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Ganhe mais dinheiro com empresas B2C

Ganhe mais dinheiro com empresas B2C

No mundo dos negócios, existem muitos tipos diferentes de transações e modelos de negócios diferentes. Porém, entre todos estes, o mais comum e reconhecido é o denominado B2C. 

Um bom entendimento dos conceitos de B2C é essencial para que os empreendedores atinjam seus objetivos. 

A abreviatura de "Business to Consumer" significa "da empresa para o consumidor" em português. Neste conteúdo, vamos apresentar as principais características deste modelo de negócio. 

Boa leitura! 

Como ganhar mais dinheiro com empresas B2C? 

B2C é a abreviatura de business to consumer, traduzida para o português, empresa ao consumidor. O termo se refere a um modelo de negócio no qual uma empresa vende produtos, serviços ou informações diretamente a consumidores de pessoas físicas.

Como funciona o B2C?

Esse tipo de negociação envolve as massas de consumidores e se esforça para satisfazer (ou mesmo antecipar) os desejos e necessidades básicas das massas.

As empresas que conduzem essas transações se concentram no relacionamento e nas promoções com os clientes, bem como em outras atividades de conversão de vendas.

Um exemplo disso são as lojas físicas ou e-commerce que vendem produtos ou serviços para a população em geral.

Principais características do B2C

Além das características já mencionadas, outros pontos interessantes são os seguintes:

  • Processo de compra simples e geralmente curto;
  • Decisões de compra dos consumidores com base no preço, desejo ou status;
  • A decisão é tomada pelo indivíduo (influenciada ou não influenciada por outras pessoas);
  • O valor de vendas geralmente não é tão importante quanto business-to-business ou B2B.

Exemplos de negócios B2C podem ser vistos em todos os lugares ao nosso redor. Alguns deles são:

  • Empresas de varejo: supermercados, lojas e empresas;
  • Empresas que prestam serviços diretos a particulares
  • Pontos de alimentação: restaurantes e outras lojas de alimentos.

Qual a diferença do B2B para o B2C?

B2B (Business to Business, ou "Company to Company" em português) é outro tipo de operação de negócios que envolve a venda de uma empresa para outra.

De modo geral, o público B2B é menor do que o business-to-consumer. No entanto, por outro lado, esse modelo de negócio envolve um valor monetário maior do que o varejo.

No B2B, as operações são realizadas de forma mais prática, embora a conversão do negócio seja mais difícil devido às regras de compliance da empresa.

Outra característica do B2B é que a concorrência de preços no mercado geralmente é mais acirrada do que o B2C, o que também se deve às políticas de conformidade.

Benefícios de utilizar uma plataforma de e-commerce B2B

O e-commerce B2B, ou Business To Business, é um canal de vendas com o foco voltado para as transações entre as empresas.

Normalmente são negociados produtos e serviços idênticos ou com grande semelhança aos vendidos e adquiridos em negócios B2B físicos. Algumas dessas negociações são contratos de fornecimento, reposição de estoque, Supply Chain, compra de insumos produtivos e revenda.

No entanto, há uma grande desvantagem no comércio B2B em relação online: as limitações físicas e espaciais. Por outro lado, isso não acontece no e-commerce B2B. Toda essa realidade se torna mais ampla no setor online, os negócios ganham um potencial de escalabilidade bem maior para crescer e prosperar.

Por que criar o seu  e-commerce B2B? 

Como você pôde identificar, um e-commerce B2B possui alguns pontos que exigem atenção extra em sua plataforma digital.

Entretanto, nem de longe essas questões devem desanimar alguém sobre abrir o seu. Afinal, como mostramos ao longo desse artigo, um e-commerce voltado para o modelo permite realizar vendas maiores. O que representa um faturamento e lucro potencialmente maiores.

Por outro lado, o mercado no setor B2B  ainda está longe do seu amadurecimento pleno e saturação. Os números de faturamento e movimentação ainda crescerão bastante ao longo dos anos. Além disso, quem chegar agora no setor terá muito mais chances de construir e fortalecer sua marca que os que virão mais tarde. Ou seja, essa é a hora!

Eleger a plataforma de e-commerce adequada nem sempre é uma tarefa fácil, mas uma coisa é certa: pode fazer toda a diferença, e não apenas no que diz respeito ao volume de vendas, e sim quanto à experiência do cliente e, em última parte, à credibilidade da sua marca no mercado, que por sinal, está mais competitivo.

Gostou do conteúdo? Continue acompanhando o blog e receba mais dicas para aumentar sua receita. 

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