Montar um e-commerce do zero demanda muitos desafios, sem dúvida. Afinal, começar qualquer negócio exige grandes esforços, certo?
No comércio eletrônico, mais do que tirar sua ideia do papel, fazê-lo crescer, torná-lo relevante e lucrativo é fundamental seguir um mesmo modelo.
O conhecimento deste modelo é o primeiro passo para que o seu negócio tenha a oportunidade de ocupar um lugar no mercado. Sim, estamos falando da estrutura do e-commerce, ou seja, o modelo de gestão.
Neste conteúdo vamos te apresentar dicas para estruturar seu e-commerce e vê-lo alcançar o sucesso!
Uma empresa funciona perfeitamente diante da seguinte situação: quando todas as peças estiverem devidamente alinhadas e funcionando em perfeita sintonia. Para isso, é fundamental que cada funcionário de sua equipe saiba exatamente o que se espera dele.
Dessa forma, você deve detalhar de modo minucioso todos os processos, projetos e tarefas da empresa.
Dica para gestores e lideranças: de nada adianta delegar tarefas sem explicar exatamente o esperado. Assim, se a informação não for bem direcionada, as chances da tarefa não sair como o esperado são maiores.
Como dissemos acima, para que uma empresa funcione da maneira esperada, deve haver alinhamento de todos os setores de seu negócio. Logo, a gestão das pessoas que trabalham com você.
Para facilitar a seleção dos funcionários corretos para cada tarefa, o primeiro passo é criar um código de conduta. Ou seja, um conjunto de normas de convivência que todos os colaboradores devem seguir. Esse é o básico para a boa convivência entre as pessoas.
Outra ação importantíssima é mantê-los motivados, aqueles que trabalham com você não podem perder a motivação ou pararem de acreditar no trabalho que está sendo feito. Pois isso, pode acabar “influenciando” os demais. O resultado só poderá ser a improdutividade generalizada. Diante disso, seja um antro motivacional, do tipo que não deixa a peteca cair.
Uma coisa é certa: toda empresa ou negócio vai vender um produto. A experiência do cliente é parte fundamental de sua venda. Com as mudanças no comportamento do consumidor, toda estratégia para melhorar a experiência do cliente precisa ser vista como prioridade.
Oferecer uma boa experiência aos clientes não é uma coisa que se constrói da noite para o dia. Muito pelo contrário, requer ações que visem ao longo prazo, de maneira consistente.
Muitos gestores investem tudo na melhoria do espaço físico e acabam se esquecendo de investir nos outros canais de comunicação da empresa. No entanto, o consumidor não se relaciona com a empresa apenas na loja; ele faz isso por meio de redes sociais, aplicativos, blog, entre outros canais. Acompanhe abaixo nossas dicas para melhorar a estrutura de seu e-commerce!
A expressão omnichannel tem sido bem comentada nos últimos anos. Mas será que você sabe de fato o que ela significa? O atendimento omnichannel é uma maneira de integrar os diversos canais de comunicação do seu negócio.
Não é simplesmente ter vários canais, como redes sociais, telefones e e-mails, mas envolve garantir que as informações que circulam neles estejam reunidas em um só lugar.
Desse modo, os seus clientes terão uma experiência diferenciada, porque, com esse recurso, o consumidor não vai ser necessário repetir todos os dados ou relatar o problema que está enfrentando. Com a integração das informações, o seu time de atendimento ganha agilidade e desburocratiza o processo.
A experiência do cliente precisa ser única e, com um software CRM (Customer Relationship Management, ou Gestão de Relacionamento com o Cliente), isso pode ser feito da forma mais eficaz. A ferramenta de CRM ajuda a entender e encontrar falhas, bem como procurar melhorias para a experiência do cliente com a sua marca.
Uma de suas principais funções é automatizar processos de acordo com a ação feita pelo cliente. Desse modo, você o guia por uma jornada de compra e oferece o produto quando ele estiver pronto para fechar negócio. Ao mesmo tempo, você economiza recursos ao melhorar a produtividade da equipe.
Falamos logo acima sobre a importância de conhecer o cliente. Porém, mais do que isso, é essencial construir a jornada dele no seu negócio, pois dessa forma é possível mapear como os contatos do consumidor com a sua marca acontecem e descobrir quais são as possíveis falhas operacionais.
A experiência do cliente não depende apenas do agente de atendimento. Na verdade, todos os processos do negócio impactam a forma como o consumidor percebe a marca. Por esse motivo, para que seja possível melhorar a experiência do cliente, é necessário ter uma boa visão geral de todos os processos.
Em alguns casos, um problema em uma aplicação ou até mesmo uma falha no fluxo de comunicação interna, como a atualização de procedimentos, pode impactar negativamente o atendimento. Sendo assim, é necessário “pensar fora da caixa” e colocar em prática a visão de cliente.
Antes de ser o gestor de um negócio, todos os empreendedores são clientes. Em uma sociedade como a nossa, é impossível ser auto suficiente e não procurar produtos e serviços em diferentes lugares. Por esse motivo, certamente você conta com seus estabelecimentos preferidos, não é verdade?
Todos os dias, os consumidores tomam decisões que envolvem o lugar em que irão comprar determinado produto ou pagarão por um serviço específico. Essa escolha é influenciada diretamente por fatores, que vão desde os mais simples aos mais complexos. Felizmente, o empreendedor pode controlar a maioria deles, tornando mais simples a decisão de sua clientela.
Esses fatores podem variar desde a satisfação desse cliente com um produto ou o seu conforto e familiaridade com o ambiente em que ele é vendido. E tudo isso pode, em poucas palavras, ser definido como a experiência do consumidor.
A fidelização de clientes pode ser estabelecida como a tendência de que um consumidor favoreça uma determinada marca acima de todas as outras quando falamos sobre um produto ou serviço específico. Quando a compra ocorre repetidamente de uma mesma marca ou estabelecimento, seja uma loja física ou virtual, em detrimento de outras, é dito que ele é fiel.
Existem diferentes tipos e graus de fidelidade. Uma mesma pessoa pode ser fiel a muitos tipos de marcas semelhantes e fazer suas compras sempre nos mesmos mercados, alternando-os de acordo com a proximidade ou a presença de melhores promoções e oportunidades.
Diferentes nichos têm várias formas de medir a lealdade, mas a mais básica é analisar o número de compras ao longo da vida de um cliente no banco de dados. Os compradores fiéis são, sem dúvidas, os clientes mais valiosos que um gestor pode ter.
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