercadoria.

Conheça os tipos de embalagens na logística

Existem cinco principais tipos de embalagens em logística. Lembre-se de entender quais são os pré-requisitos de cada um para garantir a integridade do produto durante o manuseio e as rotas de envio.

Conheça os cinco tipos de materiais de envio mais comuns usados ​​na logística:

  • Primária

São embalagens que entram em contato direto com o item e ajudam a mantê-lo em boas condições. Por exemplo, podemos citar sacos para armazenamento de arroz, pacotes de xampu, caixas de leite, etc.

Os objetivos deste tipo de embalagem logística são:

  • Gerar identificação com a marca a partir de uma embalagem personalizada, como forma de atrair mais clientes;
  • Facilitar a venda unitária do produtos;
  • Mostrar informações de uso, além de dados essenciais como calorias, ingredientes e data de validade;
  • Proteger o produto com o mínimo de material possível.
  • Secundária

A embalagem secundária é utilizada para embalar produtos que já estão protegidos pela embalagem primária. Nesse caso, podemos citar as caixas de papelão, que podem combinar litros de leite.

O papel desta embalagem na logística é:

  • Facilitar o manuseio dos produtos dentro do estoque;
  • Ser resistente ao empilhamento durante o transporte de mercadoria.
  • Terciária

Este tipo de embalagem atua como uma combinação de embalagens primárias e secundárias para otimizar e agilizar o transporte. Como exemplo, podemos citar o plástico bolha, que protege mercadorias mais delicadas.

Seus objetivos incluem:

  • Ser fabricada com materiais resistentes;
  • Permitir a compactação de cargas;
  • Otimizar o espaço da armazenagem e dos veículos de transporte.
  • Quaternária 

A embalagem quaternária é usada para armazenar grandes quantidades de mercadorias, por exemplo, usando paletes. Sua principal função é simplificar as operações de logística de transporte.

  • Quintenária

Por fim, esse tipo de embalagem na logística destina-se ao transporte de mercadorias em longas distâncias, como entre estados ou internacionalmente. Aqui, ele pode ser representado por um contêiner.

Formas e materiais mais utilizados em embalagens para logística

Neste tópico vamos apresentar os principais materiais utilizados na logística:

Papéis e papelão

Papéis ou papelão são fáceis de manusear e reciclar. A leveza e os custos de produção também compensam, e vêm na forma de sacos, caixas, fardos e envelopes. Uma de suas limitações é que não é resistente à umidade.

Outro ponto a ser considerado é sua fragilidade, principalmente quando a embalagem de papelão é comparada ao peso do item que será embalado. Isso faz com que o papelão não seja recomendado para embalar diferentes tipos de alimentos.

Caixas de madeira

Esta é uma forma muito antiga de embalagem que normalmente transporta unidades de diferentes naturezas.

O agronegócio (frutas e hortaliças) exige muito das caixas de madeira. Apesar de prático, esse formato oferece pouca proteção ao produto, pois fica à mercê da umidade e, devido ao seu peso, é menos confortável para o consumidor.

Lata ou o alumínio

As latas e o alumínio são recomendados para itens que exigem proteção contra umidade, odores e luz. Eles também possuem propriedades térmicas que promovem resfriamento e proteção.

Apesar de ser um material reciclável, o alumínio contém um elemento muito poluente em sua composição, a bauxita. Por isso, empresas mais sustentáveis ​​evitam esse material. Amplamente utilizado no armazenamento de doces, bebidas, legumes, sardinhas e outros alimentos.

Vidro

A embalagem de vidro é fortemente recomendada para o armazenamento de alimentos. Eles também satisfazem o cliente porque permitem que ele observe as propriedades do produto dentro da embalagem, já que o vidro pode ser translúcido ou até transparente.

No entanto, é um material muito frágil, pois quebra com facilidade, principalmente durante o transporte. O vidro é um dos materiais que levam mais tempo para se decompor. É recomendado para embalar produtos enlatados, como doces, nozes, pastas, geleias, requeijão, etc.

Outros materiais

Além dos materiais que citamos acima, as embalagens podem ser confeccionadas em outros materiais:

  • tetra pak (alumínio, papel-cartão, polietileno);
  • laminados;
  • isopor;
  • plástico;
  • ligas metálicas.

A escolha das embalagens na logística é de extrema importância para as operações de armazenamento, transporte e movimentação interna, evitando danos aos produtos e garantindo que os clientes recebam os produtos em perfeitas condições.

O que achou dessas informações sobre materiais mais utilizados na logística? Caso tenha dúvidas, entre em contato com a nossa equipe.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Generic selectors
Palavras exatas
Pesquise por título
Pesquise por conteúdo
Post Type Selectors

Digitalize seu Go-to-Market

Faça parte do maior ecossistema de Full Commerce da América Latina!

O que é e para que serve o sistema ERP?

Sistema ERP: Explicaremos exatamente o que é, como funciona, o que pode fazer pelo seu…

Infracommerce: o maior ecossistema digital para e-commerce

Você sabe que precisa adotar uma plataforma de comércio eletrônico para vender em seu site,…

Infrasummit Play – Episódio 03 – Infracommerce + Neotrust.Confi

Highlights do E-commerce Brasileiro em 2024 Em nosso 3º episódio acompanhe o bate papo exclusiva…

Precisa de uma solução para sua empresa ou indústria?

Nós ajudamos algumas das empresas que mais crescem do mundo a encontrar novas oportunidades de negócios D2C e B2B.

Com soluções abrangentes em Full Service e Fulfillment, quer saber o que podemos fazer pelo seu negócio?

Fale com um especialista!

Conte-nos sobre seu negócio

Ao preencher o formulário e clicar no checkbox, você expressamente declara que está ciente de que a nossa empresa poderá realizar contato com você via e-mail, telefone, WhatsApp ou qualquer outro meio e enviar comunicações para o fim exclusivo de apresentar conteúdos, produtos e serviços relacionados à Infracommerce.

Fale com um especialista!