Os clubes de assinatura já estão consolidados no Brasil, mas continuam a todo vapor e expandindo cada vez mais seus segmentos. Acredite, se você ainda não se deparou com um: as opções vão de livros até produtos eróticos. Mas, como funciona um clube de assinatura?
Todo mês, os clubes enviam aos assinantes produtos do segmento em que atuam: itens para pets, alimentos saudáveis, cervejas, cosméticos, vinhos, queijos e roupas são alguns exemplos.
Pesquisas apontam que o número de empreendimentos desse tipo aumentou 167% nos últimos quatro anos. Isso está acontecendo porque os brasileiros estão tendo mais confiança com esse modelo de negócio, a adesão deve aumentar ainda mais.
Uma das grandes vantagens desse tipo de negócio é que o gestor de negócio tem uma variedade de públicos segmentados para ‘’apostar’’.
Ao decidir vender por meio do clube de assinatura, é possível que o processo de prever situações ocorram com mais clareza. Ou seja, diferente das tradicionais vendas isoladas, assim será possível identificar exatamente quanto você irá receber ao fim do mês conforme a quantidade de assinantes do seu negócio, clube ou canal de vídeos. Ter esse tipo de informação é fundamental para montar um bom planejamento, afinal, é possível analisar com mais precisão se o número de assinantes está caindo ou crescendo e, a partir desses dados, encontrar o que você pode fazer para trazer mais compradores e assinantes para o seu negócio.
Tendo essa previsibilidade, você fica mais livre para planejar novos investimentos com riscos bem menores de perder dinheiro, ou outras falhas acontecerem.
O clube de assinatura torna possível fidelizar clientes com mais facilidade. Se você já conseguiu conquistar o usuário ganhando sua assinatura, a chance de ele continuar pagando é muito alta. Ou seja, diferente de um negócio tradicional, no qual você precisa esperar que o cliente venha até você em outro momento, o modelo de assinatura garante que a venda se torne frequente, excluindo a necessidade de desgastes com esforços para manter o cliente ativo. No entanto, você precisa fazer a parte difícil – realmente concretizar a venda – ela precisa acontecer uma única vez para você poder ter sucesso com seu negócio.
Mas agora é hora de colocar ação nas práticas! E não esqueça que os clientes podem cancelar a assinatura a qualquer momento, por isso não é hora de ficar acomodado, certo? Não se iluda com a situação do assinante, pois esse cliente precisa ser cativado e entender os benefícios da sua assinatura, isso porque, se o produto ou serviço oferecido não for de qualidade, ele irá desistir de ser assinante.
Convenhamos, quem não gosta de comodidade nos dias de hoje?
Para a maioria das pessoas, a rotina tão agitada raramente proporciona algum tempo livre para sair e conhecer coisas novas, então, quem não gostaria que essas coisas novas chegassem diretamente à sua porta? Essa comodidade é uma das maiores vantagens de fazer parte de um clube de assinatura. Receber novidades em casa todo mês pode ser exatamente o benefício que irá convencer o seu futuro cliente.
E essa comodidade não é apenas quando falamos de mercadorias. Canais ou serviços de stream de vídeos, por exemplo, focam exatamente nisso. O assinante de um canal pode assistir ao mesmo conteúdo quantas vezes quiser e em aparelhos diversos, como celulares e tablets, durante todo o período em que manter a assinatura. Com o tempo, esse tipo de produto se torna indispensável para o cliente.
Quem trabalha com assinatura tem uma preocupação a menos: imprevistos de estoque. Da mesma forma que saber quanto você irá vender ajuda a previsibilidade dos lucros, logicamente, também deixa claro quando o estoque precisa ser renovado. Ou seja, fica muito mais fácil evitar imprevistos de falta de estoque, que normalmente fazem os clientes desistirem da compra.
Em geral, as assinaturas oferecem preços mais baixos aos clientes. Esse é um dos postos-chaves para concretizar as vendas e, também, fidelizar clientes. Imagine um pagamento em parcelas, por exemplo. O baixo valor, ainda que recorrente, tem um impacto bem menor ao final do mês. É por isso que um cliente que já assinou tem uma tendência muito maior de seguir pagando a assinatura, afinal, é muito mais atrativo pagar um valor menor todos os meses do que fazer uma grande compra uma única vez.
Quando você consegue conquistar um cliente, ele vira seu freguês. Melhor, ele vira seu aliado, a pessoa que estará presente durante todo o seu sucesso. A partir daí, cresce a identificação dele com a sua marca e, consequentemente, esse freguês eventualmente irá divulgar o produto por você. A chance desse cliente contar para amigos, familiares ou colegas de trabalho sobre um clube de assinatura que participa ou um canal de vídeos que assina é muito grande. Você pode até conseguir mais clientes por causa da famosa propaganda boca-a-boca.
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