A tecnologia cashback é destinada a quem quer fidelidade dos seus clientes e vender mais.
Na prática, é uma opção de reembolso pelo consumidor de parte do valor da compra. Na tradução literal, o significado de cashback é “dinheiro de volta”.
Por consequência, acaba sendo vantajoso para o consumidor, assim como para as empresas.
A prática de cashback não é nenhuma novidade no mercado, já é praticada desde os anos 90, sendo o Reino Unido e os Estados Unidos pioneiros nessa prática. No Brasil, apesar de estar presente no mercado desde 2011, esse sistema de recompensa tem se popularizado somente nos últimos anos, principalmente dentro do contexto da pandemia.
Vale se atentar aos dados! De acordo com pesquisas, o cashback é a funcionalidade mais importante para o consumidor brasileiro em aplicativos de e-commerce. Por conta disso, empresas como Méliuz, e outros nomes conhecidos do segmento como PicPay, Beblue e Ame Digital, utilizam este recurso para alavancar vendas.
Para aproveitar as vantagens do cashback, o consumidor deve se cadastrar em uma dessas plataformas e ficar de olho nas lojas participantes e oportunidades especiais.
É preciso ser transparente em qualquer transação ‘’nova’’ para o consumidor. Na hora de comunicar a opção de compra com cashback, é fundamental ter o cuidado de não induzir o consumidor a achar que se trata de um desconto. Pois são coisas diferentes.
No desconto, o valor da compra é menor para o consumidor. Já no cashback, ele paga a mesma quantia, contudo, recebe uma porcentagem do dinheiro de volta. Como pode acontecer o reembolso na loja virtual? De duas formas, confira:
Fique atento, pois alguns programas de cashback têm prazo de resgate ou utilização do dinheiro de volta. O que impulsiona um senso de urgência ao consumo.
Para o e-commerce, funciona como se ela estivesse pagando uma comissão da venda ao programa, como no marketing de afiliados. A partir desse recurso que gestores oferecem cashback.
Com o cadastro em somente uma plataforma, o consumidor pode ter cashback em centenas ou milhares de lojas. Contudo, se há mais praticidade para o público, o comércio tem menos dificuldade de convencê-lo a usar a opção. Além disso, não é necessário gerar cupons nem códigos para esse tipo de atrativo do comércio eletrônico.
Existem muitas maneiras de estimular o consumidor a continuar usando o cashback, logo, realizando novas compras. A prova disso é o resultado de uma pesquisa impulsionada pelo Portal da Promo, que mostra que 45% dos consumidores confirmam a possibilidade de se tornarem clientes fiéis da marca que oferece essa opção.
E-commerces que estão associados ao programa de cashback ganham mais credibilidade de marca, tendo em vista tudo o que destacamos acima.
Os novos consumidores, quando procuram pelas marcas encontraram vantagens ao identificar a relação de seu negócio com o programa, e isso servirá para aumentar a visibilidade do negócio.
Cada segmento do comércio eletrônico trabalha no dia-a-dia com valores e volumes de venda próprios. Assim, é útil que o cashback se adapte à realidade do negócio. E vai além, é possível oferecer tipos de cashback aos clientes conforme os objetivos comerciais.
Se a meta é aumentar o ticket médio, é possível ter um cashback fixo, por exemplo, a cada R$ 300 reais em compras, caso a média de compras esteja em R$ 200.
Agora, se o objetivo é aumentar as vendas de itens específicos, eles podem ter porcentagens de reembolso diferenciadas.
As pesquisas são aliados do cashback, afinal, de acordo com documento 2020 Global Cashback Report, o cashback é capaz de gerar um aumento médio de 3,4 vezes na conversão das vendas e de 46% no ticket médio.
A expressão omnichannel tem sido bem comentada nos últimos anos. Mas será que você sabe de fato o que ela significa? O atendimento omnichannel é uma maneira de integrar os diversos canais de comunicação do seu negócio.
Não é simplesmente ter vários canais, como redes sociais, telefones e e-mails, mas envolve garantir que as informações que circulam neles estejam reunidas em um só lugar.
Desse modo, os seus clientes terão uma experiência diferenciada, porque, com esse recurso, o consumidor não vai ser necessário repetir todos os dados ou relatar o problema que está enfrentando. Com a integração das informações, o seu time de atendimento ganha agilidade e desburocratiza o processo.
Muitos gestores investem tudo na melhoria do espaço físico e acabam se esquecendo de investir nos outros canais de comunicação da empresa. No entanto, o consumidor não se relaciona com a empresa apenas na loja; ele faz isso por meio de redes sociais, aplicativos, blog, entre outros canais.
Por esse motivo, o trabalho jamais será consistente se o ponto de vendas estiver bonito e acessível, mas a comunicação nas redes sociais for de baixa qualidade, o setor de telecomunicações não existir e até mesmo o pós-venda não acontecer da maneira certa. Para oferecer um atendimento de qualidade, é fundamental ter visão de cliente.
Diferentes nichos têm várias formas de medir a lealdade do cliente, mas a mais básica é analisar o número de compras ao longo da vida de um cliente no banco de dados. Os compradores fiéis são, sem dúvidas, os clientes mais valiosos que um gestor pode ter.
Converse com um especialista e obtenha mais insights para o aperfeiçoamento da experiência do cliente!
Conheça as soluções omnichannel da Infracommerce. Entre em contato.
Conheça nosso LinkedIn!
Se você não conhece o impacto do Pix para e-commerce e como ele pode ser um aliado para o seu negócio, fique atento às nossas últimas atualizações!
AcessarAs vendas B2B são uma realidade cada vez mais presente na rotina dos empresários, junto à muitas responsabilidades. Continue a leitura e saiba mais sobre o tema!
AcessarEntenda o que é split de pagamento, veja como usar e para quem é indicado. Além disso, falaremos um pouco sobre os benefícios da InfraPay como solução de pagamento.
Acessar
Descubra qual solução Infracommerce é a ideal para o sucesso do seu negócio.
Preencha o formulário abaixo que nossa equipe
entrará em contato para mais informações