Infracommerce

B3
svg2

Mercado B2B no Brasil: tendências e evolução

Mercado B2B no Brasil: tendências e evolução

Vamos analisar as tendências do Mercado B2B no Brasil, tendências de marketing de conteúdo, tendências de marketing digital e previsões de marketing para o próximo ano.

Nos últimos 5 a 10 anos, o Mercado B2B no Brasil passou por grandes mudanças. Os profissionais de marketing mudaram seu foco de vendas e ligações frias para estratégias de marketing de conteúdo digital e táticas de otimização de mecanismos de pesquisa para atrair novos clientes para nossos negócios.

O marketing de conteúdo agora é a força motriz de toda estratégia B2B e é importante que sua empresa esteja à frente da curva de marketing.

Boa leitura!

Tendências, desafios e evolução do Mercado B2B no Brasil

1. Marketing de retenção

Mais vale um pássaro na mão do que dois voando, certo?

Bem, o que vale então manter esse pássaro feliz e saudável por muito tempo, e é exatamente isso que é marketing de retenção.

marketing de retenção existe desde o momento em que a primeira pessoa vendeu algo para outra pessoa. Por quê?

Simples, o vendedor acabou percebendo que é mais fácil e eficiente vender para clientes existentes do que encontrar novos clientes.

Em suma, o marketing de retenção é o conjunto de atividades que buscam manter o relacionamento com o cliente, resultando em maior ROI de marketing por meio de vendas contínuas a um custo de venda mais baixo.

O marketing de retenção pode aumentar tanto o tempo que um cliente continua comprando de você quanto o quanto ele compra. Muitas vezes chamamos isso de cross-sell e upsell. Queremos vender mais produtos e serviços aos clientes existentes e também a preços e lucros mais altos.

Quanto lucro? De acordo com pesquisas, um aumento de 5% na retenção de clientes pode gerar um aumento de até 95% nos lucros.

Os profissionais do mercado B2B no Brasil adoram falar sobre a aquisição de novos clientes. Mas o resultado final é que o Marketing de Retenção pode ser um lugar melhor para começar em 2022. Especialmente se os orçamentos forem limitados.

Quais são algumas das melhores maneiras de reter clientes?

  • Integração e educação
  • Treinamento do cliente
  • Comunicação Constante
  • Suporte ao cliente contínuo
  • Pesquisas e depoimentos
  • Valorização do cliente

2. Marketing de Conteúdo

Em 2022, apenas marcas comprometidas vão ganhar no marketing de conteúdo. Encontramos muitos profissionais do mercado B2B no Brasil em que os profissionais de marketing de marca não estão comprometidos com marketing de conteúdo. “Tem tanta concorrência! Como posso competir?”

Com base neste argumento, você tem 2 opções:

  • Desistir e deixar sua equipe de marketing começar a fazer ligações frias
  • Comprometer-se com o ROI estratégico de longo prazo do marketing de conteúdo

E há exemplos incríveis de marcas que cresceram um público massivo do zero apenas nos últimos 18 meses.

O que eles fizeram de diferente? Eles publicaram consistentemente com base na pesquisa de palavras-chave. Eles misturaram conteúdo de formato longo e formato curto. Eles ‘’perfilaram’’ clientes, executivos e parceiros. Eles se concentraram em construir assinantes. Eles colocam promoção paga em seu conteúdo de melhor desempenho.

3. Conteúdo interativo

Para aumentar as interações e engajamentos do consumidor, as empresas precisam tornar seu conteúdo mais interativo. Sua empresa pode fazer isso incentivando os seguidores a compartilhar suas postagens nas mídias sociais, criando questionários interessantes, filmando vídeos e implementando infográficos.

O conteúdo interativo pode ajudar a aumentar a atenção dos clientes, incentivando-os sutilmente a se envolver mais com seu conteúdo e material de marketing. À medida que os hábitos e gostos dos consumidores se aproximam do conteúdo interativo, o storytelling se torna um recurso essencial para o sucesso dos negócios.

4. Chatbots

Os chatbots são uma parte essencial do web design e continuarão a atuar como um importante recurso de negócios em 2021. Globalmente, 67% dos consumidores relataram usar um sistema de suporte de chatbox no ano passado.

Muitos clientes estão começando a esperar respostas rápidas às perguntas e representantes de atendimento ao cliente 24 horas por dia, 7 dias por semana. Isso pode ser uma tarefa difícil de gerenciar sem a ajuda de chatbots que serão programados para corresponder ao comportamento humano e oferecer serviços semelhantes.

Essa ferramenta é usada por muitos setores para responder às perguntas dos clientes e ajudá-los a navegar pelo site de uma empresa. Os chatbots podem ajudar sua empresa a fornecer experiências online mais rápidas e aprimoradas. Como resultado desse recurso digital, as empresas verão um aumento no envolvimento do consumidor, conexões comerciais e satisfação geral do cliente.

5. Marketing nostálgico

O marketing de nostalgia pode ajudar os profissionais do mercado B2B no Brasil a relacionar seus produtos e serviços com o mundo. Sua empresa pode começar a participar de estratégias de marketing nostálgicas sendo autêntica, capitalizando tendências culturais e reintroduzindo um produto ou serviço que foi descontinuado.

À medida que o mundo navega por esses tempos sem precedentes, o marketing de nostalgia se tornou uma ferramenta ainda mais valiosa. A nostalgia é familiar, segura e reconfortante, que é exatamente o que nosso mundo precisa agora e no futuro de 2022.

6. Marketing de voz

A pesquisa por voz e a utilização do assistente digital só aumentarão a cada dia que passa. Quando os dispositivos de voz foram originalmente criados, eles foram usados ​​para listas e notas de supermercado. No entanto, os consumidores agora estão usando pesquisas por voz para reproduzir músicas favoritas, fazer perguntas, obter direções, aumentar a temperatura e outras coisas.

Os profissionais de mercado B2B no Brasil veem grandes oportunidades nessa ferramenta, pois ela nos fornece mais informações sobre nossos consumidores e suas necessidades. Alexa e Google Home criaram um grande aumento no uso da pesquisa por voz.

É extremamente importante certificar-se de que sua empresa está pronta e possui as ferramentas necessárias para competir com sucesso com outras empresas usando essa ferramenta de tecnologia avançada.

A Infracommerce tem soluções para seu negócio. Quer saber mais? Entre em contato.

Generic selectors
Palavras exatas
Pesquise por título
Pesquise por conteúdo
Post Type Selectors

Digitalize seu Go-to-Market

Faça parte do maior ecossistema de Full Commerce da América Latina!

Principais metodos de pagamento online

Nas últimas décadas, temos visto muitos avanços em razão dos métodos de pagamento online. À medida que…

Como montar um centro de distribuição para e-commerce

Este post é o seu guia para esclarecer suas dúvidas ao montar um centro de distribuição para…

A evolução do comércio digital e a importância de estratégias modernas

Comércio digital: Confira, neste artigo, a evolução e entenda a importância do uso de estratégias modernas.…

Fale agora com
nossos
especialistas

Ao preencher o formulário e clicar no checkbox, você expressamente declara que está ciente de que a nossa empresa poderá realizar contato com você via e-mail, telefone, WhatsApp ou qualquer outro meio e enviar comunicações para o fim exclusivo de apresentar conteúdos, produtos e serviços relacionados à Infracommerce.