No Brasil, as empresas B2B são muito populares, sendo uma boa estratégia para negócios que desejam ampliar seu público e ampliar sua escala de negociações, principalmente com foco nas pequenas e médias empresas (PMEs), que têm sido favorecidas por grandes fornecedores. Menos atenção é dada às grandes empresas fornecedoras.
Graças à tecnologia, os pequenos e médios empresários não precisam mais marcar reuniões para negociar com os representantes e podem comprar seus suplementos pela Internet. Portanto, empresas interessadas em se envolver no e-commerce B2B enfrentam grandes oportunidades de lucrar e se destacar.
No entanto, é preciso entender sua complexidade, principalmente em termos de logística no e-commerce B2B: em relação ao varejo B2C tradicional, o transporte exige um plano diferente.
Neste conteúdo, entenda as principais características de logística para empresas B2B. Confira!
Ao contrário do e-commerce B2C, que processa um pequeno número de pedidos e adota um sistema de carga menor, os operadores realizam a entrega de pó. A logística no e-commerce B2B tem algumas características especiais, com atenção especial ao tipo e valor do frete .
No e-commerce B2B, os tipos de frete mais comuns são CIF e FOB. A diferença entre eles está relacionada a qual parte arca com as responsabilidades e custos dos serviços de transporte contratados.
CIF: a sigla para Cost, Insurance and Freight, em português para Custo, Seguro e Frete. Nesse modelo, o remetente paga e é responsável pela entrega da mercadoria ao cliente;
FOB: significa free on board, livremente traduzido como livre a bordo. Aqui, quando as mercadorias são coletadas ou implantadas, a responsabilidade do vendedor termina. A partir de então, o destinatário assume os custos e riscos.
A decisão do CIF ou FOB depende da estratégia e negociação da empresa em questão. Muitas empresas de comércio eletrônico B2B preferem incluir esse custo no preço de venda e fornecer métodos de pagamento flexíveis para reter compradores.
Por outro lado, alguns clientes podem priorizar o FOB para controlar melhor o processo e negociar preços e prazos mais interessantes diretamente com a transportadora.
As lojas B2C irão considerar alguns modelos para planejar sua fase logística, pois geralmente recebem vários pedidos pequenos de diferentes clientes e, portanto, recebem vários destinos.
O número de pedidos processados pelo e-commerce B2B é relativamente pequeno, mas o número é muito maior. Isso significa que todos os processos de consolidação de carga e estruturas de embarque devem ser ajustados. Portanto, o prazo de entrega costuma ser maior, entre 30 e 45 dias.
Conforme mencionado acima, o preço médio do tíquete de pedidos B2B costuma ser 2 ou até 3 vezes maior do que o de B2C, porque a quantidade de mercadorias em cada pedido é muito maior. Algumas lojas chegam a exigir uma quantidade mínima para cada pedido para que o custo das operações logísticas valha a pena.
Agora que você entendeu o panorama da logística no e-commerce B2B e tem um melhor entendimento dos desafios e características do setor, pode avaliar se sua empresa está pronta para processar transações corporativas e aproveitar as vantagens do mercado que apresenta. Aliás, grandes oportunidades.
Independentemente do modelo de negócios que sua empresa utiliza, uma coisa é certa: se não houver uma plataforma B2B, B2C e B2G adequada, as chances de sucesso diminuirão.
Portanto, é necessário avaliar cuidadosamente todas as possibilidades antes de aplicá-lo ao seu negócio. Claro, a escolha certa fará uma grande diferença.
O objetivo do e-commerce deve proporcionar ao consumidor a maior comodidade, seja qual for a modalidade utilizada, bem como ampliar a área de atuação da empresa e reduzir custos com vendas. Portanto, as plataformas B2B, B2C e B2G precisam oferecer suporte a esses objetivos por meio de ferramentas avançadas para atacadistas ou industriais.
Como você pôde identificar, um e-commerce B2B possui alguns pontos que exigem atenção extra em sua plataforma digital.
Entretanto, nem de longe essas questões devem desanimar alguém sobre abrir o seu. Afinal, como mostramos ao longo desse artigo, um e-commerce voltado para o modelo permite realizar vendas maiores. O que representa um faturamento e lucro potencialmente maiores.
Por outro lado, o mercado no setor B2B ainda está longe do seu amadurecimento pleno e saturação. Os números de faturamento e movimentação ainda crescerão bastante ao longo dos anos. Além disso, quem chegar agora no setor terá muito mais chances de construir e fortalecer sua marca que os que virão mais tarde. Ou seja, essa é a hora!
Eleger a plataforma de e-commerce adequada nem sempre é uma tarefa fácil, mas uma coisa é certa: pode fazer toda a diferença, e não apenas no que diz respeito ao volume de vendas, e sim quanto à experiência do cliente e, em última parte, à credibilidade da sua marca no mercado, que por sinal, está mais competitivo
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