Segredos para uma loja online de sucesso

Segredos para uma loja online de sucesso

Obviamente, a Internet ocupa cada vez mais espaço na vida das pessoas. Segundo o IBGE, no Brasil, mais de 116 milhões de pessoas se conectam à Internet todos os dias. Esse número certamente aumentará significativamente com o tempo.

É nesta situação de crescimento que muitas pessoas optam por comprar online, seja por comodidade e rapidez. Por isso, a cada dia milhares de empresas veem novas oportunidades de crescimento na Internet e decidem rapidamente expandir seus negócios investindo em lojas virtuais - para quem quer ou precisa aumentar as vendas sem exigir um grande investimento. Para as pessoas, essa é uma boa estratégia. Uma loja online não precisa ter uma loja física.

Uma loja virtual, ou e-commerce, é um site desenvolvido para vender diretamente pela Internet. Sendo uma opção prática e eficaz para quem deseja adquirir produtos sem sair do conforto de sua casa. A propósito, esse público está crescendo rapidamente a cada dia.

Se a competição entre as lojas físicas é grande, então no mundo online o cenário é mais desafiador, porque no ambiente virtual não há limite de escopo. À medida que sua empresa começa a alcançar clientes em potencial de outras cidades, estados e até países, os concorrentes também aparecem na mesma escala. 

Se você quer aprender estratégias para começar a investir ou melhorar sua loja online, confira nossas super dicas para impulsionar seus negócios de uma vez por todas:

1. Escolha uma boa plataforma

Se você acabou de se aventurar no mundo dos negócios digitais, saiba que escolher uma boa plataforma de desenvolvimento de sites é fundamental para a satisfação e fidelização do cliente.

Existem muitas plataformas gratuitas na Internet para você desenvolver suas próprias páginas, Wix e WordPress são exemplos. Porém, quando se trata de lojas online, você deve ter muito cuidado, afinal você terá acesso aos dados pessoais, senhas e endereços do usuário. 

É preciso zelar pela segurança das pessoas que visitam seu site, só assim você terá a chance de ser recomendado por elas. É por isso que é tão importante pesquisar bem quem irá desenvolver sua página online antes de iniciar seu negócio.

Agora, se você não tem as habilidades para desenvolver seu próprio site, não seria ótimo se houvesse uma empresa no mercado para desenvolvê-lo para você?

Online é muito fácil e rápido, basta construir parcerias com quem está realmente comprometido com o seu sucesso.

2. Variedade de produtos na loja online

Outro lembrete importante que as lojas às vezes esquecem, é oferecer uma ampla gama de produtos. Pode ser que seu setor seja restrito e você, na verdade, tenha poucas opções para um produto específico, mas se sua loja vende roupas, a melhor maneira é mudar o tamanho, a cor e o estilo.

Uma loja com diversas opções de produtos (no caso do e-commerce de roupas) tende a atender melhor a uma maior quantidade de clientes, por isso lida com diversos públicos e atrai mais pessoas.

Antes de realmente iniciar seu negócio, planeje e pesquise seu público-alvo, entenda o que eles querem comprar e, em seguida, faça o investimento certo para fornecer mais variedade e opções do que eles esperavam.

3. Tenha bons fornecedores 

Tão importante quanto vender bem é comprar bem. Além de investir em uma boa plataforma, deve haver bons fornecedores. Somente assim você poderá oferecer produtos de qualidade a preços competitivos no mercado.

Encontrá-los não é realmente uma tarefa fácil, requer muita pesquisa e dedicação, mas quando o feedback positivo do cliente começar a aparecer, seus esforços serão recompensados.

Para oferecer o melhor serviço aos seus clientes, eles se manterão fiéis à sua marca. Caso contrário, se o produto não atender às suas expectativas, eles não irão mais recomendar e comprar em sua loja online.

4. Possibilidade de pagamento

Um dos principais motivos para o cancelamento de compras após o envio é a limitação dos métodos de pagamento do site.

Imagine a seguinte situação: "você está empolgado adicionando produtos em seu carrinho de compras em um site de loja virtual, e quando chega a hora de escolher a como será o meio de pagamento, você percebe que o site não disponibiliza esta opção"... Imaginou? Isso é muito frustrante! Aposto que você irá imediatamente procurar outro site que aceite essa opção, certo?

Hoje, métodos de pagamento online como o Pag Seguro estão surgindo e podem ser considerados a verdadeira cereja do bolo.

Empresas como esta são excelentes porque: em primeiro lugar, são muito seguras; em segundo lugar, realizam transações financeiras totalmente online; e por último, porém não menos importante, aceitam vários métodos de pagamento (vários tipos de cartões de crédito, recibos bancários, etc).

Ou seja, a escolha de uma loja online que coopere com tais plataformas abre uma série de possibilidades para os usuários. Ele escolherá o método que melhor se adapta à sua situação financeira para fazer a compra.

5. Canais de contato 

Outro truque incrível que pode diferenciar seu e-commerce de seus concorrentes é a disponibilidade de canais de contato em seu site.

Além dos métodos habituais de comunicação (e-mail, SAC e telefone) a utilização de canais de atendimento via WhatsApp ou chat online pode, sem dúvida, ser utilizada para visitar o seu site e/ ou adquirir os seus produtos. Isso porque os clientes sabem que, caso tenham dúvidas ou imprevistos sobre a compra, eles podem entrar em contato com você facilmente.

6. Redes Sociais

Como todos nós já sabemos, as redes sociais são ótimas ferramentas para atingir um grande público em um curto espaço de tempo, portanto, usá-las para promover seus serviços ou produtos é uma estratégia!

Para isso, basta criar o perfil da sua empresa nas redes sociais mais populares, Facebook e Instagram, e começar a promovê-lo. Se sua postagem for feita corretamente, além de uma boa foto, um ótimo título e um método de contato, os usuários começarão a compartilhar, curtir e se interessar por seus produtos.

7. Gentileza, compromisso e responsabilidade 

A última dica, mas não menos importante, é que para que sua loja online alcance um sucesso efetivo e atraia cada vez mais clientes fiéis, você deve ser amigável o suficiente para resolver quaisquer dúvidas e reclamações dos marítimos e prometer entregar o que você promete na descrição do produto e fotos e, por fim, você deve se responsabilizar pelos dados pessoais do usuário.

Tudo isso precisa ser coordenado, porque ninguém quer que sua marca tenha problemas e fique mal falada no Reclame Aqui, certo?

Gostou das dicas? Continue nos acompanhando para ter acesso a mais conteúdos como este. Em caso de dúvidas, fale com nossa equipe!

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