Plataforma B2B para marketplace

Plataforma B2B para marketplace

Ao criar um mercado, muitos empreendedores considerarão imediatamente a oferta de produtos ou serviços aos consumidores finais. Porém, se seu cliente for uma empresa, suas chances de sucesso no mercado são maiores. Portanto, neste artigo, vamos explicar o que é e como criar um mercado B2B (business-to-business) através da plataforma para representar negócios entre empresas.

Esse modelo de negócios sempre foi um dos modelos de negócios mais usados ​​para startups brasileiras. Além disso, tem rápida escalabilidade e lucratividade e requer menos investimento do que o mercado consumidor final.

O que é plataforma B2B e qual sua diferença para B2C?

A sigla B2B se refere ao comércio business-to-business, no qual as transações comerciais ocorrem entre empresas. Uma plataforma B2B é um ambiente digital (geralmente um site) no qual fabricantes, distribuidores, importadores ou distribuidores vendem seus produtos ou serviços para outras empresas.

Atrás do site está o back-end, com um painel de gerenciamento que armazena todas as informações. Você pode gerenciar pedidos e acompanhar seu progresso, definir preços, gerenciar estoque, atribuir direitos de acesso e outras operações que dão suporte ao processo de vendas.

B2C (Business to Consumer) trata do comércio entre empresas e consumidores. Porém, a diferença não está apenas no público-alvo e em suas características. Veremos os detalhes do negócio B2B abaixo.

Perfis de cliente

Essa pode ser a principal característica da plataforma B2B, porque as necessidades do cliente são diferentes. Quando se trata de B2C, o foco está no comportamento do público, seu gênero, sua preferência pelos produtos, suas necessidades, o que procuram, etc.

No B2B, as formas de atingir os clientes são diferentes porque possuem diferentes níveis de interação, pagando preços mais altos, comprando em grandes quantidades e impostos diferentes.

Regras de pedido mínimo

Nos sites B2C, os usuários podem acessar e comprar um, dois ou mais produtos sem barreiras. No entanto, no B2B, algumas empresas estabeleceram regras de pedido mínimo em termos de quantidade ou valor das mercadorias. Isso porque eles usam gerenciamento de logística interna e modelos de processamento para concluir pedidos maiores, enquanto pedidos menores são atendidos por redes de varejo ou seus distribuidores.

Tabelas de preços

As vendas comerciais B2B são realizadas no atacado, neste caso o volume de pedidos é grande e tem certa frequência, o que favorece a negociação e descontos. 

O valor da cobrança também depende dos dados pessoais do parceiro, que podem não ser exibidos no site, mas deve ser mantido um formulário para atender às necessidades do negócio e dos parceiros.

O preço é determinado de acordo com as circunstâncias de cada parceiro, tendo em consideração os seus hábitos de compra e as relações estabelecidas. Portanto, o valor de venda, bem como as condições e descontos podem ser construídos de forma qualificada.

Condições de pagamento

Assim como o preço e a quantidade mínima de pedidos, as condições de pagamento do modelo B2B também mudam com as mudanças no B2C. Embora nas vendas a consumidores comuns os pedidos só sejam enviados após a emissão das faturas, podem existir condições diferentes nas transações entre empresas, como o pagamento por liberação de crédito e posterior faturamento de pagamento.

Essas diferentes configurações variam de acordo com os parceiros e suas relações comerciais. Dessa forma, projetos mais confiáveis ​​podem obter melhores preços e condições de pagamento, bem como melhores condições, menores taxas de juros e parcelamento.

Benefícios da plataforma B2B para marketplace

Há também uma série de diferenças na cooperação com o B2B, que podem afetar a compra e a receita das empresas. Vamos descrevê-los.

Multicatálogo

O catálogo exibido para um parceiro pode ser diferente do diretor exibido para outro grupo. Essa mudança varia de acordo com a região e o perfil de cada indivíduo. 

Nesse sentido, os multicatálogos são uma ferramenta indispensável para as plataformas B2B, pois os parceiros podem analisar produtos diferentes, uma vez que é comum que a linha de produtos de uma empresa venda apenas para determinados clientes ou determinados canais de vendas.

Suporte dedicado

Devido a multicatálogos, pedidos, valores e condições diferentes, os fornecedores de plataformas precisam tomar medidas para garantir um suporte eficaz em vários cenários, criar oportunidades, resolver problemas técnicos e fornecer serviços profissionais. Esses fatores ajudam a construir relacionamentos entre empresas e aumentar sua credibilidade e satisfação dos parceiros.

Frete avançado

A maioria das transações de comércio digital B2B é realizada por meio de dois modos de frete: CIF (Cost, Insurance and Freight) e FOB (Free On Board). No primeiro caso, a empresa vendedora assume o custo logístico ou entrega ao comprador. Em segundo lugar, o custo é suportado pelo comprador.

Multicentros de Distribuição

A escala das operações e as questões tributárias exigem que a empresa tenha vários centros de distribuição. A escolha de quem prestará os serviços aos parceiros dependerá das características do pedido (localização do estoque, prazo e custo) e da fiscalização (impostos, taxas e procedimentos financeiros).

Vendedores e representantes comerciais

Além de parceiros, vendedores e representantes comerciais também usam a plataforma B2B para marketplace. Para eles, são concedidos direitos especiais de acesso, podendo consultar catálogo, pedidos de clientes, follow up, conferir suas comissões, principalmente conferir as condições e preços de cada grupo de parceiros, o que auxilia em sua capacidade de negociação.

Integração de ferramentas

É importante integrar ferramentas para simplificar vendas, pagamentos, logística e outros processos. O objetivo é diminuir os obstáculos enfrentados pelos parceiros, diminuir os riscos e fortalecer o controle das atividades por meio de softwares, que otimizam o processo de vendas, geram relatórios e emitem notas fiscais como um todo.

Vale ressaltar que a solução de vendas por meio da plataforma B2B tem como objetivo promover o crescimento dos negócios, ampliar sua área de atuação, reduzir custos, atender novos parceiros e aumentar o preço médio dos tickets. Estratégias coordenadas e uma gestão eficaz permitirão resultados expressivos, que requerem dados de monitoramento para uma tomada de decisão eficaz.

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