No mundo dos negócios, existem muitos tipos diferentes de transações e modelos de negócios diferentes. Porém, entre todos estes, o mais comum e reconhecido é o denominado B2C.
Um bom entendimento dos conceitos de B2C é essencial para que os empreendedores atinjam seus objetivos.
A abreviatura de "Business to Consumer" significa "da empresa para o consumidor" em português. Neste conteúdo, vamos apresentar as principais características deste modelo de negócio.
Boa leitura!
B2C é a abreviatura de business to consumer, traduzida para o português, empresa ao consumidor. O termo se refere a um modelo de negócio no qual uma empresa vende produtos, serviços ou informações diretamente a consumidores de pessoas físicas.
Esse tipo de negociação envolve as massas de consumidores e se esforça para satisfazer (ou mesmo antecipar) os desejos e necessidades básicas das massas.
As empresas que conduzem essas transações se concentram no relacionamento e nas promoções com os clientes, bem como em outras atividades de conversão de vendas.
Um exemplo disso são as lojas físicas ou e-commerce que vendem produtos ou serviços para a população em geral.
Além das características já mencionadas, outros pontos interessantes são os seguintes:
Exemplos de negócios B2C podem ser vistos em todos os lugares ao nosso redor. Alguns deles são:
B2B (Business to Business, ou "Company to Company" em português) é outro tipo de operação de negócios que envolve a venda de uma empresa para outra.
De modo geral, o público B2B é menor do que o business-to-consumer. No entanto, por outro lado, esse modelo de negócio envolve um valor monetário maior do que o varejo.
No B2B, as operações são realizadas de forma mais prática, embora a conversão do negócio seja mais difícil devido às regras de compliance da empresa.
Outra característica do B2B é que a concorrência de preços no mercado geralmente é mais acirrada do que o B2C, o que também se deve às políticas de conformidade.
O e-commerce B2B, ou Business To Business, é um canal de vendas com o foco voltado para as transações entre as empresas.
Normalmente são negociados produtos e serviços idênticos ou com grande semelhança aos vendidos e adquiridos em negócios B2B físicos. Algumas dessas negociações são contratos de fornecimento, reposição de estoque, Supply Chain, compra de insumos produtivos e revenda.
No entanto, há uma grande desvantagem no comércio B2B em relação online: as limitações físicas e espaciais. Por outro lado, isso não acontece no e-commerce B2B. Toda essa realidade se torna mais ampla no setor online, os negócios ganham um potencial de escalabilidade bem maior para crescer e prosperar.
Como você pôde identificar, um e-commerce B2B possui alguns pontos que exigem atenção extra em sua plataforma digital.
Entretanto, nem de longe essas questões devem desanimar alguém sobre abrir o seu. Afinal, como mostramos ao longo desse artigo, um e-commerce voltado para o modelo permite realizar vendas maiores. O que representa um faturamento e lucro potencialmente maiores.
Por outro lado, o mercado no setor B2B ainda está longe do seu amadurecimento pleno e saturação. Os números de faturamento e movimentação ainda crescerão bastante ao longo dos anos. Além disso, quem chegar agora no setor terá muito mais chances de construir e fortalecer sua marca que os que virão mais tarde. Ou seja, essa é a hora!
Eleger a plataforma de e-commerce adequada nem sempre é uma tarefa fácil, mas uma coisa é certa: pode fazer toda a diferença, e não apenas no que diz respeito ao volume de vendas, e sim quanto à experiência do cliente e, em última parte, à credibilidade da sua marca no mercado, que por sinal, está mais competitivo.
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