Prospects: Saiba o que é e como atrair mais clientes

Prospects: Saiba o que é e como atrair mais clientes

Entenda agora o que são prospects, para que servem e como atraí-los, para aumentar o desempenho de vendas em suas empresas! Boa leitura!

Independentemente do tipo de negócio que você tem e do mercado em que atua, é fundamental atrair as pessoas certas para você, pois economiza esforço e investimento ao atrair pessoas interessadas no que você oferece.

Chamamos essas pessoas de prospects, também conhecidas como leads, e são pessoas que você definitivamente deseja atrair para o seu negócio. Continue lendo para entender melhor quem eles são, como envolvê-los e convertê-los em clientes.

O que é prospect?

Prospects são clientes em potencial que já demonstraram algum interesse em um produto ou serviço oferecido por sua empresa, mas não fizeram nenhuma compra por algum motivo.

Os clientes em potencial estão intimamente relacionados à sua marca, no entanto, eles podem ainda não entender como as soluções que você oferece funcionarão para eles. Esses consumidores podem ser clientes potenciais individuais, mas também podem representar organizações que sua empresa pretende atrair como clientes.

Em resumo, podemos categorizar os clientes em potencial como:

  • Uma pessoa alinhada com a sua persona e nicho de atuação;
  • Um potencial cliente que possui condição financeira para adquirir aquilo que você oferece;
  • É a pessoa responsável pelas decisões de compra (seja dela mesma ou da empresa da qual faz parte.

Dessa forma, o prospect ainda não é considerado um prospect qualificado porque ainda não identificou o valor que sua empresa pode lhe oferecer na resolução de problemas que ele possa ter, porém, ele tem potencial para ser um deles.

Formas de atrair prospects

O primeiro ponto para atrair clientes em potencial é oferecer algo a eles, pois antes que as pessoas reconheçam o valor da sua marca, elas vão procurar algo que as interesse de alguma forma. Além disso, você precisa fornecer canais de comunicação para construir relacionamentos com os clientes. Aqui estão algumas dicas para atrair clientes em potencial para o seu negócio.

Ofereça conteúdo e materiais educativos gratuitos

É uma ótima maneira de atrair os prospects da forma correta quando você oferece conteúdo valioso para consumidores interessados ​​em sua empresa. Isso porque, a tendência é que apenas as pessoas interessadas no que você oferece deixem seus dados de contato em troca de recompensas digitais, que podem ser e-books, infográficos, postagens em blogs, webinars, etc.

A partir da interação e engajamento desses públicos com os materiais disponíveis, podem ser identificadas as dores potenciais dos clientes, que podem servir de guia para a produção de materiais que abordem essas preocupações.

Invista em uma página responsiva

Imagine a seguinte situação: você tem um negócio e quer atrair os prospects, então cria um anúncio convidando as pessoas a visitarem sua página. Clientes em potencial interessados ​​em seu produto ou serviço clicarão para saber mais sobre sua empresa e se tornar um cliente.

No entanto, ao clicar em seu anúncio e visitar sua página em um dispositivo móvel, os usuários terão dificuldade para navegar e, eventualmente, sair. Neste ponto, você acabou de perder um cliente em potencial interessado em saber mais sobre sua empresa. Então invista em uma página responsiva!

Segmente bem suas campanhas

Atrair prospects é diferente de atrair visitantes. Como estamos falando de atrair potenciais clientes, é fundamental você segmentar suas campanhas, para que elas sejam assertivas e tragam para a sua empresa pessoas alinhadas com o posicionamento da marca.

Dessa forma, você economiza tempo e reduz o custo de aquisição de clientes, pois consegue segmentar as campanhas e direcioná-las para a sua persona, conforme as palavras-chave, interesses e necessidades, facilitando a jornada do cliente no dentro do funil.

Invista em diferentes canais de comunicação

Se você quer atrair clientes em potencial e construir relacionamentos com eles, precisa investir em uma estratégia omnichannel e apostar em múltiplos canais de comunicação, como sites, blogs, redes sociais e muito mais.

É importante que as pessoas possam entrar em contato com você com facilidade, pois se o processo for muito burocrático, elas podem acabar perdendo o interesse pela sua marca. Portanto, aposte nos canais em que seus clientes ideais estão, entregue um ótimo conteúdo e ofereça atendimento ao cliente.

Saiba como converter prospects em clientes

Educar seus prospects sobre seu segmento, suas soluções e sobre sua empresa é a maneira mais assertiva de ter mais rapidez em um ciclo de venda específico.

Um prospect só se torna cliente quando ele entende que o que você tem a oferecer faz sentido para ele. Ou seja, para fechar negócios de forma rápida é importante munir seu lead com informações relevantes e valiosas. Isto fará com que ele passe rapidamente para a próxima etapa.

Defina a persona do seu negócio

O primeiro passo em qualquer estratégia de marketing, seja atraindo prospects, leads, convertendo vendas ou de outra forma, é conhecer seu público. Levará mais tempo para converter seus leads em clientes.

Para poder segmentar suas campanhas com segurança, é fundamental definir a persona do seu negócio, o cliente ideal para sua empresa. Dessa forma, fica mais fácil segmentar suas ações em todos os estágios do funil.

Para criar suas personas, observe atentamente as informações de mercado, dados demográficos, ouça clientes reais e entenda seus interesses e necessidades, pois assim fica mais fácil criar o perfil de cliente ideal.

Com todas essas informações em mãos, defina seu conteúdo com base em suas preferências de persona, em qual idioma ele estará e em qual mídia será publicado.

Dessa forma, você pode construir relacionamentos com o público, construir confiança e abrir espaço para que os prospects se tornem não apenas clientes, mas fiéis.

Aposte em uma estratégia de marketing de conteúdo

Como os clientes em potencial ainda são consumidores nos estágios iniciais de sua jornada de compra, é importante fornecer conteúdo de qualidade relevante para seu nicho. Além de ajudar os clientes a entender melhor as soluções que você oferece, essa estratégia também fortalece sua autoridade no mercado.

Ao fornecer a um cliente em potencial um conteúdo útil para ajudá-lo a resolver seus problemas, você pode ganhar a confiança dele e fortalecer o relacionamento, aumentando as chances desse consumidor fechar negócio com sua empresa.

Por isso, aposte em uma estratégia de inbound marketing, com foco em conteúdos relevantes e técnicas de SEO pensadas para atrair esses públicos.

Utilize boas call to action

Além de criar um bom conteúdo, também é importante usar um bom call to action (CTA) para ajudar no processo de conversão como complemento aos tópicos acima. Isso porque eles direcionam o prospect para o próximo passo que você deseja que ele dê.

Por isso, aposte em CTAs claros e diretos e evite propostas excessivamente intrusivas. Prefira "teste grátis", "pedir uma demonstração" e outras táticas que façam sentido para o público, de uma forma quase irresistível.

Gostou dessas dicas? Para ter acesso a mais conteúdos como este continue acompanhando o blog da Infracommerce. Aproveite para acessar nosso site e conferir nossas soluções!

Fale com um especialista

Leia também

Pix para e-commerce: saiba como isso pode alavancar suas vendas

Pix para e-commerce: saiba como isso pode alavancar suas vendas

Se você não conhece o impacto do Pix para e-commerce e como ele pode ser um aliado para o seu negócio, fique atento às nossas últimas atualizações!

Acessar
4 Funcionalidades para aumentar o lucro com as vendas b2b

4 Funcionalidades para aumentar o lucro com as vendas b2b

As vendas B2B são uma realidade cada vez mais presente na rotina dos empresários, junto à muitas responsabilidades. Continue a leitura e saiba mais sobre o tema!

Acessar
Faça um split de pagamento customizado para cada negócio com InfraPay

Faça um split de pagamento customizado para cada negócio com InfraPay

Entenda o que é split de pagamento, veja como usar e para quem é indicado. Além disso, falaremos um pouco sobre os benefícios da InfraPay como solução de pagamento.

Acessar

Assuntos

Revolucione sua
Customer Experience!


Descubra qual solução Infracommerce é a ideal para o sucesso do seu negócio.

Preencha o formulário abaixo que nossa equipe
entrará em contato para mais informações

Obrigado! Seu contato foi enviado com sucesso!
Oops! Algo deu errado, tente novamente.