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Vantagens de ter um clube de assinatura

Vantagens de ter um clube de assinatura

Os clubes de assinatura já estão consolidados no Brasil, mas continuam a todo vapor e expandindo cada vez mais seus segmentos. Acredite, se você ainda não se deparou com um: as opções vão de livros até produtos eróticos. Mas, como funciona um clube de assinatura?

Todo mês, os clubes enviam aos assinantes produtos do segmento em que atuam: itens para pets, alimentos saudáveis, cervejas, cosméticos, vinhos, queijos e roupas são alguns exemplos.

Pesquisas apontam que o número de empreendimentos desse tipo aumentou 167% nos últimos quatro anos. Isso está acontecendo porque os brasileiros estão tendo mais confiança com esse modelo de negócio, a adesão deve aumentar ainda mais. 

Uma das grandes vantagens desse tipo de negócio é que o gestor de negócio tem uma variedade de públicos segmentados para ‘’apostar’’.

6 Vantagens de ter um clube de assinatura

1 – Receita mensal recorrente

Ao decidir vender por meio do clube de assinatura, é possível que o processo de prever situações ocorram com mais clareza. Ou seja, diferente das tradicionais vendas isoladas, assim será possível identificar exatamente quanto você irá receber ao fim do mês conforme a quantidade de assinantes do seu negócio, clube ou canal de vídeos. Ter esse tipo de informação é fundamental para montar um bom planejamento, afinal, é possível analisar com mais precisão se o número de assinantes está caindo ou crescendo e, a partir desses dados, encontrar o que você pode fazer para trazer mais compradores e assinantes para o seu negócio.

Tendo essa previsibilidade, você fica mais livre para planejar novos investimentos com riscos bem menores de perder dinheiro, ou outras falhas acontecerem. 

2 – Maior chance de fidelização

O clube de assinatura torna possível fidelizar clientes com mais facilidade. Se você já conseguiu conquistar o usuário ganhando sua assinatura, a chance de ele continuar pagando é muito alta. Ou seja, diferente de um negócio tradicional, no qual você precisa esperar que o cliente venha até você em outro momento, o modelo de assinatura garante que a venda se torne frequente, excluindo a necessidade de desgastes com esforços para manter o cliente ativo. No entanto, você precisa fazer a parte difícil – realmente concretizar a venda – ela precisa acontecer uma única vez para você poder ter sucesso com seu negócio.

Mas agora é hora de colocar ação nas práticas! E não esqueça que os clientes podem cancelar a assinatura a qualquer momento, por isso não é hora de ficar acomodado, certo? Não se iluda com a situação do assinante, pois esse cliente precisa ser cativado e entender os benefícios da sua assinatura, isso porque, se o produto ou serviço oferecido não for de qualidade, ele irá desistir de ser assinante.

3 – Maior comodidade

Convenhamos, quem não gosta de comodidade nos dias de hoje? 

Para a maioria das pessoas, a rotina tão agitada raramente proporciona algum tempo livre para sair e conhecer coisas novas, então, quem não gostaria que essas coisas novas chegassem diretamente à sua porta? Essa comodidade é uma das maiores vantagens de fazer parte de um clube de assinatura. Receber novidades em casa todo mês pode ser exatamente o benefício que irá convencer o seu futuro cliente.

E essa comodidade não é apenas quando falamos de mercadorias. Canais ou serviços de stream de vídeos, por exemplo, focam exatamente nisso. O assinante de um canal pode assistir ao mesmo conteúdo quantas vezes quiser e em aparelhos diversos, como celulares e tablets, durante todo o período em que manter a assinatura. Com o tempo, esse tipo de produto se torna indispensável para o cliente.

4 – Melhor controle de estoque

Quem trabalha com assinatura tem uma preocupação a menos: imprevistos de estoque. Da mesma forma que saber quanto você irá vender ajuda a previsibilidade dos lucros, logicamente, também deixa claro quando o estoque precisa ser renovado. Ou seja, fica muito mais fácil evitar imprevistos de falta de estoque, que normalmente fazem os clientes desistirem da compra.

5 – Menor preço para o cliente

Em geral, as assinaturas oferecem preços mais baixos aos clientes. Esse é um dos postos-chaves para concretizar as vendas e, também, fidelizar clientes. Imagine um pagamento em parcelas, por exemplo. O baixo valor, ainda que recorrente, tem um impacto bem menor ao final do mês. É por isso que um cliente que já assinou tem uma tendência muito maior de seguir pagando a assinatura, afinal, é muito mais atrativo pagar um valor menor todos os meses do que fazer uma grande compra uma única vez.

6 – Maior identificação com a marca

Quando você consegue conquistar um cliente, ele vira seu freguês. Melhor, ele vira seu aliado, a pessoa que estará presente durante todo o seu sucesso. A partir daí, cresce a identificação dele com a sua marca e, consequentemente, esse freguês eventualmente irá divulgar o produto por você. A chance desse cliente contar para amigos, familiares ou colegas de trabalho sobre um clube de assinatura que participa ou um canal de vídeos que assina é muito grande. Você pode até conseguir mais clientes por causa da famosa propaganda boca-a-boca.

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