Plataforma B2B para se destacar no mercado

Plataforma B2B para se destacar no mercado

As vendas com plataforma B2B são complexas e requerem diferentes tecnologias para conquistar clientes comerciais e se destacar no mercado.

Afinal, nesse ambiente existem múltiplos tomadores de decisão e um rigoroso processo de análise, que pode durar várias semanas em uma negociação. Porém, com a estratégia certa, você pode assinar um bom contrato, se tornar um fornecedor confiável e garantir uma renda regular por muito tempo.

Interessado em aproveitar as vantagens de suas vendas com plataforma B2B? Portanto, continue lendo e revise nossas dicas para se envolver com compradores corporativos.

Faça o marketing B2B

De acordo com a American Marketing Association (AMA), marketing é uma atividade, um conjunto de instituições e processos usados ​​para criar, comunicar, entregar e trocar ofertas que criam valor para consumidores, clientes, parceiros e a sociedade como um todo.

Nesse sentido, o marketing B2B é uma série de ações realizadas por uma organização para promover e promover a venda de produtos para outras empresas.

Como todos sabemos, todo o processo de vendas será afetado pelo tipo de consumidor que sua empresa atende. Portanto, o marketing B2B é caracterizado por várias funções diferentes no processo de compra e venda. Afinal, se você adotar uma estratégia única para todos os tipos de público, certamente não terá muito sucesso nos negócios.

Vendas B2B?

As vendas na plataforma B2B são transações comerciais entre empresas. Esta sigla significa "business to business" ou "from company to company" em português. Exemplos típicos desse mercado são as indústrias que vendem para o comércio e os fornecedores que vendem para os fabricantes.

No entanto, como você pode ver nesta lista, existem vários modelos de negócios B2B:

  • Revenda: a indústria, importador ou distribuidor negocia os seus produtos para revendedores (varejistas, atacadistas, representantes, etc.);
  • Transformação: a indústria vende produtos e insumos para outras indústrias utilizarem em seu processo produtivo;
  • Consumo: empresas vendem bens e produtos de consumo para outras empresas;
  • Serviços: empresas prestam serviços para outras empresas, como no mercado SaaS.

Resumindo, sempre que uma pessoa jurídica vende um produto para outra pessoa jurídica, fazemos vendas B2B.

As empresas que vendem diretamente ao consumidor final se enquadram na categoria B2C, que significa empresa para o consumidor (da empresa para o consumidor).

Categorizar as vendas B2B é importante porque elas são um processo muito diferente das vendas aos consumidores finais.

Portanto, as empresas que decidem atuar no mercado B2B precisam de estratégias específicas para se diferenciar e conquistar seus clientes comerciais.

Principais estratégias de marketing para plataforma B2B

As estratégias de marketing B2B são baseadas nos mesmos princípios básicos de marketing para consumidores (B2C), e muitas das ferramentas utilizadas são as mesmas. No entanto, o método e a forma de implementá-lo devem ser diferentes.

Confira abaixo algumas das práticas para ter sucesso neste mercado!

Comunicação

Com o objetivo final de converter clientes em potencial, os profissionais de marketing B2B precisam se concentrar na construção de relacionamentos e na comunicação ativa, do início ao fim da jornada do cliente. Para isso, algumas atividades são necessárias, como campanhas de e-mail, marketing de conteúdo, mídias sociais e acompanhamento pós-venda.

Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é uma das melhores estratégias de B2B para atrair clientes e definir boas oportunidades de vendas. Mas é necessário fornecer aos clientes um conteúdo muito detalhado e relevante.

Como as vendas B2B tendem a ser mais segmentadas e centradas na demanda, o marketing precisa se concentrar em gerar clientes potenciais qualificados, orientar os procedimentos de vendas e entregar produtos ou serviços dentro de um prazo especificado.

Concorrência

Além disso, com o desenvolvimento acelerado do comércio eletrônico, as preferências dos compradores estão sempre mudando, e a maioria dos modelos de negócios existentes não consegue acompanhar as mudanças. Portanto, os profissionais de marketing digital devem realizar pesquisas de mercado regulares, monitorar constantemente os movimentos de seus concorrentes e entender como se diferenciar dos outros.

Em comparação com outros profissionais da área, os especialistas em marketing B2B devem ter uma compreensão mais ampla dos produtos e serviços fornecidos pelo seu e-commerce. Isso ocorre porque os compradores neste segmento de mercado são muito perspicazes, são especialistas em seus respectivos campos e provavelmente conhecem seus produtos muito bem.

Redes Sociais

Atuar nas redes sociais é uma excelente estratégia de marketing. Por meio deles, você pode divulgar conteúdo, manter contato com a empresa e aumentar a credibilidade dos fornecedores. Por exemplo, o LinkedIn é amplamente visitado por gerentes de empresas que buscam atrair talentos e parceiros de negócios em potencial, tornando-o uma rede ideal para negócios relacionados a B2B.

Desta forma, empresas com contas regulares que atualizam suas contas e publicam conteúdos relevantes têm muitas oportunidades de se destacar no mercado.

Canais online

Os consumidores B2B estão cada vez mais usando canais online e dispositivos eletrônicos para interagir e concluir transações. Como a experiência móvel tem um impacto considerável nas vendas online, é hora de garantir que seu site de comércio eletrônico seja otimizado para esses dispositivos com um design responsivo.

Em geral, além de oferecer suporte a materiais de marketing confiáveis, os proprietários de comércio eletrônico também precisam fornecer aos clientes um ambiente fácil para navegar e encontrar os produtos que procuram. É por isso que é importante entender a estratégia B2B para que você possa criar a experiência de compra mais relevante possível.

Portanto, está claro que, à medida que todas essas transações entre empresas se tornam mais difundidas na arena online, as empresas ganham maior potencial de escalabilidade para crescimento e prosperidade.

Se você tem interesse em saber mais sobre plataforma B2B e suas soluções, entre em contato com a nossa equipe.

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