Tendências do varejo para 2022/2023

Tendências do varejo para 2022/2023

Preparamos este artigo com falando sobre as tendências do varejo para 2022. Saiba sobre vendas, delivery, experiência do cliente e muito mais!

A cada ano o segmento de varejo se reinventa e evolui, e isso não acontece à toa, afinal, a transformação nos hábitos de consumo tem mudado consideravelmente. Com isso, é esperado que lojas de diferentes departamentos tentem acompanhar as tendências do varejo.

Não é mais novidade que os anos de 2020 e 2021 foram atípicos por inúmeras razões, um dos desdobramentos foram os novos hábitos que, por consequência, refletem na maneira como as pessoas consomem. Se no passado recente a tecnologia já era uma pauta indispensável para o varejo, hoje, ela é mais do que fundamental, chegando próximo a ser questão de sobrevivência. Afinal, quem não se adapta a essa nova realidade corre o risco de ser deixado para trás. Confira neste conteúdo as tendências do varejo

9 Tendências do varejo para 2022

1- Venda online

Com as transformações na comunicação, as pessoas ficaram mais conectadas e isso já não é mais segredo para ninguém. Uma prova disso são os indicativos que comprovam que o e-commerce cresceu 47% já no primeiro semestre de 2020, segundo pesquisa da Ebit | Nielsen em parceria com a Elo. Este percentual representa o maior aumento desse comércio dos últimos 20 anos.

O que significa que quem já possuía uma loja física passou também a investir no modelo virtual. Além disso, os registros de casos de negócios que abriram 100% online têm a possibilidade de serem destacados como influentes para melhorar este número.

Vale destacar que, além dos e-commerces, as redes sociais também são ótimas aliadas e as expectativas é que aqueçam ainda mais o setor de varejo.

O aumento desse consumo se deve sobretudo às pessoas que tiveram suas primeiras experiências de compra online durante a pandemia do Covid-19. 

A partir do processo de demandas sendo atendidas a um preço justo e entrega em um prazo coerente, as pessoas se sentiram mais seguras e voltaram a comprar nesse modelo. Ou seja, tiveram experiências de compra positivas. 

2- Delivery

Antes da pandemia que tomou conta do mundo inteiro, o delivery estava associado somente a restaurantes. Contudo, a dinâmica mudou e tudo indica que pode ser uma das fortes tendências do varejo para 2022. Também segundo o estudo já mencionado, 72% dos brasileiros começaram a usar (ou já estão utilizando) mais aplicativos de delivery. A principal razão para o aumento de participantes está no quesito praticidade em não precisar sair de casa.

O modelo delivery, hoje, está inserido em diferentes tipos de negócios, como: restaurantes, padarias, farmácias, lojas de bebidas, perfumarias, tabacarias e muitos outros.

3- Horários mais flexíveis

De acordo com estudos apontados no final de 2020, 46% dos consumidores valorizam as experiências virtuais. Por consequência, os hábitos de consumo acelerados se refletem em um contexto em que as pessoas almejam comprar de modo mais fácil e a qualquer horário.

A cultura de serviços disponíveis 24 horas está ganhando cada vez mais força. Dessa forma, uma das tendências é que os varejistas continuem se aperfeiçoando e flexibilizam a sua jornada de trabalho para entregar produtos e serviços em tempo integral.

O aspecto não se aplica exclusivamente ao ambiente online, contudo, também inclui as lojas físicas que operam 24 horas por dia! Se antes essa característica esteve exclusiva somente às farmácias, pode-se dizer que hoje se expande para outros segmentos.

4- Higiene

A higiene tem ocupado cada vez mais o espaço de pauta importante, não à toa esta é uma das potenciais tendências do varejo para o ano. Manter o distanciamento em locais públicos para evitar o contato com possíveis fontes de contaminação tornou-se uma preocupação legítima dos clientes e também dos funcionários.

Se nas lojas físicas, no passado, os recipientes com álcool em gel eram distribuídos pelo local e pias para lavar as mãos, hoje, são exigências (não só dos clientes, como de órgãos públicos sanitários).

Contudo, dá para ir ainda mais além. É necessário reconhecer que as formas de pagamento mudaram. Maquininhas de cartão, por exemplo, são indispensáveis nesse ‘’novo normal’’, em que as pessoas não querem pegar no dinheiro e andar com cédulas. Algumas pessoas, ainda mais convencidas da higiene, não utilizam mais sequer seus cartões, fazendo transações da tela do celular. Ou seja, isso representa, de fato, uma das tendências do varejo

5- PIX

Quando o PIX surgiu, foi indicado como uma opção mais flexível e ágil para pagamentos, tanto entre pessoas físicas como empresas. Contudo, a proporção que o PIX tomou foi tão grande, que, de acordo com pesquisa, realizada em novembro do ano passado, 92% das pessoas conhecem o novo sistema de pagamentos, e a maioria o considera seguro.

Com esse movimento, o Banco Central divulgou dados bastante otimistas acerca do novo modelo de pagamento, comprovando que ele é uma forte tendência no varejo em 2022. O PIX, da data do seu lançamento (16 de novembro) até o dia 03 de dezembro, contou com 43 milhões de transações, que movimentaram R$ 40,5 bilhões.

6-Customer Experience

Talvez você já deva estar cansado de ouvir falar sobre como a experiência de compra é fundamental para reter clientes. Contudo, agora, existe um nome e forma e se torna uma verdadeira tendência do varejo até o final de 2022: o Customer Experience.

O termo, também conhecido como CX, faz referência a experiência de compra oferecida em todas as etapas que o seu cliente passa até finalizar o pedido e utilizar o seu produto (já que aqui também está inserido o pós-vendas). O objetivo é ser muito mais que uma solução, como também fidelizar e criar uma boa recordação do cliente com o seu negócio.

7-Omnichannel

De modo geral, o omnichannel  trata-se de uma integração entre os diversos canais de comunicação, é realizado um mix das características gerais de cada uma delas, onde o objetivo é criar uma relação entre o ambiente interno e externo.

Omnichannel é tendência no varejo, seu principal objetivo é integrar os espaços físicos e virtuais para gerar uma melhor experiência para o cliente.

8- Produtos Saudáveis

A demanda por produtos saudáveis é uma realidade no mercado atual, e isso se reflete na procura e no crescimento de hortifrutis no Brasil. Apesar de ser algo positivo, é essencial compreender os desafios que o crescimento desse segmento traz.

Os produtos saudáveis certamente indicam uma melhora na forma dos brasileiros se alimentarem, e isso é ótimo. Contudo, também representa um maior rigor na qualidade de frutas, verduras e legumes (FLV). Dessa maneira, a preocupação com perdas de FLV também passa a ser uma questão. Portanto, supermercados e armazéns têm aperfeiçoado suas cadeias de suprimentos, com o uso de tecnologias de gestão, e assim, garantir mais qualidade a esses produtos.

9- Segurança digital

Desde a aprovação da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) prevista para este ano, espera-se que pautas relacionadas à segurança digital tenham força total.

Além disso, os investimentos em tecnologia para garantir o armazenamento seguro de dados vão dominar as empresas, sobretudo depois de 2020, no qual vários negócios foram invadidos por grupos hackers. Assim, é dessa maneira que soluções com cloud computing se tornam importantes para outros setores.

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