O comércio eletrônico garante a estratégia de expandir os canais de venda para aumentar as vendas e o faturamento de uma empresa.
Contudo, antes de qualquer coisa, é muito importante entender quais são as oportunidades disponíveis para traçar as estratégias no seu negócio. Entre eles encontra-se a possibilidade de anunciar em marketplaces, possibilitando assim o alcance de um alto número de consumidores.
O marketplace trata-se de um canal de venda que pode ser comparado a um shopping no ambiente virtual. Ali, num mesmo lugar, diversas lojas expõem as suas mercadorias em um mesmo lugar, concentrando um alto número de ofertas aos consumidores.
Uma questão pertinente é que: o anúncio em marketplace é mais simples porque o ambiente já está preparado e pronto para o uso, ou seja, para iniciar a vender nele, não é necessário desenvolver nenhuma estrutura. Neste conteúdo, confira os principais métodos e vantagens dos anúncios para marketplaces.
Os anúncios para marketplaces são ideais, primeiramente, por não haver necessidade de criar uma loja virtual e começar a dedicar atenção exclusiva para anúncios no site. No caso de marketplace, o e-commerce já está preparado para atender às preocupações com a publicação de anúncios.
Muitas questões, comuns a qualquer e-commerce, como estrutura, os gastos com manutenção e a expertise para trazer mais visitantes, publicidade e estratégias de otimização, ficam por conta do próprio marketplace. Nesses casos, o vendedor deve se preocupar apenas em cadastrar os produtos para começar a vender.
A praticidade que o marketplace traz permite que o modelo seja a porta de entrada para muitos negócios que querem levar as suas vendas também para o universo online. Isso porque, quem não quer ampliar as suas vendas com um baixo investimento inicial, entender o mercado e atrair um mercado mais diversificado?
Embora no marketplace não seja exigido um alto investimento para começar a vender online, é fundamental salientar que existem outros custos envolvidos, como as vendas e valores de frete, por exemplo. Por isso, é preciso analisar quais são as cobranças feitas por cada canal antes de começar a vender.
Um dos maiores desafios em desenvolver um e-commerce próprio é alcançar um fluxo de visitantes qualificados, mensalmente e que gerem vendas. Ou seja, dar visibilidade para o e-commerce a um nível em que as pessoas se interessem pelos produtos que são vendidos.
No entanto, o marketplace é um canal de venda cujos itens anunciados são vistos por um relevante número de pessoas, pois eles recebem um alto volume de acessos à procura de ofertas. Assim, seus produtos ficam nas “prateleiras virtuais” em ambientes em que há empresas tradicionais e de boa reputação na dinâmica do site.
Nos marketplaces, é possível também anunciar os produtos em diferentes plataformas, principalmente se o objetivo for aumentar a exposição das mercadorias e, consequentemente, as chances de comercialização. É uma decisão do gestor de e-commerce anunciar as mercadorias em um, em dois ou em vários marketplaces, pois eles apresentam diferentes estratégias, portfólios de produtos e perfis de consumidores.
A sensação de segurança quando uma compra pela internet é feita, é fundamental.
A maior parte dos marketplaces é composto de empresas tradicionais no mercado, que conquistaram reconhecimento e admiração dos consumidores, atendendo com responsabilidade às compras feitas pelos clientes.
Os anúncios para marketplaces dentro de lojas tradicionais traz credibilidade para o seu negócio, assim, o cliente fica mais tranquilo na hora de finalizar as compras. Isso porque, eles sabem que o marketplace terá seriedade para manter a boa experiência de compra.
Além disso, para vender em marketplaces, os gestores precisam cumprir algumas solicitações para garantir a legitimidade e o comprometimento.
- Ter CNPJ;
- Emitir notas fiscais;
- Dispor de uma conta corrente vinculada ao CNPJ;
- Entre outras.
Essas são algumas exigências que compõem a credibilidade de um e-commerce. No entanto, a busca pela qualificação tem como objetivo oferecer uma maior segurança para toda a operação, tanto para o marketplace quanto para o cliente final.
O começo das vendas no marketplace devem ser mais rápidas, para isso, essas empresas disponibilizam soluções de frete, meios de pagamento, controle de custos, recepção de pedidos centralizados, gerenciamento de perguntas e respostas e outras soluções integradas, assim, o lojista não precisará se preocupar com essas contratações.
Além disso, alguns fornecem soluções próprias na operação de seus clientes. Com isso, passa a ser uma maneira de desburocratizar alguns dos processos necessários para dar início às vendas online, permitindo mais tempo para o que realmente importa, como as estratégias de venda.
A publicação de anúncios é um dos principais processos que serão necessários, isso porque o lojista inclui o cadastro no marketplace em que deseja vender, logo, passa a ser este o ponto de partida para as vendas. Além de ter um sistema integrado com o cadastro de produtos, o estoque e os preços centralizados se tornam imprescindíveis para o sucesso de um negócio.
Ao anunciar seus produtos em um marketplace, o lojista enxerga que a responsabilidade é dividida. O vendedor é responsável por ter um cadastro correto e completo nos seus anúncios e o marketplace torna-se responsável por trazer tráfego para a finalização de compras.
Por conta dessa divisão de tarefas, o lojista não precisa de grandes esforços financeiros para que o seu item seja visto. O próprio marketplace irá investir em marketing para que ele esteja bem posicionado nos resultados das buscas. Assim, a chance de o consumidor encontrar o seu produto dentro dessas lojas é maior.
É importante integrar ferramentas para simplificar vendas, pagamentos, logística e outros processos. O objetivo é diminuir os obstáculos enfrentados pelos parceiros, diminuir os riscos e fortalecer o controle das atividades por meio de softwares, que otimizam o processo de vendas, geram relatórios e emitem notas fiscais como um todo.
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