(Des) Vantagens da competitividade da economia digital

(Des) Vantagens da competitividade da economia digital

Nos últimos anos, a economia digital se desenvolveu rapidamente. Em 2020, devido ao COVID-19 e ao isolamento social, ela se tornará o foco das atenções e o centro das necessidades das pessoas.

O uso massivo de tecnologia e soluções digitais mudou nossos hábitos diários e as estratégias das empresas, e essas empresas devem se adaptar e entender como continuar atuando nesta situação.

Mas qual é o impacto de tudo isso? Quando o assunto é economia digital, do que estamos falando? Quais são as implicações de todas essas evoluções para o nosso futuro?

Neste artigo, você poderá refletir melhor sobre essas e outras questões e compreender melhor o papel da tecnologia na aceleração do desenvolvimento de negócios. Veja mais!

O que é a economia digital?

Durante a epidemia ou mesmo antes, você deve ter pago suas contas no banco online, comprado ou pedido entrega em lojas online, certo? Basicamente, essa é a economia digital.

Essa é a realidade em nossas vidas, muito mais do que realmente percebemos, mas está diretamente relacionada aos nossos hábitos.

A tecnologia está no centro de todas essas transformações, o que significa a reorganização da produção, distribuição, comercialização e uso de produtos e serviços. Devido à comodidade proporcionada pelas ferramentas técnicas, a imagem do consumidor mudou.

Portanto, nas últimas décadas, vivenciamos a transição de uma economia manufatureira para uma economia digital.

Enquanto no século passado as grandes empresas que dominavam o cenário econômico eram concentradas em segmentos como siderurgia, petróleo e produção de veículos, (US Steel, Standard Oil Company, International Harvester) por exemplo, hoje as coisas já estão bem diferentes.

Corporações focadas em inovação e tecnologia, que desenvolvem equipamentos, aparelhos, softwares, plataformas e serviços nas áreas de entretenimento, comunicação e TI, são os grandes destaques. Estamos falando de potências como Apple, Microsoft, Facebook e Amazon, para citar algumas.

Quanto mais usamos e confiamos em todas essas ferramentas, mais podemos promover a economia digital.

Como a economia digital impacta nas empresas?

A pandemia significa que muitas empresas precisam acelerar o processo de transformação digital, porque o home office é a única maneira de muitas organizações continuarem funcionando.

Relacionados a isso estão todos os desafios do teletrabalho, levando em consideração a necessidade de adotar novos modelos de gestão, manter a produtividade, adaptar-se ao uso da tecnologia e de suas instalações e garantir a segurança e disponibilidade das informações.

O crescimento das startups na economia digital

Mas, antes mesmo disso, podemos também considerar o panorama geral e observar que no cenário da economia digital, os parâmetros estruturais da empresa sofreram grandes mudanças. Além de investir fortemente em soluções digitais, esses novos modelos de negócios também são escaláveis ​​e híbridos.

Essas organizações utilizam ferramentas técnicas como seus principais materiais de trabalho, utilizando a mesma quantidade de recursos, mas aumentando muito seu potencial de negócios.

É por isso que as startups estão crescendo tão rápido, especialmente durante a pandemia. Eles incorporaram esse novo modelo de negócio que se destaca na economia digital e, nos primeiros meses de isolamento social no Brasil, seus serviços foram destaque nas buscas do Google.

Essa informação vem de um estudo realizado pelo Google for Startups, apresentado na conferência Brazil at Silicon Valley, um movimento que busca melhorar a competitividade e relevância global do Brasil quando o assunto é inovação e tecnologia.

De acordo com a pesquisa, três aspectos principais de interesse público são voltados para as startups:

  • Facilitam a adaptação à nova rotina;
  • Oferecem serviços essenciais;
  • Oferecem suporte financeiro.

De maneira geral, houve um aumento da procura por serviços essenciais, como delivery, conta digital e móveis para home office. 

O que podemos esperar da economia digital?

Na verdade, a economia digital foi integrada. Mas o que vai acontecer com ela de agora em diante? Segundo o guia divulgado em 2015 pela SAP e o MIT Technology Review, os pilares desse novo modelo são:

  • Habilitar a inovação aberta, reinventando a relação entre empregadores e colaboradores, entendendo o impacto dos nativos digitais para o futuro do trabalho;
  • Ganhar a lealdade do cliente, considerando o cenário competitivo e a necessidade de experiências cada vez mais personalizadas;
  • Reforçar a otimização de recursos, pensando de forma abrangente sobre como economizar tempo dentro das operações e processos da empresa.

Além disso, a empresa deve acompanhar as tendências e possibilidades de mercado para adequar as novidades a esses pilares.

Desafios de todo esse processo

A economia digital ainda representa um grande desafio para muitas empresas, principalmente no Brasil. Podemos listar alguns dos principais:

Aplicar mudanças estruturais

A economia digital é sinônimo de adaptação e inovação constantes, o que exige de quem quer se adaptar a este novo ambiente uma mudança estrutural. Muitas empresas acham difícil fazer essa transição porque dependem muito dos processos.

As mudanças costumam ser de longo alcance e exigem investimento em ferramentas, treinamento de pessoal e contratação de profissionais. É vital abrir e aceitar essas possibilidades e dar o primeiro passo.

Incorporar as tecnologias

As tendências tecnológicas que a economia digital pode absorver ainda não aproveitaram ao máximo muitas organizações.

Por exemplo, conforme a coleta e a análise de dados se tornam essenciais, a inteligência artificial se torna cada vez mais importante, assim como a experiência do usuário personalizada.

Bitcoin e a criptomoeda (ou moeda virtual) também são uma tendência forte, mas ainda não são populares aqui.

No Japão, já foi legalizado como meio de pagamento e está muito próximo da proposta da Fintech, que mudou a forma como os usuários processam pagamentos e transferências bancárias.

Pense nas contas digitais, no recente lançamento do Pix no Brasil e na tendência de pagamentos por reconhecimento facial na China. Com isso, já podemos entender como a nossa relação com o dinheiro é diferente de alguns anos atrás.

Desigualdade no acesso à tecnologia

No Brasil, embora algumas empresas tenham se adaptado totalmente às soluções digitais, ainda existem empresas que são indiferentes a elas.

Nem sempre é útil contratar funcionários mais jovens em uma empresa que está mais familiarizada com tecnologia. Quando os proprietários e gerentes não se importam com isso, será mais difícil para a empresa se manter competitiva no mercado.

É muito importante disseminar o conhecimento técnico para evitar que a equipe perca o rumo e diminua a produtividade. O objetivo da economia digital é a tolerância e deve servir aos diferentes grupos, este é um aspecto importante que não pode ser ignorado.

Para te ajudar em todo esse processo, entre em contato com a Infracommerce e tire todas as suas dúvidas. 

 


Fale com um especialista

Leia também

Pix para e-commerce: saiba como isso pode alavancar suas vendas

Pix para e-commerce: saiba como isso pode alavancar suas vendas

Se você não conhece o impacto do Pix para e-commerce e como ele pode ser um aliado para o seu negócio, fique atento às nossas últimas atualizações!

Acessar
4 Funcionalidades para aumentar o lucro com as vendas b2b

4 Funcionalidades para aumentar o lucro com as vendas b2b

As vendas B2B são uma realidade cada vez mais presente na rotina dos empresários, junto à muitas responsabilidades. Continue a leitura e saiba mais sobre o tema!

Acessar
Faça um split de pagamento customizado para cada negócio com InfraPay

Faça um split de pagamento customizado para cada negócio com InfraPay

Entenda o que é split de pagamento, veja como usar e para quem é indicado. Além disso, falaremos um pouco sobre os benefícios da InfraPay como solução de pagamento.

Acessar

Assuntos

Revolucione sua
Customer Experience!


Descubra qual solução Infracommerce é a ideal para o sucesso do seu negócio.

Preencha o formulário abaixo que nossa equipe
entrará em contato para mais informações

Obrigado! Seu contato foi enviado com sucesso!
Oops! Algo deu errado, tente novamente.