Infracommerce

B3
svg2

Sua empresa precisa fazer Logística Reversa

Sua empresa precisa fazer Logística Reversa

Se sua empresa não possui um ótimo plano de logística reversa, você pode estar perdendo receita e nem perceber.

O planejamento da devolução dos produtos à sua empresa  gerenciamento de devoluções) pode parecer contra-intuitivo. Ainda assim, para empresas que oferecem aluguel, coleta de produtos ou qualquer tipo de gerenciamento de logística de remessa, o caminho para trás pode ser tão caro quanto o caminho para a frente.

Pode ser a hora de examinar mais de perto o sistema de logística reversa da sua empresa e verificar se ele está funcionando a seu favor, e não contra você.

Neste artigo, entenda o impacto da Logística Reversa no seu negócio.

O que é logística reversa?

Logística reversa é qualquer parte do processo logístico em que mercadorias ou serviços se movem do que normalmente é seu destino final (o cliente) de volta para sua origem (ou, em alguns casos, para um terceiro local). A logística reversa abrange o trabalho que ocorre depois que um produto é entregue a um cliente.

Digamos que você administre uma cervejaria artesanal. Entregar barris para restaurantes faria parte de seu processo de logística para o futuro. Pegar barris vazios em restaurantes e trazê-los de volta para sua cervejaria seria logística reversa. Outro exemplo seria a devolução de mercadorias no comércio eletrônico.

No pós pandemia, em decorrência das mudanças no comportamento do consumidor, a logística reversa é extremamente crítica porque não importa quanto planejamento você faça com antecedência, as coisas mudam rapidamente no campo. Os locais de destino mudam, as situações mudam e você precisa ser capaz de se adaptar rapidamente.

Como a logística reversa se encaixa em sua cadeia logística

As etapas precisas em uma cadeia de logística reversa variam de empresa para empresa, mas a logística reversa normalmente se refere a qualquer parte de uma cadeia de abastecimento de logística que flui do cliente de volta para sua empresa (ou, às vezes, para um terceiro local).

Para uma empresa de produtos, isso pode ser a troca do cliente ou o processo de devolução. No caso de serviços de logística que oferecem o descarte de produtos vencidos para seus clientes, pode-se levar contêineres a uma central de reciclagem.

É fácil ver como a logística progressiva equivale à receita. Afinal, o objetivo da maioria das empresas é ganhar dinheiro vendendo um produto ou serviço aos clientes, e não retirando-o. A logística futura inclui a fabricação de produtos, sua entrega e todas as etapas que você precisa seguir para colocar seu produto nas mãos do cliente.

As operações de logística reversa não se correlacionam diretamente com a receita de muitas empresas, e é por isso que muitas vezes são esquecidas. Mas melhorar seu processo de logística reversa pode ajudá-lo a construir uma base de clientes leais. Basta considerar o quão importante é um processo de devolução contínuo.

Benefícios da Logística Reversa em sua empresa (você pode estar perdendo)

Mesmo que você não use a logística reversa no dia a dia, provavelmente precisará dela em algum momento. Os exemplos a seguir ilustram apenas algumas maneiras pelas quais tipos específicos de empresas podem se beneficiar de uma excelente logística reversa.

1. Serviços de coleta e entrega

As empresas que oferecem serviços de coleta e entrega dependem fortemente da logística reversa. Para os serviços de lavagem a seco e lavanderia, a logística reversa inclui a coleta da roupa suja e o transporte até o local da empresa para limpeza. As empresas de lavanderia com serviço completo precisam planejar as rotas de coleta, além de planejar as rotas de entrega.

A logística reversa pode ser usada aqui para agendar coletas em rotas de entrega já planejadas, aumentando assim a receita sem a necessidade de contratar motoristas adicionais. Usando um software de otimização de rota, como oferecido pela Infracommerce, você pode combinar seu planejamento de coleta e entrega de forma rápida e eficiente, enquanto cria um melhor equilíbrio de carga de trabalho para os motoristas.

2. Devoluções de aluguel

As empresas que alugam ferramentas especializadas, máquinas pesadas ou equipamentos de filme podem se beneficiar significativamente de uma logística reversa eficaz.

Racionalizar o processo de recuperação de ativos no final de uma locação é vital para esses tipos de negócios. O processo de logística reversa deve incluir a coleta de ativos, inspeção de equipamentos alugados em busca de danos e pedidos de reparos ou manutenção necessários, limpeza e, eventualmente, reabastecimento para que possam ser alugados novamente. Felizmente, como as locadoras sabem quando o período de locação termina, elas podem planejar as coletas e alocar tempo para limpeza e manutenção com antecedência.

As locadoras podem usar o planejamento de logística reversa para minimizar o tempo de inatividade para limpeza e reparos de equipamentos. Reduzir o tempo que o equipamento fica fora de serviço aumentará as vendas e a satisfação do cliente também, porque significa que os ativos estarão prontos para serem alugados novamente com mais rapidez. Finalmente, uma ótima logística reversa pode minimizar o estresse dos gerentes de equipamentos e dar-lhes mais tempo para se concentrar na estratégia.

3. Devoluções e trocas

Às vezes, por uma série de razões, um cliente precisará devolver ou trocar um item. As taxas de devolução variam de acordo com o nicho ou setor e, para algumas empresas, as devoluções são muito comuns. Quando isso acontece, as empresas de produtos devem ter um plano eficiente de logística reversa para lidar com o produto devolvido. Sem ele, você não será capaz de fornecer um ótimo suporte ao cliente e a experiência do cliente será prejudicada.

O atendimento ruim ao cliente afeta diretamente seu comportamento de compra. Por outro lado, o bom atendimento ao cliente afetou seu comportamento de compra. Os clientes apreciam as empresas que os ajudam quando precisam e tornam as devoluções e trocas o mais fácil possível.

Levar em consideração a logística reversa ao escrever suas políticas de devolução ajuda os representantes de atendimento ao cliente a saber exatamente o que fazer quando algo não sai como planejado. Estar preparado será recompensado por aumentar a fidelidade e a satisfação do cliente.

4. Remoção de eletrodomésticos ou móveis grandes

Os varejistas que vendem produtos grandes, como geladeiras ou sofás, podem usar a logística reversa para se diferenciar, oferecendo a remoção de eletrodomésticos ou móveis antigos do cliente. Alguns compradores não poderão se desfazer do eletrodoméstico ou da mobília velha por conta própria.

Contratar outra empresa para entrar e retirar o item antigo adiciona outra etapa ao processo e pode ser muito caro. Ao oferecer uma solução para esse problema, você pode fazer seu negócio se destacar e aumentar a satisfação do cliente.

A melhor parte é que, como você já está entregando um item grande, não será necessário agendar outro caminhão ou operário para a coleta. Você pode simplesmente pegar o item antigo enquanto entrega o novo ao seu cliente. Além disso, você será capaz de integrar perfeitamente as coletas às programações de entrega com o software de otimização logística certo.

5. Minimize o impacto ambiental por meio do descarte adequado

Os consumidores se preocupam com o impacto ambiental de suas compras. Hoje, os consumidores acreditam que é importante para as empresas projetar produtos que devem ser reutilizados ou reciclados. Um dos resultados disso é o aumento da procura por produtos mais ecológicos.

Uma ótima maneira de atrair mais clientes e construir o reconhecimento da marca é cuidar do descarte adequado de aparelhos grandes ou lidar com a logística de fim de vida de uma forma que reduza o impacto ambiental.

Para concluir, ter o software certo é a chave para implementar uma estratégia sólida de logística reversa – esteja você gerenciando a logística reversa ou direta. A Infracommerce está aqui para ajudar com sua cadeia de suprimentos reversa!

Gostou do conteúdo?

Continue nos acompanhando para mais conteúdos como este. Não deixe de navegar pelo site da Infracommerce e conhecer nossas soluções.

Generic selectors
Palavras exatas
Pesquise por título
Pesquise por conteúdo
Post Type Selectors

Digitalize seu Go-to-Market

Faça parte do maior ecossistema de Full Commerce da América Latina!

Varejo on-line x físico: perspectivas para o futuro

por Kai Philipp Schoppen. As pessoas sempre perguntam qual a minha visão sobre o futuro do e-commerce.…

Como montar um funil de vendas eficiente?

Um funil de vendas, também conhecido como pipeline, permite analisar as oportunidades de vendas nas quais…

Dark Stores: o formato que tá ganhando força no mercado

As dark stores se desenvolveram massivamente durante a pandemia, e está em crescimento no Brasil. O seu…

Fale agora com
nossos
especialistas

Ao preencher o formulário e clicar no checkbox, você expressamente declara que está ciente de que a nossa empresa poderá realizar contato com você via e-mail, telefone, WhatsApp ou qualquer outro meio e enviar comunicações para o fim exclusivo de apresentar conteúdos, produtos e serviços relacionados à Infracommerce.