Plataforma B2B para pequenas empresas

Plataforma B2B para pequenas empresas

Nos últimos anos, o segmento de comércio eletrônico de pequenos negócios tem crescido rapidamente, principalmente devido à eliminação de algumas barreiras de entrada.

As áreas de TI e marketing digital que tornam este segmento exclusivo para grandes empresas estão sendo gradualmente removidas.

Atualmente, é possível abrir uma loja virtual com baixo investimento e recursos que apenas grandes empresas poderiam utilizar há pouco tempo.

Uma plataforma B2B bem estruturada pode transmitir mais credibilidade às marcas neste segmento de mercado. Por focar no aumento de vendas, pode atender às necessidades específicas de grandes e pequenas empresas, independente da distância, pode ser reconhecida e influenciada.

Plataforma B2B em ascensão

De acordo com a Forrester Research, as vendas do setor por meio do comércio eletrônico devem chegar a 1,18 trilhão de dólares. Esse valor corresponde a 13,1% de todas as vendas na plataforma B2B nos Estados Unidos. Mesmo antes da pandemia, o valor das transações B2B no e-commerce nos EUA chegou a 1,1 trilhão de dólares americanos em 2019. 

Nesse sentido, McKinsey destacou que a participação do e-commerce nas empresas B2B aumentou 62% em 2020. Os dados correspondem aos primeiros meses da pandemia, mas não há chance de recuo. Globalmente, as transações neste formato valem 12,1 trilhões de dólares americanos.

Como resultado, a aceleração do uso da plataforma se intensificou. Não só isso: a empresa precisa ampliar o escopo de seus fornecedores e outros serviços. Além disso, nesse sentido, a Internet é um bom canal. Marcas sérias podem servir a muitas outras marcas na Internet.

Benefícios da plataforma B2B

Além de diversos setores de negócios na Internet, a plataforma B2B também guarda uma série de peculiaridades. Por meio dessas diferenças, a compra e a receita da empresa podem ser afetadas. Veja os principais!

Multi catálogo

O multi catálogo é uma ferramenta muito importante para a plataforma B2B. Por meio deles, os parceiros podem analisar diferentes produtos. Permite acesso a esses materiais. Independentemente da região ou das informações pessoais de todos. Afinal, eles estão todos disponíveis. Além disso, as empresas costumam ter linhas de produtos específicas. Eles são vendidos apenas para determinados clientes ou por meio de determinados canais de vendas.

Suporte direcionado

A garantia de um suporte qualificado costuma ser um grande diferencial para uma empresa. Não haverá diferença em tal proposta. Muitos detalhes, como vários catálogos, vários pedidos, vários valores e diferentes condições, requerem um alto nível de suporte. Os provedores de plataforma B2B precisam agir para garantir a eficiência do processo. Além disso, criar oportunidades, solucionar problemas técnicos e prestar serviços profissionais, tudo isso contribui para o relacionamento entre as empresas. Além disso, também pode melhorar a sua reputação e a satisfação do parceiro.

Frete organizado

Os valores de frete também são a base do bom desempenho de qualquer empresa. A maioria das transações de plataforma B2B é realizada por meio de dois modos de frete: CIF (custo, seguro e frete) e FOB (entrega a bordo). Os primeiros a cooperar com a empresa de vendas, responsável pelos custos logísticos, e ainda por conta própria entregam ao comprador. Em segundo lugar, o custo é suportado pelo comprador.

Diversos centros de distribuição

No e-commerce B2B, a escala das operações e questões tributárias exigem que as empresas tenham mais de um centro de distribuição. A pessoa que opta por atender o parceiro dependerá das características do pedido. Nesse sentido, inclui a localização, os prazos e o custo do estoque. Ele também precisa ser verificado por meio de impostos, taxas e procedimentos fiscais.

Consultores comerciais

Além de parceiros, vendedores e representantes comerciais também usam plataformas de e-commerce B2B. Para este público, direitos especiais de acesso são concedidos. Isso permite que eles consultem catálogos e pedidos de clientes. Além disso, acompanhe e verifique sua comissão. Porém, o mais importante é que você possa visualizar as condições e preços de cada grupo de parceiros, o que ajuda na sua habilidade de negociação.

Integração de ferramentas

A integração de ferramentas simplifica o processo de vendas. O mesmo se aplica às funções de pagamento e logística. Software é um meio de reduzir obstáculos e reduzir o risco de perda de informações. Além disso, permite melhor controle das atividades e otimização de todo o processo de vendas. Este meio permite a geração de relatórios, faturamento e outras operações.

Adicionar recursos eficazes à estratégia e gerenciamento coordenados também será bem-sucedido. O rastreamento de dados também é uma das vantagens dessa opção, que pode favorecer a tomada de decisões mais precisas.

Mas de que maneira é possível promover este crescimento?

O e-commerce B2B é favorecido pelo público em geral que consome essas plataformas. Porque a pessoa que realiza esta tarefa de compra buscará uma experiência semelhante a si mesma. Portanto, você escolherá entre produtos práticos, acessíveis, confiáveis ​​e benéficos para a empresa.

Confira algumas tendências em lojas online que desejam ampliar sua base de clientes!

  • Transações transparentes, pois a plataforma reúne diversos fornecedores e diversos produtos de um mesmo segmento de mercado;
  • Plataformas completas, porque se subdividem e entendem as peculiaridades da região;
  • Pela flexibilidade de compra ou pela necessidade de supervisão, é prático e intuitivo, característica típica do modelo de autoatendimento.
  • Vendas omnichannel, pois as vendas multicanal atendem às necessidades dos clientes em pré-venda, pontualidade, trade marketing, e-commerce e tele-vendas, promovendo assim suas atividades diárias.

Crie engajamento e relacionamentos contínuos por meio de aplicativos de publicidade, marketing, mídia social e fidelidade.

Sabemos que todo esse processo pode ser complicado para quem está começando um negócio. Por esse motivo a Infracommerce dá todo suporte como plataforma B2B, assim você evita problemas no processo, otimiza tempo e custos. 

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