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Top 4 causas de insatisfação do cliente na loja online

Top 4 causas de insatisfação do cliente na loja online

Para alcançar a satisfação do cliente é essencial entender o consumidor moderno. Segundo pesquisas,  50% dos clientes mudariam para o concorrente depois de ter uma única experiência ruim, também foi apontando que 80% deixaria a marca depois de algumas experiências negativas.

A partir desses dados, podemos reconhecer a importância que as empresas têm em mapear os fatores que podem levar o cliente a abandonar uma marca. 

Confira neste conteúdo as principais causas de insatisfação do cliente. 

4 principais causas de insatisfação do cliente na loja online

O mais importante na lógica de vendas é entender que o cliente deve ser colocado no centro do negócio, assim dizendo deve receber todas as atenções e influenciar em todas as decisões. Isso porque, ele é o coração do seu negócio e sem ele certamente a empresa nem existiria.  

Considerando isso, compreender quais são as principais causas de insatisfação do cliente é  a melhor maneira de ser guiado para desenvolver produtos mais alinhados com os desejos do público, a partir disso será possível organizar os processos e outras ações importantes para o sucesso da empresa. Confira os tópicos abaixo sobre as principais causas de insatisfação do cliente na loja online: 

1. Atendimento ineficaz

O atendimento eficaz é aquele que irá resolver os problemas do cliente de forma rápida e efetiva, ou seja, com soluções eficazes. Porém, também é aquele que responde às dúvidas do consumidor com empatia e propriedade no assunto, tornando-o mais confiante para comprar. 

Por outro lado, pode-se dizer que um atendimento ineficaz causa transtorno, não soluciona problemas, gera dúvidas e desconfiança para sua marca. Só afastando o cliente. A dica é não ser a empresa que oferece um atendimento ineficaz.

2. Atraso na entrega do produto

O atraso na entrega está entre as principais reclamações dos clientes de e-commerce. No momento que uma empresa atrasar uma entrega, automaticamente é transmitida a ideia de que não tem compromisso com o seu cliente, que por outro lado, está ansioso na espera da mercadoria adquirida. 

Na maioria das vezes, os atrasos ocorrem porque as empresas não contam com tecnologias que permitam o aperfeiçoamento das entregas. Hoje, existem softwares e ferramentas capazes de alinhar informações entre equipes e maximizar o resultado de entregas. 

3. Falta de comunicação

As falhas na comunicação também são problemas que resultam na insatisfação do cliente, pois gera desconfiança. Sobretudo o consumidor moderno, em situação de necessidade (como entrega em atraso) que não consegue falar com a empresa para saber o que aconteceu, sente-se lesado ou enganado. 

Dessa forma, é essencial manter uma comunicação ágil, com respostas concretas e claras sobre os processos logísticos, relações transparentes tendem a trazer mais resultados.

4. Qualidade dos produtos

Comprar na loja online pode ser uma surpresa positiva ou negativa. Apesar dos sites serem quase obrigados a disponibilizarem informações sobre os produtos, muitas vezes os clientes não sabem exatamente o que vão receber. 

O fator qualidade dos produtos é crucial na manutenção do relacionamento com a marca. Não podemos esperar boas recomendações de um cliente que recebe um produto de má qualidade. Caso o produto seja danificado durante a entrega, a empresa deve prestar todo o atendimento necessário, garantindo a troca da mercadoria. Comunicação eficaz é a melhor direção para solucionar problemas de insatisfação do cliente, não deixe a questão se expandir. 

Melhorar a experiência do cliente com full-service!

Quando você contrata uma única plataforma full service digital marketing para atender todas as suas necessidades de marketing, não será necessário se preocupar com a consistência. Até porque, será função dela criar estratégias que utilizam mensagens unificadas. 

O serviço precisa respeitar a identidade visual do seu cliente. Por esse motivo, criará anúncios usando as mesmas cores, logotipo e slogans para garantir que sua marca e seus produtos ou serviços sejam instantaneamente reconhecíveis entre seu público-alvo. 

A agência full service tem uma equipe especializada e experiente para desenvolver e gerenciar de maneira completa campanhas online e offline. Resumindo, esse modelo, chamado também de agência 360º, tem estrutura para cuidar de todas as áreas de marketing de uma organização.

Normalmente, é comum que as agências dêem atenção em apenas algumas áreas. Por exemplo, algumas empresas concentram seus trabalhos no marketing digital e outras no tradicional. Contudo, uma agência full service consegue integrar todas essas ações através de serviços como:

  • Redação: produção de conteúdo para todos os tipos de publicidade;
  • Design: identidade visual, papelaria e todo material necessário para o branding;
  • Projetos Web: planejamento, implementação, manutenção e desenvolvimento de sites, blogs e e-commerces;
  • Marketing digital: planejamento estratégico, Inbound Marketing, SEO, monitoramento e análise de resultados;
  • Produção audiovisual: captação de imagens, roteiros e edições de fotos e vídeos.

Quando você contrata uma única plataforma full service digital marketing para atender todas as suas necessidades de marketing, não será necessário se preocupar com a consistência. Até porque, será função dela criar estratégias que utilizam mensagens unificadas. 

A plataforma da Infracommerce foi desenvolvida com o objetivo de otimizar seu e-commerce, resultados e métricas, com toda dinâmica do Full Service . Tendo a missão de gerar mais vendas e conversões através de uma plataforma multicanal, com disponibilidade 24h, além de soluções modernas e únicas no mercado brasileiro.

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