Order fulfillment ou apenas fulfillment é um termo utilizado para definir todos os processos envolvidos na operação de uma loja virtual para garantir o recebimento, o processamento e a entrega dos produtos ao consumidor final.
Embora essa seja uma etapa comum no dia-a-dia de qualquer proprietário de e-commerce, muitas pessoas ainda querem saber o que é realização e qual a relação desse termo no negócio.
O conhecimento aprofundado desta operação e a determinação de métodos de otimização são essenciais para reduzir custos e aumentar a competitividade do negócio em termos de preço e qualidade de serviço ao cliente.
Por este motivo, iremos detalhar neste artigo como o fulfillment funciona e como otimizar o atendimento da loja online.
As lojas online podem coordenar seu fulfillment de ponta a ponta. Para isso, é necessário integrar bem suas áreas de logística, operações e serviços. Ou, você pode apostar em uma empresa especializada neste serviço.
Os sites que usam serviços de fulfillment apenas aceitam pedidos de clientes. Armazenamento, separação, embalagem, transporte e, às vezes, até mesmo atendimento ao cliente estão nas mãos de terceirizados.
Normalmente, o repasse de pedidos é feito através do sistema ERP do estabelecimento, que é integrado ao sistema da empresa terceirizada.
A loja virtual é responsável por abastecer o estoque de produtos com empresas parceiras. Em seguida, ela é responsável pela armazenagem, separação e embalagem (pick e packing) e, por fim, entrega ao consumidor final.
O fulfillment é constituído por algumas etapas básicas, como já mencionado acima, que vamos detalhar na sequência:
O fulfillment afeta diretamente o custo e a reputação das lojas online. Os custos de armazenamento, manuseio, preparação e transporte dos produtos são geralmente os mais caros para as empresas e seu poder de barganha é limitado.
De modo geral, somente por meio de otimizações específicas (ajuste de rota, melhoria de processos, etc.) ou devoluções de escala (maior volume de vendas) esses custos podem ser reduzidos.
Ao mesmo tempo, um fulfillment bem executado pode garantir a entrega pontual e evitar problemas como perda ou dano do produto durante o transporte.
Isso garante um maior nível de satisfação do cliente, beneficia a reputação da marca e traz mais vendas.
Essa tendência de terceirização fulfillment está se intensificando no Brasil e a escolha de empresas que prestam esse serviço é cada vez maior.
No entanto, você deve ser muito sábio ao escolher um parceiro. A melhor escolha depende muito da sua localização, modelo de negócios e da complexidade da sua loja online.
Sem um fulfillment claro e bem estruturado, é impossível ter sucesso nas vendas online.
Isso é ainda mais importante se você trabalhar com grandes redes varejistas no modelo de marketplace.
Nesse caso, os padrões de desempenho de entrega são mais rigorosos, o que afeta diretamente as vendas.
Por se tratar de uma atividade complexa e de grande relevância para as empresas, muitos varejistas apostam na terceirização de serviços.
Nos Estados Unidos e em outros países, esse conceito é muito comum, nesses países as redes varejistas realizam essa operação por conta própria para terceiros.
Isso mantém a credibilidade da marca porque reduz o risco de problemas no processamento e envio dos produtos.
Existem outros serviços semelhantes ou complementares, mas a escolha da solução ideal para o seu negócio depende de uma análise criteriosa dos custos e da capacidade de entrega da loja virtual.
Independentemente de sua empresa ter um parceiro de terceirização, sempre existe a oportunidade de otimizar as etapas de fulfillment. Lembre-se: a melhoria contínua é a chave!
Aqui estão algumas considerações:
Sua plataforma de e-commerce deve ter integração efetiva. Está conectado ao ERP principal, API e software de controle de estoque? É bom se estruturar.
Seja em nosso próprio depósito ou em um depósito de terceiros, devemos garantir que o produto com a maior taxa de rotatividade esteja sempre disponível. Preste muita atenção ao fluxo de reabastecimento!
Se você planeja contratar uma empresa de fulfillment, escolha um produto que já esteja vendendo bem. Portanto, o estoque não ficará com o sócio, afinal você vai pagar por ele.
Também é importante facilitar a identificação do produto, como marcações de diferentes tamanhos e cores. Dessa forma, você pode evitar confusão com códigos e SKUs.
Finalmente, medir o funcionamento do fulfillment é essencial. Aqui estão alguns indicadores que você deve seguir:
Essas métricas ajudam a avaliar a agilidade geral do serviço e os problemas mais comuns.
Se a operação for considerada muito complicada ou muito cara para gerenciar dentro da empresa, ela sempre pode ser terceirizada, assinando um contrato de serviço com outro agente privado. Caso tenha interesse, entre em contato com a nossa equipe:
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