Sobre a Infrarelações com investidoresContatoBlog
logo Infracommerce CX as a Service
MarketingTecnologiaPagamento
OperaçãoOne Stop Shop
Saiba o que é fulfillment e como funciona

Saiba o que é fulfillment e como funciona

Order fulfillment ou apenas fulfillment é um termo utilizado para definir todos os processos envolvidos na operação de uma loja virtual para garantir o recebimento, o processamento e a entrega dos produtos ao consumidor final.

Embora essa seja uma etapa comum no dia-a-dia de qualquer proprietário de e-commerce, muitas pessoas ainda querem saber o que é realização e qual a relação desse termo no negócio.

O conhecimento aprofundado desta operação e a determinação de métodos de otimização são essenciais para reduzir custos e aumentar a competitividade do negócio em termos de preço e qualidade de serviço ao cliente.

Por este motivo, iremos detalhar neste artigo como o fulfillment funciona e como otimizar o atendimento da loja online.

Como funciona o fulfillment?

As lojas online podem coordenar seu fulfillment de ponta a ponta. Para isso, é necessário integrar bem suas áreas de logística, operações e serviços. Ou, você pode apostar em uma empresa especializada neste serviço.

Os sites que usam serviços de fulfillment apenas aceitam pedidos de clientes. Armazenamento, separação, embalagem, transporte e, às vezes, até mesmo atendimento ao cliente estão nas mãos de terceirizados.

Normalmente, o repasse de pedidos é feito através do sistema ERP do estabelecimento, que é integrado ao sistema da empresa terceirizada.

A loja virtual é responsável por abastecer o estoque de produtos com empresas parceiras. Em seguida, ela é responsável pela armazenagem, separação e embalagem (pick e packing) e, por fim, entrega ao consumidor final.

Conhecendo as etapas do fulfillment 

O fulfillment é constituído por algumas etapas básicas, como já mencionado acima, que vamos detalhar na sequência:

  • Estoque: Todo o processo começa com a armazenagem dos produtos a serem comercializados. Isso pode ser feito usando seu próprio armazém ou por meio de estoque de terceiros (vendas diretas). Nesse caso, é necessário um sistema para garantir um bom controle de estoque e reposição pós-venda.
  • Picking: Após o processamento do pedido, é necessário localizar o produto em estoque e retirar a quantidade a ser enviada. Neste ponto, a situação da organização interna da empresa fica clara à primeira vista.
  • Embalagem: Após a separação do produto, ele precisa ser embalado de forma que não sofra danos durante o transporte. Este processo precisa ser ágil e qualificado, sem incorrer em custos adicionais.
  • Transporte: O produto é embalado e despachado do almoxarifado até o endereço de recebimento para garantir a pontualidade e garantir que os itens estejam em boas condições. Isso requer soluções técnicas capazes de rastreamento em tempo real.
  • Após a entrega: Nesta fase, para coletar o feedback do cliente após o envio do produto, e para gerenciar devoluções e trocas, etc., é necessário construir um sistema de logística reversa.

Importância do fulfillment

O fulfillment afeta diretamente o custo e a reputação das lojas online. Os custos de armazenamento, manuseio, preparação e transporte dos produtos são geralmente os mais caros para as empresas e seu poder de barganha é limitado.

De modo geral, somente por meio de otimizações específicas (ajuste de rota, melhoria de processos, etc.) ou devoluções de escala (maior volume de vendas) esses custos podem ser reduzidos.

Ao mesmo tempo, um fulfillment bem executado pode garantir a entrega pontual e evitar problemas como perda ou dano do produto durante o transporte.

Isso garante um maior nível de satisfação do cliente, beneficia a reputação da marca e traz mais vendas.

Empresas de fulfillment

Essa tendência de terceirização fulfillment está se intensificando no Brasil e a escolha de empresas que prestam esse serviço é cada vez maior.

No entanto, você deve ser muito sábio ao escolher um parceiro. A melhor escolha depende muito da sua localização, modelo de negócios e da complexidade da sua loja online.

Sem um fulfillment claro e bem estruturado, é impossível ter sucesso nas vendas online.

Isso é ainda mais importante se você trabalhar com grandes redes varejistas no modelo de marketplace.

Nesse caso, os padrões de desempenho de entrega são mais rigorosos, o que afeta diretamente as vendas.

Otimização do fulfillment

Por se tratar de uma atividade complexa e de grande relevância para as empresas, muitos varejistas apostam na terceirização de serviços.

Nos Estados Unidos e em outros países, esse conceito é muito comum, nesses países as redes varejistas realizam essa operação por conta própria para terceiros.

Isso mantém a credibilidade da marca porque reduz o risco de problemas no processamento e envio dos produtos.

Existem outros serviços semelhantes ou complementares, mas a escolha da solução ideal para o seu negócio depende de uma análise criteriosa dos custos e da capacidade de entrega da loja virtual.

Independentemente de sua empresa ter um parceiro de terceirização, sempre existe a oportunidade de otimizar as etapas de fulfillment. Lembre-se: a melhoria contínua é a chave!

Aqui estão algumas considerações:

Tenha uma plataforma de e-commerce robusta

Sua plataforma de e-commerce deve ter integração efetiva. Está conectado ao ERP principal, API e software de controle de estoque? É bom se estruturar.

Faça uma boa gestão de estoque

Seja em nosso próprio depósito ou em um depósito de terceiros, devemos garantir que o produto com a maior taxa de rotatividade esteja sempre disponível. Preste muita atenção ao fluxo de reabastecimento!

Se você planeja contratar uma empresa de fulfillment, escolha um produto que já esteja vendendo bem. Portanto, o estoque não ficará com o sócio, afinal você vai pagar por ele.

Também é importante facilitar a identificação do produto, como marcações de diferentes tamanhos e cores. Dessa forma, você pode evitar confusão com códigos e SKUs.

Mensure os resultados

Finalmente, medir o funcionamento do fulfillment é essencial. Aqui estão alguns indicadores que você deve seguir:

  • O número de pedidos e remessas na loja em um determinado período;
  • O tempo médio entre o pedido e o envio e, claro, a entrega;
  • Número de pedidos devolvidos, perdidos e danificados

Essas métricas ajudam a avaliar a agilidade geral do serviço e os problemas mais comuns.

Se a operação for considerada muito complicada ou muito cara para gerenciar dentro da empresa, ela sempre pode ser terceirizada, assinando um contrato de serviço com outro agente privado. Caso tenha interesse, entre em contato com a nossa equipe:

Conheça nosso LinkedIn!
Fale com um especialista

Mais categorias

#tánoar
E-commerce
Marketing
Full Service
Mercado
Operações
Cases
Gestão
Tecnologia

Leia também

Mercado B2B e a digitalização

Mercado B2B e a digitalização

Neste conteúdo, você vai entender qual é a relação do mercado B2B com a digitalização. Continue a leitura para saber mais sobre o tema. Boa leitura!

Acessar
Green Mile: mudanças no mercado para consumo consciente

Green Mile: mudanças no mercado para consumo consciente

Já ouviu falar em Green Mile? Nos acompanhe nesta leitura que preparamos para você e saiba mais sobre as mudanças que afetam o mercado. Boa leitura!

Acessar
Desafios da Tributação para E-commerces B2B

Desafios da Tributação para E-commerces B2B

Neste conteúdo, você vai conferir quais são os desafios da tributação para e-commerces B2B! Nos acompanhe nesta leitura e saiba mais sobre o tema!

Acessar

Assuntos

Vendas
Usabilidade
Transporte
Teste A/B
Tendências
Taxa de Conversão
Soluções
Setor
SEO
SEM
Segurança
SAC
Recorrência
Promoções
Produto
Precificação
Plataforma
Planejamento
Pandemia
Pagamento
Opinião
Operação
Omnichannel
Omnicanal
Notícias
Navegação
Multicanal
Modelos de Negócio
Mobile
Mídia
Meios de Pagamento
Marketplace
Marketing Estratégico
Loja Virtual
Logística
KPIs
Kai Schoppen
Jornada de compra
Integrações
Inovação
Infracommerce na Mídia
Infracommerce
Imprensa
Fulfillment
Fidelização
Experiência
Estratégia
Economia
Ebit-Nielsen
Distribuidores
Digital
Dicas
Customização
Customer Experience as a Service
Customer Experience
Conversão
Conteúdo
Consumidor
Compras
Cliente
Black Friday
B2C
B2B
Artigos
Tecnologia
Gestão
Cases
Operações
Mercado
Full service
Marketing
E-commerce
Revolucione sua
Customer Experience!


Descubra qual solução Infracommerce é a ideal para o sucesso do seu negócio.
‍
Preencha o formulário abaixo que nossa equipe
entrará em contato para mais informações

Customer Experience as a Service

O que fazemos

Gestão de SAC
Plataforma de E-commerce
Marketplace B2B
Solução de Fulfillment Infracommerce

Institucional

  • Customer Experience as a Service
  • Sobre a Infra
  • BlogContatoPolítica de privacidadeCódigo de Ética e CondutaCanal de Ética InfracommercePolítica de privacidade

Social

  • Instagram
  • Facebook
  • LinkedinYoutube
Copyright © 2021 infra.commerce. Todos direitos reservados.