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Saiba fazer uma boa estrutura de e-commerce

Saiba fazer uma boa estrutura de e-commerce

Montar um e-commerce do zero demanda muitos desafios, sem dúvida. Afinal, começar qualquer negócio exige grandes esforços, certo?

No comércio eletrônico, mais do que tirar sua ideia do papel, fazê-lo crescer, torná-lo relevante e lucrativo é fundamental seguir um mesmo modelo.

O conhecimento deste modelo é o primeiro passo para que o seu negócio tenha a oportunidade de ocupar um lugar no mercado. Sim, estamos falando da estrutura do e-commerce, ou seja, o modelo de gestão. 

Neste conteúdo vamos te apresentar dicas para estruturar seu e-commerce e vê-lo alcançar o sucesso! 

3 dicas para fazer uma boa estrutura de e-commerce

1 – Gestão dos processos da empresa

Uma empresa funciona perfeitamente diante da seguinte situação: quando todas as peças estiverem devidamente alinhadas e funcionando em perfeita sintonia. Para isso, é fundamental que cada funcionário de sua equipe saiba exatamente o que se espera dele.

Dessa forma, você deve detalhar de modo minucioso todos os processos, projetos e tarefas da empresa. 

Dica para gestores e lideranças: de nada adianta delegar tarefas sem explicar exatamente o esperado. Assim, se a informação não for bem direcionada, as chances da tarefa não sair como o esperado são maiores.

2 – Gestão das pessoas

Como dissemos acima, para que uma empresa funcione da maneira esperada, deve haver alinhamento de todos os setores de seu negócio. Logo, a gestão das pessoas que trabalham com você. 

Para facilitar a seleção dos funcionários corretos para cada tarefa, o primeiro passo é criar um código de conduta. Ou seja, um conjunto de normas de convivência que todos os colaboradores devem seguir. Esse é o básico para a boa convivência entre as pessoas.

Outra ação importantíssima é mantê-los motivados, aqueles que trabalham com você não podem perder a motivação ou pararem de acreditar no trabalho que está sendo feito. Pois isso, pode acabar “influenciando” os demais. O resultado só poderá ser a improdutividade generalizada. Diante disso, seja um antro motivacional, do tipo que não deixa a peteca cair. 

3 – Experiência do Cliente

Uma coisa é certa: toda empresa ou negócio vai vender um produto. A experiência do cliente é parte fundamental de sua venda. Com as mudanças no comportamento do consumidor, toda estratégia para melhorar a experiência do cliente precisa ser vista como prioridade. 

 Oferecer uma boa experiência aos clientes não é uma coisa que se constrói da noite para o dia. Muito pelo contrário, requer ações que visem ao longo prazo, de maneira consistente.

Muitos gestores investem tudo na melhoria do espaço físico e acabam se esquecendo de investir nos outros canais de comunicação da empresa. No entanto, o consumidor não se relaciona com a empresa apenas na loja; ele faz isso por meio de redes sociais, aplicativos, blog, entre outros canais. Acompanhe abaixo nossas dicas para melhorar a estrutura de seu e-commerce!

3 soluções para melhorar a estrutura de e-commerce

1. Omnichannel

A expressão omnichannel tem sido bem comentada nos últimos anos. Mas será que você sabe de fato o que ela significa? O atendimento omnichannel é uma maneira de integrar os diversos canais de comunicação do seu negócio.

Não é simplesmente ter vários canais, como redes sociais, telefones e e-mails, mas envolve garantir que as informações que circulam neles estejam reunidas em um só lugar.

Desse modo, os seus clientes terão uma experiência diferenciada, porque, com esse recurso, o consumidor não vai ser necessário repetir todos os dados ou relatar o problema que está enfrentando. Com a integração das informações, o seu time de atendimento ganha agilidade e desburocratiza o processo.

2. Invista em um CRM

A experiência do cliente precisa ser única e, com um software CRM (Customer Relationship Management, ou Gestão de Relacionamento com o Cliente), isso pode ser feito da forma mais eficaz. A ferramenta de CRM ajuda a entender e encontrar falhas, bem como procurar melhorias para a experiência do cliente com a sua marca.

Uma de suas principais funções é automatizar processos de acordo com a ação feita pelo cliente. Desse modo, você o guia por uma jornada de compra e oferece o produto quando ele estiver pronto para fechar negócio. Ao mesmo tempo, você economiza recursos ao melhorar a produtividade da equipe.

3. Construa a jornada do cliente

Falamos logo acima sobre a importância de conhecer o cliente. Porém, mais do que isso, é essencial construir a jornada dele no seu negócio, pois dessa forma é possível mapear como os contatos do consumidor com a sua marca acontecem e descobrir quais são as possíveis falhas operacionais.

A experiência do cliente não depende apenas do agente de atendimento. Na verdade, todos os processos do negócio impactam a forma como o consumidor percebe a marca. Por esse motivo, para que seja possível melhorar a experiência do cliente, é necessário ter uma boa visão geral de todos os processos.

Em alguns casos, um problema em uma aplicação ou até mesmo uma falha no fluxo de comunicação interna, como a atualização de procedimentos, pode impactar negativamente o atendimento. Sendo assim, é necessário “pensar fora da caixa” e colocar em prática a visão de cliente.

Entenda a importância da experiência do cliente para estrutura de e-commerce

Antes de ser o gestor de um negócio, todos os empreendedores são clientes. Em uma sociedade como a nossa, é impossível ser auto suficiente e não procurar produtos e serviços em diferentes lugares. Por esse motivo, certamente você conta com seus estabelecimentos preferidos, não é verdade?

Todos os dias, os consumidores tomam decisões que envolvem o lugar em que irão comprar determinado produto ou pagarão por um serviço específico. Essa escolha é influenciada diretamente por fatores, que vão desde os mais simples aos mais complexos. Felizmente, o empreendedor pode controlar a maioria deles, tornando mais simples a decisão de sua clientela.

Esses fatores podem variar desde a satisfação desse cliente com um produto ou o seu conforto e familiaridade com o ambiente em que ele é vendido. E tudo isso pode, em poucas palavras, ser definido como a experiência do consumidor.

A fidelização de clientes pode ser estabelecida como a tendência de que um consumidor favoreça uma determinada marca acima de todas as outras quando falamos sobre um produto ou serviço específico. Quando a compra ocorre repetidamente de uma mesma marca ou estabelecimento, seja uma loja física ou virtual, em detrimento de outras, é dito que ele é fiel.

Existem diferentes tipos e graus de fidelidade. Uma mesma pessoa pode ser fiel a muitos tipos de marcas semelhantes e fazer suas compras sempre nos mesmos mercados, alternando-os de acordo com a proximidade ou a presença de melhores promoções e oportunidades.

Diferentes nichos têm várias formas de medir a lealdade, mas a mais básica é analisar o número de compras ao longo da vida de um cliente no banco de dados. Os compradores fiéis são, sem dúvidas, os clientes mais valiosos que um gestor pode ter.

Gostou do conteúdo? 

Continue acompanhando para mais dicas para seu negócio! 

A Infracommerce tem soluções omnichannel, quer saber mais? Entre em contato. 


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