Segundo pesquisas recentes, o e-commerce brasileiro tem registrado seus melhores meses da história de sua existência. Não é difícil adivinhar o motivo, afinal, os acessos a e-commerce alcançaram aumentos significativos. Todo esse crescimento não foi acelerado do nada, o isolamento social em decorrência do novo coronavírus repercutiu na explosão do e-commerce no país.
A nova realidade de isolamento social, foi responsável por alterar padrões de trabalho e diversos outros hábitos da população. Nesse contexto, o comportamento do consumidor também mudou. Um número denso de pessoas, que antes não tinha muita confiança em comprar pela internet, passou a adotar, pela primeira vez, as compras online. Entretanto, os desafios passaram a ser maiores, principalmente para quem não estava confortável com o digital. Muitos e-commerces tiveram que reforçar sua estrutura, atendimento e processos internos para conseguir receber um grande volume de novos compradores.
Segundo entrevista à Forbes Brasil, Maurício Salvador, presidente da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, destacou que em crises passadas, não somente no Brasil, o e-commerce continuou em crescimento, driblando também a retração do PIB e outras dificuldades (características de uma crise). Ainda segundo ele, o consumidor incorporou a ideia (com razão) de que comprar na internet tem melhor custo-benefício comparado a loja física. Por essas e outras: e-commerce brasileiro, agora é a sua vez!
Se por um lado, lojas físicas e shopping centers foram atingidos em cheio pela pandemia, que agora está reabrindo gradativa e parcialmente no Brasil, por outro, o e-commerce brasileiro está em contínuo crescimento. Esse é um dos setores que não pára de crescer e mudou para sempre o hábito de compras do consumidor.
A verdade é que, pessoas que experimentaram as compras online pela primeira vez, dificilmente vão voltar atrás. A tendência é que se intensifique este meio de compra, seguindo os passos de países como Estados Unidos, França e Reino Unido. Nesses países, o e-commerce já é mais consolidado. Apesar de todos os desafios colocados para negócios brasileiros, o coronavírus acelerou um movimento e a evolução da presença digital em nosso país.
As mudanças no comportamento do consumidor já estavam sendo sentidas a um tempo, antes da Covid-19. Porém, podemos dizer que a pandemia trouxe uma mudança via ‘’tratamento de choque’’ na forma como vivemos e nos relacionamos. Se já estávamos sentindo essas mudanças, com a pandemia esse movimento se intensificou e tem se colocado como mais eficiente. Na prática, a experiência do usuário é favorecida, que consegue achar o que procura muito mais facilmente.
Segundo relatórios de pesquisa, sites de e-commerce tiveram 15 bilhões de acessos no Brasil nos últimos 12 meses. Para você ter uma ideia, entre janeiro de 2020 e julho do mesmo ano, foram mais de 8 bilhões de acessos. Além disso, veja só a taxa de crescimento de lojas do Brasil de acordo com uma comparação entre fevereiro e julho do mesmo ano:
Todas as taxas de crescimento são altas, mas a Casas Bahia, uma das maiores redes varejistas do país, registrou o maior salto de crescimento: 67%. Esse crescimento esteve respaldado nos mais de 54 milhões de acessos em julho de 2020.
Um dos motivos para o alto crescimento pode também ser justificado, para além da nova dinâmica de compra do consumidor, a reestruturação da Via Varejo, grupo por trás da marca, que criou novas alternativas para que os clientes continuassem fazendo compras de maneira remota. Entre as inovações, o WhatsApp foi uma delas.
Todos os números que colocamos nesse conteúdo mostram que a pandemia impulsionou o e-commerce brasileiro. Além disso, acelerou a adoção de novas ferramentas, e transformou os hábitos dos consumidores para sempre. Com essa nova realidade, mais do que nunca, empresas dos mais diversos setores precisaram se adaptar, aprimorar seus processos e fazer investimentos para suprir o crescimento da demanda nos últimos meses. Mas aguarde que vai mais por aí, esse é só o começo.
No Brasil, o e-commerce tende a crescer cada vez mais. Estamos falando da era de transformação digital, para isso, é preciso estar presente nesse meio e melhorar sua performance. É um grande momento de mudanças.
Antes até era recorrente ouvirmos falar do crescimento do comércio eletrônico como algo futuro. Mas vale destacar que, com a pandemia do coronavírus, o crescimento de e-commerces foi ainda mais acelerado. Com isso, escolher a plataforma de e-commerce ideal para o seu negócio é fundamental para não perder público para a concorrência.
Eleger a plataforma de e-commerce adequada nem sempre é uma tarefa fácil, mas uma coisa é certa: pode fazer toda a diferença, e não apenas no que diz respeito ao volume de vendas, e sim quanto à experiência do cliente e, em última parte, à credibilidade da sua marca no mercado, que por sinal, está mais competitivo.
A plataforma da Infracommerce foi desenvolvida com o objetivo de otimizar seu e-commerce, resultados e métricas, com toda dinâmica do Full Service . Tendo a missão de gerar mais vendas e conversões através de uma plataforma multicanal, com disponibilidade 24h, além de soluções modernas e únicas no mercado brasileiro.
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