Modelo B2C e as vantagens no mundo dos negócios

Modelo B2C e as vantagens no mundo dos negócios

Neste artigo, vamos dar uma olhada mais de perto no que é o comércio o B2C e como sua empresa pode crescer, mesmo aos trancos e barrancos, com ele. 

Quando a internet começou a ganhar popularidade, alguém teve a ideia de vender algo online. Assim nasceu o e-commerce. Mas esse processo de vender algo para um cliente online também deu origem a outro conceito – B2C eCommerce

B2C eCommerce significa e-commerce business-to-customer. É um dos modelos de negócios mais populares e é adaptado por vendedores em todo o mundo. 

A principal característica desse modelo inclui vender diretamente aos clientes a partir de um site comercial, marketplace ou até mesmo de mídias sociais. 

A maioria das empresas floresce no modelo B2C, pois o processo é simplificado com uma abordagem online. Além disso, aumenta a acessibilidade para compradores e vendedores. 

Vantagens do modelo de comércio eletrônico B2C para o seu negócio

Preços mais baixos

Com o modelo B2C, você pode renunciar aos custos adicionais de infraestrutura, eletricidade, pessoal, etc. Isso ajuda a reduzir consideravelmente seus custos operacionais. Além disso, você pode gerenciar facilmente o estoque e o armazenamento com menos pessoas e recursos. Esse modelo de comércio eletrônico também oferece amplo escopo para reduzir os preços de seus produtos, pois os custos de marketing são mais baixos com um alcance muito mais amplo.

Comunicação direta com o comprador

O modelo de negócios B2C permite que você se comunique com o comprador de forma extremamente personalizada com e-mails, SMS e notificações push. Você pode acompanhar os resultados ativamente e também ver qual método de comunicação funciona melhor. Dessa forma, você pode converter um número mais significativo de visitantes para seu site de comércio eletrônico ou canal social. 

Alcance mais amplo

Como agora mais pessoas estão ativas nas mídias sociais, você pode acessar a tela do celular de quase todos. Isso é muito melhor em comparação com anúncios de jornal e outdoors. A pessoa que está visualizando um anúncio da sua loja ou de qualquer produto pode chegar à loja em um clique e concluir a compra em segundos. 

Maior acessibilidade

O aumento do acesso implica que seu comprador poderá comprar de qualquer lugar e a qualquer hora do dia. Dessa forma, você pode ir além da barreira do tempo e operar lojas 24 horas por dia, 7 dias por semana, para vender com mais eficiência

10 Práticas recomendadas de comércio eletrônico B2C para um crescimento bem-sucedido

Para que qualquer negócio de comércio eletrônico prospere, você precisa seguir algumas práticas que são seguidas em todo o setor. Aqui está uma lista das melhores práticas para você começar:

1. Personalização

A personalização do comércio eletrônico é essencial se você deseja oferecer aos seus compradores uma experiência de compra incomparável. Algumas estratégias de personalização incluem recomendações de produtos na forma de produtos mais vendidos e produtos complementares. Além disso, sua loja de comércio eletrônico pode consistir em ofertas específicas de local para seus compradores online. 

2. Imagens de produtos atraentes

As imagens do produto são verdadeiras mudanças no jogo quando se trata de decisões de compra. Se o seu produto não parecer bom o suficiente ou fiel à descrição nas fotos, isso não obrigará o comprador a fazer uma compra. Portanto, certifique-se sempre de que suas fotos sejam autênticas e de alta qualidade. 

3. Descrições informativas do produto

As descrições dos produtos funcionam como o argumento de vendas para o seu produto. Portanto, eles devem conter todas as informações necessárias, como nome, modelo, preço, cor, instruções especiais etc.

4. Pequena jornada do usuário 

Normalmente, quando os clientes acessam seu site com a intenção de fazer compras, eles não gostam de se distrair com ofertas e recursos adicionais. Portanto, certifique-se de que seus clientes tenham uma jornada tranquila desde a página do produto até o pagamento final. Depois de adicionar o produto ao carrinho, nenhuma oferta ou promoção adicional deve ser exibida aos compradores. 

5. Sem custos ocultos 

A maioria das empresas tende a mostrar custos e impostos adicionais de embalagem e envio na página de checkout. O comprador pode ser atraído para a página do seu produto olhando os preços baratos do produto, mas depois de analisar o custo final do produto, que inclui todos os custos ocultos, ele abandonará o carrinho com uma experiência amarga. Portanto, inclua o maior número possível de custos na precificação do produto. Se houver cobranças extras, exiba-as na própria página do produto. 

6. Frete grátis ou taxa fixa

Hoje, temos uma tendência de frete grátis. A maioria das empresas reduz despesas adicionais e seus lucros para fornecer o benefício a seus clientes. Você também pode optar por estes trabalhando com soluções de transporte terceirizado. A solução concentra todas as etapas logísticas em um único lugar. Dessa forma, você só precisa se preocupar com lucros e outros detalhes de seu negócio. 

7. Entrega de um ou dois dias 

Entrega rápida é o que impulsiona o mercado. As empresas desperdiçam toneladas em branding, enquanto os compradores têm prioridades diferentes hoje em dia. Se você puder fornecer uma entrega de um ou dois dias, um comprador escolherá seu produto mesmo que o preço seja mais alto. Assim, associe-se a parceiros que oferecem uma solução de atendimento de ponta a ponta, como o Shiprocket Fulfillment, para garantir a entrega mais rápida do seu produto . 

8. Envolva o comprador com e-mails e notificações

O aspecto mais crucial de qualquer negócio de comércio eletrônico B2C é a retenção de clientes e sua fidelidade à sua marca. Para conseguir isso, você precisará se envolver com o comprador usando e-mails estratégicos falando sobre ofertas de produtos, esquemas adicionais, benefícios, conteúdo educacional etc. Além disso, você também pode compartilhá-los na forma de notificações push. Certifique-se de não enviar spam ao usuário, pois isso pode levar a uma experiência negativa com seu site ou aplicativo. 

9. Implante o melhor suporte

Sua equipe de suporte é a cara do seu negócio. Treiná-los para que tenham conhecimento completo do produto para que possam orientar adequadamente o consumidor e também fornecer soluções relevantes. Você pode implantar uma plataforma de suporte ao cliente para tornar o trabalho mais acessível. Além disso, inclua documentos de ajuda para garantir que o máximo de informações seja compartilhado com o consumidor na forma de blogs e páginas de ajuda. Isso reduzirá a pressão sobre sua equipe de suporte e eles terão um desempenho muito melhor. 

10. Marketing de comércio eletrônico B2C

Nenhum negócio pode ter sucesso se não tiver um plano de marketing bem elaborado e executado com cuidado. O mesmo vale para um negócio de comércio eletrônico B2C. Como seu público-alvo é um grande grupo de indivíduos, você deve incluir estratégias para educar seus compradores e vender o produto a eles. 

Um fundamento claro hoje em dia é que você não vende o produto ao seu comprador, em vez disso, você vende a solução. Portanto, elabore suas campanhas de acordo. 

Por fim, o comércio eletrônico B2C está ganhando muita força no cenário atual de comércio eletrônico. As linhas entre o comércio eletrônico B2B e B2C estão se esvaindo e estamos caminhando para uma experiência de compra mais unificada. Portanto, é hora de melhorar seu jogo e seguir em frente com o comércio eletrônico B2C para o seu empreendimento  de comércio eletrônico. 

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