Sobre a Infrarelações com investidoresContatoBlog
logo Infracommerce CX as a Service
MarketingTecnologiaPagamento
OperaçãoOne Stop Shop
Internalizar a operação do e-commerce ou contratar um parceiro? Saiba qual é a melhor opção para o seu negócio

Internalizar a operação do e-commerce ou contratar um parceiro? Saiba qual é a melhor opção para o seu negócio

Muitos varejistas se viram obrigados a levar suas lojas para o digital com a pandemia, acelerando uma transformação que aconteceria mais cedo ou mais tarde. Mas abrir uma loja virtual é um processo desafiador. Mesmo para quem já possui seu e-commerce, impactar os clientes de forma positiva e gerar o alcance desejado não são tarefas fáceis, o que requer um trabalho aguçado em conhecimento de tecnologias, estratégias de marketing e capacidade de gestão dos serviços, principalmente com o desafio constante de se manter atualizado em um mercado que traz inovações a todo tempo. E mais, colocar um e-commerce no ar não é apenas criar uma loja, mas sim gerar valor e oferecer uma experiência de qualidade para seu público de forma assertiva e eficiente. Mas afinal, desenvolver o próprio e-commerce ou contratar um parceiro?

Apesar de a tecnologia bem desenvolvida ser um ponto positivo para quem deseja internalizar a operação de um e-commerce, é importante pontuar que um parceiro estratégico de negócios vai te ajudar a fazer isso com mais rapidez, escalabilidade e de forma eficaz. Afinal, podemos dizer que o e-commerce é um “organismo vivo”, o qual requer atualizações, manutenções e especialistas acompanhando as tendências de mercado diariamente. Por isso, é preciso ir além de colocar um comércio on-line no ar. Uma loja virtual de sucesso requer estratégias bem integradas e ações bem construídas para garantir a satisfação do cliente. Para quem deseja desenvolver tudo internamente, é importante pensar na estrutura física e tecnológica que isso requer, enquanto empresas especializadas contam com isso como seu core business do dia a dia.

O melhor caminho para grandes varejistas

Justamente em grandes corporações, é comum essa dúvida se internalizar a área de e-commerce seria vantajoso. As grandes empresas podem ter mais possibilidades em relação à fornecedores de cada etapa do processo como logística, tecnologia, marketing, por exemplo. Mas, três grandes quesitos aqui fazem toda a diferença: integração, escala e know how.

Ao trabalhar especificamente com esse foco, empresas que fornecem o chamado full commerce conseguem atuar com escala – o que garante os melhores preços e serviços – em todas as etapas da cadeia, fazendo isso com experiência e segurança de quem tem prática de mercado. Dessa forma, a empresa consegue manter seu foco no produto e contar com um parceiro para ajudar a se estabelecer no meio digital com melhor eficiência.

E para os pequenos?

O mundo do varejo digital é para todos e por isso as empresas menores podem ficar se perguntando se, mesmo para elas, vale a pena investir em um parceiro. Fato é que o mercado oferece diversas opções hoje em dia, como os marketplaces, por exemplo. O que por um lado pode ser uma boa estratégia para os iniciantes, já que estar em uma vitrine junto a grandes marcas agrega confiabilidade e dá maior segurança ao consumidor, por outro lado, pode não ser um caminho que ajuda a reforçar a sua marca com o consumidor. Por isso, a estratégia de usar um marketplace deve ser muito bem trabalhada e pensada.

Além disso, é importante levar em consideração que desenvolver um e-commerce próprio requer mão de obra especializada tanto na construção, quanto para manter essa operação. Qual é a saída? Quem se vê nessa situação pode, por exemplo, optar por contratar um parceiro que ofereça serviços modulares e padrões pré-definidos. Isso significa que você poderá contratar apenas parte da operação e assim não acabar com gastos onerosos que a sua companhia não pode arcar no momento.

Escolhi um parceiro. Qual é o seu papel?

Com o suporte de um parceiro, as empresas conseguem se dedicar ao que nasceram para fazer, como o aperfeiçoamento dos produtos em si, desenvolvimento de estudos e pesquisas de opinião para melhorar sua qualidade, conhecer seu público, a criação de comunicações mais atraentes na composição e design e o fortalecimento de sua relação com os clientes.

Enquanto isso, o papel do parceiro começa no planejamento desse e-commerce de acordo com as estratégias e público da empresa, integrando as diferentes áreas de atuação e unindo todos os pontos de comunicação e vendas. A Infracommerce, que está no mercado desde 2012 e já ajudou mais de 80 empresas a se digitalizarem, tem esse papel importante de ajudar os seus clientes entrarem para o mercado on-line e escalar o volume de vendas. A companhia se preocupa em oferecer tudo o que compõe um e-commerce de sucesso, desde o desenvolvimento do site, implementação de tecnologia, operação, relacionamento com o cliente final e o Centro de Distribuição, com alto nível de especificidade de armazenagem de cada produto, garantindo a melhor conservação.

Com a confirmação de que o comércio eletrônico brasileiro é um segmento com potencial de crescimento, mesmo diante de situações de crise, fica cada vez mais necessário a contratação de serviços assertivos e personalizados para cada e-commerce. Com o intuito de fazer esse ecossistema fluir, o know-how dos parceiros em diferentes áreas operacionais se torna essencial para se manter operando. Enquanto a empresa tem mais tempo hábil para se dedicar a melhorar e fortalecer seu produto, o parceiro estratégico fica responsável por oferecer as melhores soluções e técnicas para fazer o site da empresa decolar, de acordo com sua necessidade e o atendimento personalizado para seu público-alvo.

‍

Fale com um especialista

Mais categorias

#tánoar
E-commerce
Marketing
Full Service
Mercado
Operações
Cases
Gestão
Tecnologia

Leia também

Mercado B2B e a digitalização

Mercado B2B e a digitalização

Neste conteúdo, você vai entender qual é a relação do mercado B2B com a digitalização. Continue a leitura para saber mais sobre o tema. Boa leitura!

Acessar
Green Mile: mudanças no mercado para consumo consciente

Green Mile: mudanças no mercado para consumo consciente

Já ouviu falar em Green Mile? Nos acompanhe nesta leitura que preparamos para você e saiba mais sobre as mudanças que afetam o mercado. Boa leitura!

Acessar
Desafios da Tributação para E-commerces B2B

Desafios da Tributação para E-commerces B2B

Neste conteúdo, você vai conferir quais são os desafios da tributação para e-commerces B2B! Nos acompanhe nesta leitura e saiba mais sobre o tema!

Acessar

Assuntos

Vendas
Usabilidade
Transporte
Teste A/B
Tendências
Taxa de Conversão
Soluções
Setor
SEO
SEM
Segurança
SAC
Recorrência
Promoções
Produto
Precificação
Plataforma
Planejamento
Pandemia
Pagamento
Opinião
Operação
Omnichannel
Omnicanal
Notícias
Navegação
Multicanal
Modelos de Negócio
Mobile
Mídia
Meios de Pagamento
Marketplace
Marketing Estratégico
Loja Virtual
Logística
KPIs
Kai Schoppen
Jornada de compra
Integrações
Inovação
Infracommerce na Mídia
Infracommerce
Imprensa
Fulfillment
Fidelização
Experiência
Estratégia
Economia
Ebit-Nielsen
Distribuidores
Digital
Dicas
Customização
Customer Experience as a Service
Customer Experience
Conversão
Conteúdo
Consumidor
Compras
Cliente
Black Friday
B2C
B2B
Artigos
Tecnologia
Gestão
Cases
Operações
Mercado
Full service
Marketing
E-commerce
Revolucione sua
Customer Experience!


Descubra qual solução Infracommerce é a ideal para o sucesso do seu negócio.
‍
Preencha o formulário abaixo que nossa equipe
entrará em contato para mais informações

Customer Experience as a Service

O que fazemos

Gestão de SAC
Plataforma de E-commerce
Marketplace B2B
Solução de Fulfillment Infracommerce

Institucional

  • Customer Experience as a Service
  • Sobre a Infra
  • BlogContatoPolítica de privacidadeCódigo de Ética e CondutaCanal de Ética InfracommercePolítica de privacidade

Social

  • Instagram
  • Facebook
  • LinkedinYoutube
Copyright © 2021 infra.commerce. Todos direitos reservados.