Você sabe o que é full commerce

Você sabe o que é full commerce

A popularização do conceito de full commerce tem sido acompanhado pelo desenvolvimento e crescimento do mercado, liderado pelo maior varejista e plataforma online do Brasil. O mercado destaca os principais desafios enfrentados pela sustentabilidade dos negócios e a credibilidade da marca entre os clientes finais.

Por um lado, a entrada de lojistas reduz a demanda pelo uso de recursos na compra de produtos e promove a rápida expansão das categorias, por outro lado, a satisfação do cliente é facilmente afetada pela pontualidade de entrega do mesmo lojista.

Em empresas cada vez mais inovadoras, os consumidores valorizam o relacionamento com as marcas, e as partes relevantes da experiência de compra do consumidor estão nas mãos de varejistas certificados no mercado.

O que é Full Commerce

O full commerce é a terceirização de  todo o planejamento, consultoria, criação, gestão, operação, segurança digital, métodos de pagamento e análise de resultados de seu e-commerce empresarial, um modelo de negócio completo surgirá. 

Essa abordagem permitirá um entendimento abrangente de todo o cenário por meio de ferramentas disponíveis e adequadas, para então adotar as melhores práticas para direcionar toda a operação para soluções ágeis e inteligentes, que também ajudarão na comunicação entre a empresa e o mercado.

A implementação de um comércio abrangente pode garantir a redução de custos e aumentar as vendas. Hoje, sabemos que a participação das vendas no varejo no negócio online de grandes varejistas ultrapassa 25% das vendas e 35% dos pedidos.

Qual a importância do full commerce?

Então, de acordo com esses números, cerca de 1/3 dos clientes das principais marcas de e-commerce do país têm experiência de compra, incluindo a participação de lojistas de formas correlatas.

Espera-se que esse número cresça ainda mais: podemos estimar que chegará a 50% em dois anos. Diante dessa situação, os varejistas estão enfrentando uma pressão cada vez maior sobre a qualidade operacional em um mercado que oferece muitas oportunidades de negócios e crescimento de vendas para comerciantes e indústrias online.

Desafios operacionais e de gestão

Algumas questões constantes giram em torno dos seguintes triplos:

  1. Como se tornar um varejista de destaque do marketplace dentro do mercado?
  2. Como oferecer aos clientes prazos de entrega suficientes e competitivos?
  3. Como gerar relevância nas regras de envio da caixa de compra (caixa de compra)?

Antes de responder, outro ponto fundamental são as regras de gestão da qualidade do marketplace, parte indispensável e fundamental neste tipo de desenvolvimento de negócios. Existem dois aspectos para a compreensão dessa gestão.

Um deles é a coleta, interpretação e avaliação de informações do consumidor. Em outras palavras, você deve considerar avaliações pós-venda, como NPS e Avaliações, para tomar decisões internas com base na perspectiva do cliente. Essa atenção é a base para o crescimento sustentável das vendas no marketplace.

Outro ponto é controlar estritamente os KPIs de operação de acordo com regras claras de operação e gerenciamento (Definição: KPIs são "ferramentas de comunicação" porque permitem que os gerentes de uma organização se comuniquem com seus subordinados). Isso significa que é necessário incentivar as boas lojas, limitar as más lojas e fazer com que essas lojas operem de forma integrada à sua estratégia de negócios.

Aqui vai alguns exemplos de indicadores que devem ser monitorados:

  • Taxa de cancelamento de pedidos;
  • Taxa de assertividade de entrega;
  • Taxa de contato.

Um bom exemplo é o modelo de gestão da Amazon com seus sellers, e plataformas de serviços de transporte urbano, como Uber, que fazem a utilização dos indicadores acima para gerenciar a qualidade de seus parceiros.

Nesse sentido, as lojas operadas por empresas de e-commerce precisam se desenvolver em um ambiente de negócios com competição acirrada, maior controle e vendas cada vez maiores. Sabendo que para se desenvolver e atender às demandas do mercado, é necessário investir em múltiplas áreas e profissionalizar a gestão, principalmente em tecnologia e logística. E é nesse contexto que o poder de fornecer e-commerce ou full commerce ganha ainda mais força.

As empresas que prestam esses serviços devem estar preparadas para suportar a expansão do comércio digital, operadoras de diversas origens, varejistas online tradicionais, indústrias que avançaram no modelo de negócios B2C e marcas internacionais que pretendem entrar no mercado brasileiro. Muitos varejistas apostam neste segmento de mercado, nomeadamente empresas ditadas como empresas "puras", que são as empresas de tecnologia e logística.

Como o full commerce ajuda no seu e-commerce

A esta altura, você já deve saber que os serviços prestados pela solução full commerce otimizam o investimento em tecnologia e logística, e aceleram o time to market do seu e-commerce. Através desta solução, é possível alugar plataformas, integrar-se com diversos mercados, gerir o próprio site, gestão de marketing digital, gestão de vendas, operações logísticas, transporte (atendimento) e atendimento ao cliente.

Corresponde a uma cadeia de negócios complexa e desafiadora por meio da qual os empreendedores podem contar com um conjunto de soluções, um ou mais fornecedores de forma integrada ou modular.

Observação importante: uma empresa full commerce deve ser capaz de fornecer serviços que atendam a toda a cadeia de valor do e-commerce. Portanto, é preciso lembrar que nem todos que se posicionam dessa forma podem oferecer uma solução completa de alta qualidade.

Uma coisa é certa: suas ambições de negócios e suas capacidades internas determinarão o tipo de solução que você deve buscar no mercado. O uso inteligente da tecnologia e das operações logísticas é o principal fator para o sucesso do e-commerce nos maiores marketplaces.

Nossa última sugestão é que, ao procurar um parceiro de negócios completo para desenvolver e verificar seu negócio, escolha uma empresa com experiência madura e ampla capacidade de distribuição. O ideal é que essa seleção seja feita apenas uma vez, para que sua empresa possa voar para longe.

A Infracommerce pode ajudá-lo a dar este passo importante em soluções de logística de lojas virtuais! Entre em contato com a gente, podemos tirar todas as suas dúvidas!

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