Sobre a Infrarelações com investidoresContatoBlog
logo Infracommerce CX as a Service
MarketingTecnologiaPagamento
OperaçãoOne Stop Shop
O que é roteirização inteligente

O que é roteirização inteligente

O planejamento de rotas de entrega é uma etapa muito importante, e diante disso jamais pode ser negligenciada. Atender aos prazos de entrega, principalmente se tratando dos novos consumidores, é essencial para qualquer tipo de empresa, isso porque, tem impacto direto na satisfação dos clientes, sobretudo quando falamos de uma empresa de entrega rápida! E sem dúvidas, para além disso, organizar rotas de entrega é muito importante para qualquer tipo de empresa.

O que é roteirização inteligente e como fazer de forma eficiente?

É possível fazer sua rota de entrega até mesmo pelo Google Maps, entretanto há muitos fatores que você precisa considerar para uma roteirização de entrega efetiva, que irá gerar redução de custos e um aumento da produtividade em suas operações.

Acompanhe abaixo alguns passos fundamentais sobre como fazer uma roteirização de entregas de fato eficiente para o seu negócio.

1 – Estude o percurso

Tenha conhecimento sobre as distâncias, faça os cálculos, explore possibilidades de caminhos diferentes. A ideia é identificar a rota de entrega mais efetiva e, no entanto, para isso, diversos fatores — que vamos perpassar a seguir — precisam ser considerados.

2 – Entenda as condições de tráfego das vias

Algumas perguntas precisam ser respondidas para que a roteirização de entrega seja eficiente, por exemplo: as ruas por onde o veículo irá passar são muito movimentadas? Em casos de engarrafamentos ou trânsito lento, o tempo de deslocamento poderá ser maior.

Há situações que pode até valer a pena optar por caminhos mais longos, porém menos movimentados, a fim de agilizar o percurso, mesmo percorrendo uma distância maior. Sempre é válido testar e calcular.

Ainda nessa questão, é essencial estar atento para as condições da via. Ruas esburacadas aumentam as chances de deteriorar o veículo, o que leva a custos com manutenção, além de prejudicar a rentabilidade da operação. Frente a isso, dê preferência por ruas em melhores condições.

3 – Estime seus gastos

Você sabe quanto um veículo faz por litro de combustível? A resposta para essa pergunta é essencial ao fazer a roteirização das entregas, afinal, você precisa estimar os custos que terá em cada rota, além de ser necessário para calcular o custo de entrega.

Faça uma avaliação de quanto combustível o veículo gasta no percurso roteirizado, custos de pedágio, assim como o nível de desgaste de componentes como pneus e pastilhas de freio. Além disso, estime a periodicidade ideal para a manutenção da frota e quanto isso irá custar no fim das contas.

Lembre-se: tanto a distância do percurso quanto o nível de tráfego e as condições das vias têm impacto direto nesses gastos.

Entendendo o funcionamento da roteirização de entregas e colocando seu planejamento em prática, será possível coletar dados mais precisos, otimizando assim ainda mais os resultados de sua roteirização.

4 – Avalie a sua demanda

Fazer uma análise da sua demanda é fundamental para concretizar a roteirização de entregas. Diante disso, vale refletir:

  • Como as entregas serão realizadas? 
  • Que tipo de veículo será utilizado? 
  • Quantas entregas você pretende realizar por dia? E por semana? 
  • As entregas serão realizadas somente dentro da cidade ou será necessário pegar a estrada?

São questões que podem ser simples, entretanto são essenciais para uma roteirização de entregas eficiente. Por exemplo, há lugares que possuem restrição de horários para receber entregas, e aí você precisa estar atento a isso.

Lembre-se: que o cumprimento dos prazos é muito importante para a satisfação do cliente, ainda mais quando falamos de uma empresa de entrega rápida. Um bom desempenho é vital para conferir uma boa imagem para o seu negócio.

5 – Defina o melhor percurso possível

A definição do melhor percurso é o grande objetivo de uma roteirização de entregas, mas como fazer isso? Tendo em mãos o estudo e análise de todos os pontos mencionados anteriormente.

A sugestão aqui é agrupar os pontos de parada respeitando a sua proximidade e iniciar as entregas pelo mais distante. Dessa maneira, você viabiliza um maior número de entregas em um menor espaço de tempo, otimizando a rentabilidade da operação.

Full-service para entregas eficientes!

A terceirização de logística trata-se da contratação de uma (ou mais) empresas parceiras, que serão responsáveis pela execução de determinadas rotinas do seu negócio.

É comum que essa prática seja adotada em rotinas de distribuição (realizada por transportadoras), ou mais ampla, compreendendo também as áreas de recebimento, estoque e expedição (realizada por operadores logísticos).

Para que ela seja adotada, é necessário contar com parceiros de negócio que possuem valores semelhantes e que, sobretudo, firmam compromisso com o objetivo da sua empresa. Portanto, é uma relação que vai muito além de fornecer serviços. Nesse sentido, ela busca aprimorar os resultados, por meio da contribuição com conhecimento de mercado, tecnologia e ativos. O custo da logística terceirizada é um investimento, pois seu objetivo principal de ter um negócio de sucesso será projetado.

A plataforma da Infracommerce foi desenvolvida com o objetivo de otimizar seu e-commerce, resultados e métricas, com toda dinâmica do Full Service. Tendo a missão de gerar mais vendas e conversões através de uma plataforma multicanal, com disponibilidade 24h, além de soluções modernas e únicas no mercado brasileiro.

Conheça nosso LinkedIn!


Fale com um especialista

Mais categorias

#tánoar
E-commerce
Marketing
Full Service
Mercado
Operações
Cases
Gestão
Tecnologia

Leia também

Mercado B2B e a digitalização

Mercado B2B e a digitalização

Neste conteúdo, você vai entender qual é a relação do mercado B2B com a digitalização. Continue a leitura para saber mais sobre o tema. Boa leitura!

Acessar
Green Mile: mudanças no mercado para consumo consciente

Green Mile: mudanças no mercado para consumo consciente

Já ouviu falar em Green Mile? Nos acompanhe nesta leitura que preparamos para você e saiba mais sobre as mudanças que afetam o mercado. Boa leitura!

Acessar
Desafios da Tributação para E-commerces B2B

Desafios da Tributação para E-commerces B2B

Neste conteúdo, você vai conferir quais são os desafios da tributação para e-commerces B2B! Nos acompanhe nesta leitura e saiba mais sobre o tema!

Acessar

Assuntos

Vendas
Usabilidade
Transporte
Teste A/B
Tendências
Taxa de Conversão
Soluções
Setor
SEO
SEM
Segurança
SAC
Recorrência
Promoções
Produto
Precificação
Plataforma
Planejamento
Pandemia
Pagamento
Opinião
Operação
Omnichannel
Omnicanal
Notícias
Navegação
Multicanal
Modelos de Negócio
Mobile
Mídia
Meios de Pagamento
Marketplace
Marketing Estratégico
Loja Virtual
Logística
KPIs
Kai Schoppen
Jornada de compra
Integrações
Inovação
Infracommerce na Mídia
Infracommerce
Imprensa
Fulfillment
Fidelização
Experiência
Estratégia
Economia
Ebit-Nielsen
Distribuidores
Digital
Dicas
Customização
Customer Experience as a Service
Customer Experience
Conversão
Conteúdo
Consumidor
Compras
Cliente
Black Friday
B2C
B2B
Artigos
Tecnologia
Gestão
Cases
Operações
Mercado
Full service
Marketing
E-commerce
Revolucione sua
Customer Experience!


Descubra qual solução Infracommerce é a ideal para o sucesso do seu negócio.
‍
Preencha o formulário abaixo que nossa equipe
entrará em contato para mais informações

Customer Experience as a Service

O que fazemos

Gestão de SAC
Plataforma de E-commerce
Marketplace B2B
Solução de Fulfillment Infracommerce

Institucional

  • Customer Experience as a Service
  • Sobre a Infra
  • BlogContatoPolítica de privacidadeCódigo de Ética e CondutaCanal de Ética InfracommercePolítica de privacidade

Social

  • Instagram
  • Facebook
  • LinkedinYoutube
Copyright © 2021 infra.commerce. Todos direitos reservados.