Mesmo que o setor de varejo já tenha ciência que as vendas online são uma realidade e que é necessário oferecê-las aos consumidores, os lojistas não sabiam de que maneira isso poderia ser realizado. Entretanto, tudo está ficando mais simples. Atualmente, varejistas de várias áreas reconhecem que existe mais automação fazendo parte de seus negócios, através de uma forte tendência conhecida como “dark store”, traduzido para, “loja escura”.
Tratam-se de áreas automatizadas de uma loja convencional, até mesmo de espaços ou armazéns fechados aos consumidores, exclusivamente pensados para atender os pedidos online. Sendo assim, a perspectiva é de que o movimento das dark stores só aumente, à medida que o volume de pedidos via internet continue a crescer.
Por esse motivo, neste post, apresentaremos tudo sobre as dark stores: o conceito, os benefícios dessa tendência para o varejo, como elas se relacionam com os marketplaces, além de explicar de que forma é possível iniciar a operação com uma dark store. Continue a leitura e confira!
A Dark Store, ou loja escura em português, é um fator de venda ou centro de distribuição que atende exclusivamente as lojas online. É um ambiente que funciona para simplificar o fluxo da modalidade clique e retire, na qual o consumidor escolhe a sua mercadoria online pelo site da loja e pode retirar em uma loja categorizada de Dark Store.
Essa modalidade teve início no Reino Unido e se popularizou na França, seguida pelo restante de toda a União Europeia até chegar ao Brasil.
A Dark Store tem a função de ser mais econômica, pois reduz significativamente o tempo de entrega, proporcionando ao varejista a capacidade de gerenciar o estoque de maneira mais eficaz e estratégica.
Ela ainda garante ao varejista a possibilidade de garantir uma experiência mais cômoda para o cliente, já que ele tem autonomia para escolher o canal que melhor atende suas necessidades de compra com a opção mais adequada de frete de acordo com sua disponibilidade.
Já falamos diversas vezes que o varejista precisa pensar de maneira mais holística se quiser atender as necessidades do novo cliente e a Dark Store permite essa visão mais ampla. Entretanto, é necessário avaliar os custos ao se apoiar nesse tipo de operação de maneira imediata, para que os gastos não prejudiquem os lucros da empresa.
E essa não é um fator apenas no que diz respeito a Dark Store, mas sim em todos os modelos de negócios que vem despontando em meio a pandemia.
Alguns varejistas transformam temporariamente suas lojas físicas em Dark Store a fim de não sofrerem com as ordens de fechamento e diminuição de fluxo dos consumidores. Essa é uma ideia interessante, pois possibilita que o empreendedor sinta como a modalidade flui positivamente para os negócios, sem a necessidade de comprometer orçamentos com o aluguel de novos espaços, por exemplo.
Elas são o último estágio da cadeia logística e funcionam apenas como pontos de armazenamento ou coleta. Dessa forma, as dark stores dispensam a presença de colaboradores que disponibilizam aos clientes conselhos sobre produtos, além de displays nos pontos de venda e balcões de check-out.
Esse termo é apresentado como uma loja, mas conta com recursos personalizados, que ajudam em uma seleção mais eficiente de pedidos online.
Depois de terem sido gerados eletronicamente, esses pedidos são encaminhados para o chão de fábrica, são roteados e processados de acordo com o layout da loja, com a função de otimizar a coleta. Ao contrário de uma loja tradicional, em que um responsável por coletar os itens pedidos se move pelos corredores com um carrinho de compras, o colaborador fica em apenas um local.
Uma estação de coleta de mercadorias ou um sistema mecanizado envia os produtos de menor venda (temperos, por exemplo), do armazenamento para o coletor ao longo de uma correia transportadora. Por sua vez, os itens que geralmente vendem mais rápido, como bananas e refrigerantes, são colocados nas prateleiras dos corredores de outra parte da dark store.
Normalmente, mais de um pedido pode ser coletado ao mesmo tempo. Os pedidos atendidos são entregues aos clientes através do apoio de uma frota de vans, que retornam à dark store frequentemente ao longo do dia a fim de serem recarregadas.
Existem diversos benefícios encontrados em uma dark store online, que as lojas convencionais não tem suporte suficiente para oferecer. A seguir, veremos os que mais tem que ser levado em consideração.
Um dos principais benefícios das dark stores é o aumento da eficiência. Com a adoção de mais tecnologia de ponta nos estágios de carga, armazenamento e coleta, elas têm a tendência de aumentar o número de unidades entregues e, ao mesmo tempo, conduzir uma operação ainda mais eficiente.
Ao contrário de uma loja típica, as dark stores podem variar em tamanho e ter uma gama completa de itens. Isso é algo que uma marca nem sempre pode fornecer se os pedidos estão sendo selecionados em um mercado de tamanho padrão.
Outro grande benefício é a capacidade adicional. Esse modelo de loja oferece aos varejistas a capacidade de embalar, entregar e escolher mercadorias em áreas com grande densidade populacional e alto volume de pedidos.
A necessidade maior ocorre porque a tecnologia utilizada garante que as correias transportadoras não movam grupos de bandejas para a próxima estação para coleta, a menos que as mercadorias corretas já tenham sido digitalizadas. Isso deixa pouco espaço para erros de seleção dos itens.
Fora isso, se a mercadoria estiver sem estoque, o sistema identifica automaticamente um substituto ideal, em vez de deixá-lo a critério do funcionário responsável pela seleção.
Esse tipo de loja gerencia a rotação de estoque com mais eficácia e conta com zonas operacionais refrigeradas separadamente. Isso viabiliza a constante oferta de alimentos frescos de alta qualidade. Sendo assim, as mercadorias ficam em temperatura ambiente apenas por alguns minutos, apenas enquanto são carregadas em vans. Fora isso, todos os itens têm vida útil garantida.
E você, acha que a Dark Store pode ser um diferencial competitivo ou é apenas mais uma alternativa que não se provará tão efetiva ao final da pandemia?
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