OTIF: como analisar esse indicador

OTIF: como analisar esse indicador

Se tratando do setor logístico, para que um negócio tenha sucesso é necessário cumprir os prazos e entrega de produtos ao cliente de maneira correta. 

Apesar de parecer simples cumprir com esse processo, existem diversas variáveis que podem atrapalhar o encaminhamento das tarefas. Se faltar alguma informação no pedido do consumidor, por exemplo, o resultado do trabalho já não será 100% satisfatório.

Deve ser levado em consideração também que a competitividade do mercado atual não permite falhas. Por conta disso, os gestores buscam técnicas para otimizar e monitorar a entrega de produtos do início ao fim. Trata-se aqui de um indicador muito utilizado para medir o desempenho da logística empresarial: OTIF (On Time In Full).

Ou seja, o indicador OTIF é responsável por criar oportunidades de melhorar seus processos e se destacar frente aos concorrentes. Continue a leitura e saiba como analisar esse indicador!

O que é o indicador OTIF?

Ao pé da letra, o conceito de OTIF significa entregar ao cliente o produto correto, e dentro do prazo esperado. Contudo, essa sigla vai muito além disso, pois estrategicamente pode cumprir um papel muito importante para o compromisso da empresa com o consumidor.

O OTIF é composto por duas métricas: On Time e In Full. No primeiro caso, acontece quando a empresa entrega a carga no tempo estipulado, ela está “On Time”. Já “In Full” significa que o cliente recebeu a quantidade exata dos itens solicitados na compra.

O status ‘’On Time’’ representa os produtos que devem ser entregues em determinado dia, horário e local, acordados com o cliente. No in full, os produtos e serviços que devem atender às características e especificações combinadas com o consumidor (quantidade; dimensões; qualidade; perfeito estado de conservação.)

Com isso, se não houver atrasos ou adiantamentos, pode-se dizer que você está On Time. Agora, o indicador In full é quando se entrega exatamente o que foi solicitado. Dessa maneira, OTIF também pode ser definido como o grau de compromisso que sua empresa tem com os clientes.

A finalidade do OTIF é avaliar toda a produção de uma empresa, desde a encomenda dos produtos, passando pela padronização da ordem de serviço e os níveis de estoque, até a entrega ao consumidor final.

O grande benefício ao implementar esse indicador é a facilidade para a gestão logística, assim, evita-se falhas na entrega e contribui para o desenvolvimento saudável de um negócio moderno. Não à toa, é importante que as duas métricas (tempo e quantidade) sejam trabalhadas em conjunto.

Como calcular o OTIF?

O cálculo do OTIF é feito a partir da ‘’compilação’’ dos pedidos dos últimos 12 meses. Depois, deve separá-los em três categorias: atendido no prazo, entregue sem erro, e completo, ou seja, cumpriu todas as especificações do cliente.

Vamos supor que o resultado da divisão de pedidos (seguindo o que foi indicado acima) foi: 86% (atendidos no prazo), 76% (sem erros de entrega) e 90% (completo). Dessa forma, para estabelecer o OTIF da organização, o gestor logístico deve multiplicar os três números e dividir o resultado por 100.

Com o exemplo que descrevemos acima, o valor do índice é de 58,82%. Ou seja, o ideal para os negócios é que alcancem 100% de entregas On Time In Full.

Principais benefícios do OTIF para seu negócio

Apesar do uso inicial do OTIF parecer ser uma atividade complexa e demorada, é possível agilizar esse processo. O processo é complexo devido aos muitos dados para coletar, além da necessidade de capacitar a equipe. 

No entanto, é possível agilizar esse processo a partir de duas regras: definir com clareza a data de entrega e documentar todos os motivos do não recebimento ou da falha da mercadoria.

Quando é passada a fase de implementação, este KPI (Key Performance Indicator) traz os seguintes benefícios para gestores logísticos:

  • Aumenta a performance da entrega;
  • Eleva a satisfação dos clientes;
  • Transformações disruptivas de cultura logística da empresa;
  • Melhora os processos de envio e recebimento de produtos;
  • Otimiza a comunicação entre os departamentos;
  • Amplia a eficiência da entrega;
  • Reduz os gastos logísticos.

Como a integração logística pode aumentar vendas e reduzir custos?

A integração logística tem apontado soluções quanto a metas e resultados. O primeiro passo para incorporá-lo é ter um bom planejamento estratégico, além de ser envolvido com gestão de pessoas, fornecer capacitação para a equipe e investir em boas estratégias de marketing. É como um kit de sobrevivência para os tempos modernos. 

Na logística, confiar na tecnologia a partir da integração de processos é o caminho que irá permitir uma otimização de fluxos e redução de custos.

Caso a questão seja a importância de uma boa gestão para os processos logísticos, existem soluções que permitem a otimização e a redução de custos, e assim resultam na otimização das atividades logísticas. Somente através de uma gestão eficiente que será possível ter esse ganho para uma indústria ou empresa, que irá aumentar o tempo útil das operações do cotidiano.

O que deve ficar claro é que de nada adianta absorver boas ações de marketing, por exemplo, se por outro lado as atividades de rotina realizadas por sua equipe trazem gastos exorbitantes. Diante disso, é essencial entender e colocar em atividade as melhores práticas de logística, assim como identificar quais são os principais gargalos de suas operações e se há queixas de seus funcionários. Se tratando das pontuações dos colaboradores de seu negócio, estar atento aos seus trabalhos é ter um quadro de funcionários mais engajado. A integração dos processos logísticos é vital! 

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