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Por que vender em marketplace quando você pode ter um?

Por que vender em marketplace quando você pode ter um?

Sabemos que a primeira coisa que os empreendedores pensam no início é colocar seus produtos dentro de plataformas de marketplace. Mas e se você pudesse ter sua própria plataforma?

Ter um marketplace realmente não é tão fácil. No entanto, existem alguns desafios na criação de qualquer empresa. Estabelecer seu próprio mercado não é exceção. Porém, quanto maior a dificuldade, maior a recompensa, não é mesmo?

Não é por acaso que startups como Uber, Airbnb e Mercado Livre (para citar alguns) são todos baseados em modelos de negócios do Marketplace. Essas agora são empresas bilionárias. Isso ocorre porque o mercado é escalonável e reproduzível em qualquer lugar do mundo.

Você sonha grande? Tem o desejo de criar um marketplace de alto impacto como essas empresas? Portanto, neste artigo, explicarei como criar um mercado de sucesso. Você entenderá qual etapa deve executar passo a passo. Além disso, você verá que, apesar dos desafios, o mercado não é um negócio complexo. Não é necessário muito investimento para começar a testá-lo.

Escolha seu nicho

O primeiro passo é entender seu mercado para determinar se é viável criar um mercado. Embora você já tenha trabalhado na área, entenda os participantes envolvidos em cada etapa da jornada de compra / venda. Além disso, você deve saber responder a algumas perguntas, como:

  • Qual o tamanho desse mercado?
  • Qual o nicho desse mercado que vou começar a atender?
  • Qual a tendência de crescimento no digital?

Para isso, algumas novidades de sites confiáveis no portal Google. Normalmente, a mídia sintetiza esses dados com base em fontes com credibilidade no mercado.

Outra dica é procurar associações, institutos de pesquisa, sindicatos ou qualquer tipo de empresa que organiza o mercado. Essas empresas possuem pesquisas prontas para facilitar sua busca.

Por fim, use o Google Trends e o Google Adwords Keyword Planner. Essas ferramentas são utilizadas para verificar o volume de buscas por palavras-chave relacionadas ao seu mercado. Além disso, você pode compreender a concorrência e o custo das palavras-chave. Isso o ajuda a expandir o tamanho da oportunidade. 

Em seguida, decida se vale a pena criar um mercado no nicho planejado.

O importante neste primeiro passo é confirmar se existe um mercado e se ele está crescendo (principalmente online). Além de descobrir qual nicho nesse mercado têm maior probabilidade de permitir a criação de um mercado.

Crie a persona dos clientes

Outra etapa importante na criação de um marketplace de sucesso é definir o papel do comprador. Em outras palavras, quem é seu cliente específico e quem comprará / empregará em seu mercado.

É importante considerar qual nicho de mercado tem mais probabilidade de usar sua solução. Isso é para resolver os problemas / necessidades que já existem neste nicho hoje.

No início, priorize os mercados existentes que já foram comprados off-line e você estará trazendo oportunidades para compras digitais. Se você escanear um mercado existente, terá mais chances de sucesso ao criar um marketplace. No entanto, a criação de um novo mercado também pode ser uma boa oportunidade de negócio.

Além de criar sua persona, você também pode descobrir canais onde encontrar esse perfil de usuário com mais facilidade. Avalie canais online e offline. Por exemplo, suponha que seu personagem seja um estudante universitário. Você pode encontrá-los em universidades offline ou sites de estágio online.

E, como você fez antes, saía à rua para confirmar se a hipótese corresponde à realidade.

Dica: Criar um marketplace B2B é mais fácil de monetizar inicialmente. Afinal, muitas empresas já possuem orçamento para adquirir produtos / serviços off-line. Então, por meio do seu mercado, você fornecerá soluções mais simples. Desta forma, a organização pode economizar recursos e tempo.

Porém, a desvantagem é que, dependendo do mercado, o ciclo de vendas / negociação com a empresa é mais longo. No entanto, geralmente vale a pena criar um mercado focado no público empresarial. Em seguida, expanda para os consumidores finais, que também compram diretamente os tipos de produtos / serviços em sua plataforma.

Escolha sua Plataforma de Marketplace

Nesta etapa da criação de um marketplace de sucesso, você realmente definiu seu modelo de negócios. Agora você precisa colocar em uso, certo?

Para fazer um marketplace de sucesso, você tem duas opções. O primeiro é contratar programadores para construir a plataforma do zero. No entanto, não recomendamos que você perca tempo e dinheiro dessa forma.

Outra opção é usar uma plataforma de mercado pronta para uso. Nesse caso, você só precisa personalizá-lo. Desta forma, você pode criar um mercado mais rápido e barato.

Para escolher a plataforma você precisa considerar os seguintes pontos:

Plataforma Customizável

Você pode personalizar texto, cores, imagens, ícones, campos de filtro e campos de registro. Além disso, também pode ativar / desativar recursos de acordo com seu modelo de negócio.

Lançamento Rápido

Por se tratar de uma plataforma pronta, basta uma simples customização, que pode ser lançada em poucos dias. No entanto, um período de 2 a 4 semanas é o ideal. Por exemplo, considere que você está começando do zero e precisa criar um logotipo e um CNPJ. Além disso, faça um contrato com a plataforma de pagamento e registre sua oferta (vendedor ou provedor de serviços).

Comece Faturando

Na plataforma Ideia no Ar, você pode configurar seu modelo de monetização. Além disso, você passou a receber online via cartão de crédito e / ou boleto bancário. Isso é obtido por meio da função de partição de pagamento. Ou seja, a divisão da sua comissão e do pagamento ao vendedor / prestador de serviços.

Especialistas de Negócios

Uma boa ferramenta não faz bem o trabalho por si só. É o empresário quem realmente garante o sucesso do mercado. Para isso, você precisa do suporte da estratégia de negócios. Você precisa contar com uma equipe de especialistas para ajudá-lo a determinar a melhor direção para alcançar os resultados.

O melhor é que mesmo com todos esses benefícios, o investimento no aluguel dessa plataforma é acessível. Se você tem interesse em saber mais, preencha este formulário para agendar uma reunião.

Conclusão

Tem uma ideia sobre o Marketplace, mas ainda não sabe como criar um Marketplace de sucesso? Agora, não há desculpas, porque você encontrou instruções valiosas para dar início a um negócio de sucesso.

Como você deve ter visto, criar um mercado de sucesso não é fácil. Isso porque você precisa trabalhar em vários aspectos para fazer o negócio funcionar corretamente. No entanto, os negócios mais difíceis que poucas pessoas fazem são os mais lucrativos e há pouca concorrência.

O que você achou deste artigo? Caso já tenha alguma dúvida, entre em contato com a nossa equipe e conheça as soluções da Infracommerce.

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