A popularização do conceito de full commerce tem sido acompanhado pelo desenvolvimento e crescimento do mercado, liderado pelo maior varejista e plataforma online do Brasil. O mercado destaca os principais desafios enfrentados pela sustentabilidade dos negócios e a credibilidade da marca entre os clientes finais.
Por um lado, a entrada de lojistas reduz a demanda pelo uso de recursos na compra de produtos e promove a rápida expansão das categorias, por outro lado, a satisfação do cliente é facilmente afetada pela pontualidade de entrega do mesmo lojista.
Em empresas cada vez mais inovadoras, os consumidores valorizam o relacionamento com as marcas, e as partes relevantes da experiência de compra do consumidor estão nas mãos de varejistas certificados no mercado.
O full commerce é a terceirização de todo o planejamento, consultoria, criação, gestão, operação, segurança digital, métodos de pagamento e análise de resultados de seu e-commerce empresarial, um modelo de negócio completo surgirá.
Essa abordagem permitirá um entendimento abrangente de todo o cenário por meio de ferramentas disponíveis e adequadas, para então adotar as melhores práticas para direcionar toda a operação para soluções ágeis e inteligentes, que também ajudarão na comunicação entre a empresa e o mercado.
A implementação de um comércio abrangente pode garantir a redução de custos e aumentar as vendas. Hoje, sabemos que a participação das vendas no varejo no negócio online de grandes varejistas ultrapassa 25% das vendas e 35% dos pedidos.
Então, de acordo com esses números, cerca de 1/3 dos clientes das principais marcas de e-commerce do país têm experiência de compra, incluindo a participação de lojistas de formas correlatas.
Espera-se que esse número cresça ainda mais: podemos estimar que chegará a 50% em dois anos. Diante dessa situação, os varejistas estão enfrentando uma pressão cada vez maior sobre a qualidade operacional em um mercado que oferece muitas oportunidades de negócios e crescimento de vendas para comerciantes e indústrias online.
Algumas questões constantes giram em torno dos seguintes triplos:
Antes de responder, outro ponto fundamental são as regras de gestão da qualidade do marketplace, parte indispensável e fundamental neste tipo de desenvolvimento de negócios. Existem dois aspectos para a compreensão dessa gestão.
Um deles é a coleta, interpretação e avaliação de informações do consumidor. Em outras palavras, você deve considerar avaliações pós-venda, como NPS e Avaliações, para tomar decisões internas com base na perspectiva do cliente. Essa atenção é a base para o crescimento sustentável das vendas no marketplace.
Outro ponto é controlar estritamente os KPIs de operação de acordo com regras claras de operação e gerenciamento (Definição: KPIs são "ferramentas de comunicação" porque permitem que os gerentes de uma organização se comuniquem com seus subordinados). Isso significa que é necessário incentivar as boas lojas, limitar as más lojas e fazer com que essas lojas operem de forma integrada à sua estratégia de negócios.
Aqui vai alguns exemplos de indicadores que devem ser monitorados:
Um bom exemplo é o modelo de gestão da Amazon com seus sellers, e plataformas de serviços de transporte urbano, como Uber, que fazem a utilização dos indicadores acima para gerenciar a qualidade de seus parceiros.
Nesse sentido, as lojas operadas por empresas de e-commerce precisam se desenvolver em um ambiente de negócios com competição acirrada, maior controle e vendas cada vez maiores. Sabendo que para se desenvolver e atender às demandas do mercado, é necessário investir em múltiplas áreas e profissionalizar a gestão, principalmente em tecnologia e logística. E é nesse contexto que o poder de fornecer e-commerce ou full commerce ganha ainda mais força.
As empresas que prestam esses serviços devem estar preparadas para suportar a expansão do comércio digital, operadoras de diversas origens, varejistas online tradicionais, indústrias que avançaram no modelo de negócios B2C e marcas internacionais que pretendem entrar no mercado brasileiro. Muitos varejistas apostam neste segmento de mercado, nomeadamente empresas ditadas como empresas "puras", que são as empresas de tecnologia e logística.
A esta altura, você já deve saber que os serviços prestados pela solução full commerce otimizam o investimento em tecnologia e logística, e aceleram o time to market do seu e-commerce. Através desta solução, é possível alugar plataformas, integrar-se com diversos mercados, gerir o próprio site, gestão de marketing digital, gestão de vendas, operações logísticas, transporte (atendimento) e atendimento ao cliente.
Corresponde a uma cadeia de negócios complexa e desafiadora por meio da qual os empreendedores podem contar com um conjunto de soluções, um ou mais fornecedores de forma integrada ou modular.
Observação importante: uma empresa full commerce deve ser capaz de fornecer serviços que atendam a toda a cadeia de valor do e-commerce. Portanto, é preciso lembrar que nem todos que se posicionam dessa forma podem oferecer uma solução completa de alta qualidade.
Uma coisa é certa: suas ambições de negócios e suas capacidades internas determinarão o tipo de solução que você deve buscar no mercado. O uso inteligente da tecnologia e das operações logísticas é o principal fator para o sucesso do e-commerce nos maiores marketplaces.
Nossa última sugestão é que, ao procurar um parceiro de negócios completo para desenvolver e verificar seu negócio, escolha uma empresa com experiência madura e ampla capacidade de distribuição. O ideal é que essa seleção seja feita apenas uma vez, para que sua empresa possa voar para longe.
A Infracommerce pode ajudá-lo a dar este passo importante em soluções de logística de lojas virtuais! Entre em contato com a gente, podemos tirar todas as suas dúvidas!
Conheça nosso LinkedIn!
Se você não conhece o impacto do Pix para e-commerce e como ele pode ser um aliado para o seu negócio, fique atento às nossas últimas atualizações!
AcessarAs vendas B2B são uma realidade cada vez mais presente na rotina dos empresários, junto à muitas responsabilidades. Continue a leitura e saiba mais sobre o tema!
AcessarEntenda o que é split de pagamento, veja como usar e para quem é indicado. Além disso, falaremos um pouco sobre os benefícios da InfraPay como solução de pagamento.
Acessar
Descubra qual solução Infracommerce é a ideal para o sucesso do seu negócio.
Preencha o formulário abaixo que nossa equipe
entrará em contato para mais informações