Plataforma B2B é realmente necessária?

Plataforma B2B é realmente necessária?

O conceito de plataforma B2B está ganhando cada vez mais notoriedade e adesão entre empresas e indústrias, dos mais variados nichos.

O objetivo  de uma plataforma B2B bem elaborada é otimizar os processos que envolvem uma venda, tanto para o cliente B2B, quanto para a empresa.

Para o consumidor, a compra precisa ser fácil e tranquila. Para a empresa, a prospecção de novos e potenciais clientes necessita, também, expandir mercados.

Existem algumas particularidades e vantagens na implantação de uma plataforma B2B. E falaremos delas neste artigo.

Pontos importantes da plataforma B2B

Perfis distintos de clientes

Perfis diferentes de consumidores, com intenção e personalidades diferentes, além de terem necessidades distintas, comprarão na sua empresa e precisarão ser tratados cada qual com as suas devidas particularidades. A Plataforma B2B consegue dar essa personalização, pois, tratar todos os clientes iguais é um grande erro no e-commerce.

Valores por clientes

Clientes que possuem o hábito de comprar com regularidade e, em grandes quantidades, tendem a encontrar preços menores e descontos exclusivos em relação a aqueles que não compram sempre ou compram em menores quantidades. 

Dessa forma, a negociação com os consumidores que compram bastante, e com certa frequência, precisa ser mais “agressiva”.

Meios de pagamento ampliados

Uma plataforma B2B, geralmente, tem como opções de pagamento o boleto à vista ou cartão de crédito. Contudo, isso precisa ser expandido para venda fatura, cartão BNDES, PIX, entre outros meios de pagamento.

Ampliação da sua receita

Quem não quer ampliar a sua lista de consumidores, não é mesmo? Incorporar uma plataforma B2B lhe trará essa possibilidade, já que você passará a vender para outras empresas e, assim, ampliará as suas receitas.

Redução dos custos

A fidelização dos clientes B2B pode chegar através de um contrato de fornecimento, uma vez que esse tipo de cliente tende a ser mais fiel do que o consumidor final. 

Caso consiga atingir o patamar de saber exatamente com quais consumidores B2B poderá contar, por um período de tempo, até os investimentos em certas campanhas poderá ser revisto, com foco em novos clientes e ampliando o leque de novos compradores.

Expansão territorial

Sua plataforma B2B não precisa ficar limitada apenas à sua cidade ou Estado. Imagine a quantidade de clientes em potencial que podem estar interessados nos seus produtos, em outros locais pelo país, ou até mesmo pelo mundo. É válido ampliar essa margem de forma ousada e investir em campanhas de marketing que atinjam outras localidades.

É um equívoco pensar que as relações de consumo só precisam ser, devidamente trabalhadas, entre empresas e consumidores B2C. As mesmas estratégias e campanhas de um B2C, devem ser pensadas e implantadas para um B2B.

Os consumidores B2B estão a cada dia buscando boas oportunidades e, principalmente, empresas que vendem online, para realizar as suas compras. E isso, consequentemente, cria perspectivas de quem vende para esse tipo de público sejam excelentes.

Plataforma B2B aprimora seu atendimento ao cliente

Em uma cena típica do setor de comércio eletrônico, um representante de atendimento ao cliente (CSR) verifica a disponibilidade de um produto no sistema ERP, faz um pedido e também auxilia em outros serviços ao cliente por meio do sistema.

Infelizmente, um sistema ERP não oferece uma interface muito amigável. Entretanto, uma boa plataforma de e-commerce, e os CSRs podem fornecer serviços eficientes com uma plataforma fácil de usar como alternativa.

Facilita as coisas para os representantes de vendas

Uma plataforma de comércio digital também auxilia na melhoria da eficiência dos representantes comerciais. Como mencionado, essas plataformas são fáceis de utilizar.

Automaticamente, os representantes de vendas podem simplesmente acessar a loja em seus telefones ou tablet para responder às perguntas dos consumidores, verificar o estoque de produtos e sugerir produtos, entre outras coisas.

Também é importante focar nas facilidades de acesso através dos seus catálogos, descrição dos produtos e afins. Deixe a sua plataforma otimizada para atender, também, aqueles que a acessam através de dispositivos móveis.

São várias empresas que fazem esse tipo de transação, através de celulares ou tablets. Mas, lembre-se: os canais de comunicação pós-compra também precisam ser bem explorados, com facilidade, agilidade e excelência no atendimento, da mesma forma que nos preocupa a satisfação que existe com os clientes B2C.

O mundo digital caminha a passos largos tanto para B2C quanto para B2B.

Quais diferenciais uma boa plataforma B2B deve ter?

Ao escolher uma plataforma, escolha a opção com grande número de clientes e visitas diárias, pois isso garante que os compradores encontrarão fornecedores para participar do seu processo.

O valor financeiro da transação anual, o volume de cotações e pedidos e os anos de experiência da empresa também devem ser levados em consideração.

Outro ponto importante a verificar é a disponibilidade da plataforma. Nesse caso, faça uma demonstração para entender como a solução é utilizada em sua empresa e como ela atende às suas reais necessidades. Também preste atenção à flexibilidade da plataforma para exibir rapidamente os resultados.

Por fim, não se esqueça de buscar suporte técnico profissional que tenha expertise para tornar seu perfil mais atraente no mercado. Entre em contato com a nossa equipe:


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