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Os impactos da curva abc no comércio eletrônico

Os impactos da curva abc no comércio eletrônico

Quer saber mais sobre os impactos da curva abc em seus negócios? Então não deixe de conferir o artigo completo com informações práticas que preparamos para você. Boa leitura!

Identificar o potencial dos produtos disponíveis no estoque de uma empresa auxilia nas decisões que a gestão deve tomar para melhorar o desempenho empresarial do negócio – a curva ABC é um sistema analítico eficaz para esse fim.

O entendimento da curva ABC é fundamental para a adequação da aplicação e dos dados extraídos para representar a real situação da empresa.

Neste artigo, além de entender os conceitos, você entenderá como funciona a curva ABC e como fazer para medir o desempenho de uma empresa, além de ajudar no controle dos processos e quais são seus benefícios.

O que é Curva ABC?

O relatório Curva ABC é uma ferramenta que ajuda a identificar produtos que requerem atenção especial pela demanda de compra ou pelo lucro que cada item proporciona. Além disso, aponta quais clientes compram mais e menos de sua empresa, o que é de grande valor para a estratégia de negócios.

As curvas realizam cálculos que mostram a realidade, uma visão geral dos cenários da sua empresa. Com os dados certos, os gerentes podem ser mais estratégicos e tomar as decisões certas.

Funcionamento da curva

Se os dados corretos forem usados ​​para gerar as informações que devem compor o relatório, as curvas não são difíceis de entender. Funciona de forma evolutiva para mostrar o impacto de clientes e produtos em suas operações.

Nesse tipo de análise, são considerados clientes apenas aqueles que já adquiriram produtos da empresa. Clientes em potencial, ou seja, pessoas registradas, mas que ainda não compraram, não são considerados.

curva ABC de clientes baseia-se nas mesmas suposições da curva de estoque: os clientes de uma organização podem ser divididos em três grupos — A, B e C — com base em seu nível de importância para a receita da empresa.

Clientes da curva A: são aqueles que estão mais ativos com a sua marca. Realizam compras frequentemente (com um intervalo curto entre uma compra e outra) e, juntos, representam até 80% do faturamento da organização.

Clientes da curva B: compram de vez em quando. Não são fiéis à marca e nem ativos constantemente. Entretanto, consideram sua marca como uma opção de compra, mesmo que o tempo entre uma compra e outra – tempo de recorrência – seja mais elevado. Eles respondem por cerca de 15% do faturamento da organização.

Clientes da curva C: são totalmente desapegados à marca. Não engajam, compram apenas uma vez ou apresentam tempo de recorrência elevadíssimo. Representam, em média, 5% do faturamento da empresa.

Como calcular a curva ABC?

Você pode estar se perguntando: tenho que verificar manualmente todos os meus produtos, fluxo de caixa e dados da empresa para desenhar a curva ABC? A resposta é não! À medida que a tecnologia evolui e os processos de gestão são automatizados, quase todos os ERPs do mercado fornecem aos gestores dados prontos sobre a curva ABC, ou pelo menos todas as informações necessárias para montá-la.

Já ouviu falar em ERP? Esta sigla significa Enterprise Resource Planning e pode ser traduzida para o português como um Sistema de Gestão Integrado. Trata-se de um software que pode ser acessado online ou instalado em um computador onde um empreendedor pode gerenciar todos os seus negócios.

Dessa forma, se você ainda não usa o ERP para gerenciar seu negócio, pode ser uma boa ideia avaliar sua implementação.

Mas e aqueles que não usam software de gestão? Nesse caso, o levantamento deve ser preenchido manualmente, e planilhas do Excel podem ser utilizadas para registrar e analisar os dados.

Entenda a importância da curva ABC

Quando um varejista conhece seu estoque e sabe quais produtos trazem maior retorno, ele pode utilizar os recursos disponíveis de forma mais inteligente, evitar comprar muitos produtos com menos impacto e focar mais no estoque daqueles itens que estão movimentando a conta da empresa.

Outra grande vantagem de aplicar a curva ABC ao seu negócio é avaliar de forma mais estratégica quais produtos estão disponíveis para venda para rotacionar o estoque. Por exemplo, você venderia os produtos de curva A da sua empresa sabendo que eles estão em alta demanda? Mais provável que não!

Por outro lado, pode ser interessante promover ou montar kits com produtos da curva B, principalmente a curva C, e fazer um rodízio de estoque dessa forma. A Black Friday é uma ótima ocasião. Pode ser uma decisão sábia usar essa data muito importante para queimar alguns produtos de baixa demanda e baixo rendimento na curva C.

Por fim, os resultados obtidos com o sortimento de produtos podem inspirar mudanças na gestão de estoques, estratégias de marketing e até mesmo avaliar a viabilidade ou não de continuar investindo em determinados produtos e nichos.

Portanto, a curva ABC é uma ferramenta de gestão muito útil para os empreendedores, que têm impacto em diferentes áreas da empresa, podendo auxiliar a organização a corrigir o direcionamento de possíveis estratégias erradas e focar no trabalho eficaz.

Vantagens da Curva ABC para as empresas

Quando você tem a oportunidade de gerenciar o estoque e acompanhar as vendas com medições precisas com base no trabalho realizado, os benefícios tornam-se rapidamente aparentes e nos contextos mais importantes da empresa.

Melhorias no Processo de Compras

Com o entendimento dos itens de maior, médio e menor impacto nas vendas, as compras são planejadas de acordo com o ciclo de produção, levando em consideração a demanda, reduzindo gastos desnecessários com compras e aumentando a lucratividade.

Entendimento de vendas

Se uma empresa tem uma melhor compreensão do comportamento de compra dos consumidores e entende suas necessidades, as chances de realizar uma venda aumentam.

Reduzir o desperdício

Se seu estoque for enxuto e baseado no consumo geral de seus clientes, dificilmente haverá desperdício, pois com a ajuda da curva ABC, será mais fácil reduzir excessos e qualquer tipo de risco dentro da empresa – melhor controle de consumo, para melhor atender as expectativas dos clientes.

Entendeu a importância da curva ABC nos negócios? Comece hoje mesmo a aplicar no seu negócio com a ajuda da Infracommerce.

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