Saiba como o custo de frete impacta nos negócios

Saiba como o custo de frete impacta nos negócios

O Brasil enfrenta recorrentes desafios logísticos. Levando em conta que manter a competitividade no comércio eletrônico não é tarefa fácil, fica ainda mais difícil com empecilhos estruturais. 

A circulação de rodovias nacionais é ocupada com 70% do transporte de cargas, no entanto, as más condições de eixos viários, os constantes riscos de assaltos, os altos tributos e a burocracia são alguns fatores que argumentam alto e complexo do mundo. 

Fatores externos, como os poucos investimentos na infraestrutura de transporte, são responsáveis pelo alto custo na entrega de mercadorias nacionais. 

No entanto, os novos consumidores também precisam ser impactados com experiências positivas, e seu negócio é responsável por entregas eficientes, utilizar recursos específicos é fundamental para melhorar essa etapa! 

Como o custo de frete impacta negócios modernos?

Os custos de entrega estão diretamente relacionados aos desafios logísticos no Brasil. Para driblar tais obstáculos, gestores acabam tendo que diluir a margem de lucro em despesas de transporte logístico que podem ultrapassar 30% das receitas de vendas.

É importante reconhecer: os gestores conseguem superar boa parte dessas dificuldades com investimento em recursos que resultem na boa gestão do e-commerce

  • Você sabe se o frete do seu e-commerce é competitivo comparado com outras lojas virtuais do mesmo nicho que o seu? 
  • Você tem clareza que seu frete é mais barato ou se consegue oferecer um valor que seja atraente para os seus futuros clientes?

São questões que podem te trazer respostas importantes. O valor pago pelo frete costuma ser um dos fatores essenciais para uma loja virtual ter ou não sucesso, sobretudo para aquelas lojas que vendem produtos de menor valor, aqui incluem-se aqueles que não passam de R$ 150,00.

Desse modo, saber como oferecer um frete com preço mais baixo e atrativo é muito importante para que você consiga aumentar, e muito, as suas vendas.

Para superar tais obstáculos de infraestrutura rodoviária, é preciso se adequar às soluções de inteligência artificial na logística.

Na Era da Tecnologia, Indústria 4.0 e Internet das Coisas, não há mais espaço para as empresas do comércio eletrônico e físico perderem produtividade ao realizar a consulta de fretes de forma manual. O processo manual, além de ser penoso, pouco produtivo e muito suscetível a erros de avaliação, tende a desviar a atenção da equipe, tornando as tomadas de decisão propícias a falhas. 

Como melhorar a questão de frete no meu negócio?

O uso de um software que mostre onde está a mercadoria em tempo real (tanto aos clientes quanto a equipe de transporte) é capaz de evitar mal-entendidos, acúmulo de reclamações e suporte. 

Da mesma maneira, outro desgaste para saúde financeira de um negócio é não conseguir confrontar os documentos fiscais pelas transportadoras com os valores reais que deveriam ser cobrados. Além disso, há o fator das indenizações dos Correios, que deixam de ser recebidas pela ausência de controle das mercadorias despachadas. Portanto, automatizar operações logísticas com tecnologia em gestão de fretes é ideal para redução de danos (emocionais na equipe) e de custos. 

Vendas aumentam

Este ponto é o número 1 quando o assunto é frete grátis. Muitas vezes, os resultados de proporcionar frete grátis são instantâneos, refletindo diretamente no aumento de vendas

A razão disso é um site atraente devido aos clientes, que não vão ter que se preocupar com as despesas de entrega. Para e-commerces que exigem uma quantidade mínima de pedidos para oferecer a bonificação, pode ocorrer uma série de grandes pedidos e aí vale organizar a equipe interna para que tudo ocorra bem, pois de nada adianta frete grátis se a experiência do cliente for ruim.

Clientes fidelizados

Ainda existem aqueles consumidores que procuram lojas com frete grátis para realizar suas compras. Ao promover a isenção, você conquistará esses clientes, que podem se tornar compradores frequentes, ou seja, fidelizados. 

É verdade que a pessoa pode não se lembrar onde compra cada produto, mas certamente se lembra quais lojas ofereceram frete grátis. Anote esta dica.

Competitividade em alta

Você também já deve ter ficado feliz com um e-commerce oferecendo o mesmo produto que você queria, mas com frete grátis. O frete grátis valoriza a competitividade do seu e-commerce

O frete, muitas vezes, é um dos motivos que faz os consumidores abandonarem as mercadorias no carrinho, afinal, não compensa quando o valor do frete torna a compra muito mais cara. A isenção de taxa faz os consumidores desviarem desse cenário, dessa forma, reduz a quantidade de abandono de carrinhos.

Tráfego para o site

Você irá aparecer muito neste momento, provavelmente haverá muito alarde para avisar aos consumidores que sua loja está com frete grátis. Ao promover a bonificação, isso de forma automática irá levar mais gente para seu e-commerce, aumentando o tráfego.

A prestação de um serviço envolve inúmeros processos. Desde a contratação até a sua efetiva realização, o cliente estará envolvido em todos eles. Diante disso, a empresa precisa executar um ótimo trabalho do começo ao fim, para ofertá-lo a melhor experiência do cliente possível. De outra forma, o cliente acabará ficando insatisfeito e irá optar pelos serviços prestados pelos concorrentes, que estão muito dispostos a conquistá-lo.

A gestão de e-commerce também exerce um papel importante na entrega de experiências boas aos clientes, provendo agilidade em todos os processos. Esta rapidez no atendimento às demandas é essencial, pois interfere de forma positiva no negócio dos clientes e os na conquista de bons resultados. E isto, como consequência, irá tornar a experiência deles muito melhor, fidelizando-os à marca.

Em tempos de pandemia e crises econômicas, toda estratégia para melhorar a experiência do cliente precisa ser vista como prioridade. Até mesmo depois que a situação normalizar, é preciso ter em mente que com um atendimento de excelência a empresa consegue alavancar vendas, fidelizar o cliente e, automaticamente, aumentar o faturamento e valorizar sua marca.

Com todas essas informações, você já pode estudar melhor para saber qual está mais de acordo com o perfil do seu negócio. Caso tenha dúvidas, a Infracommerce está à postos para te ajudar nesse processo com soluções inteligentes e uma equipe qualificada para que você se sinta seguro do início ao fim.

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