Infracommerce

B3
svg2

Faça a integração de marketing e vendas

Faça a integração de marketing e vendas

Marketing e vendas podem alavancar os números gerados por um, mas muitas vezes lutam para integrar as duas equipes e seus conhecimentos.

Manter essas duas equipes sincronizadas e trabalhando juntas pode ser a chave para o sucesso de sua empresa e para conquistar e reter o maior número possível de clientes.

Se você está tendo problemas para obter essa integração, este artigo é para você. Mostraremos a importância da cooperação entre os dois setores e como essa parceria pode ser facilitada. Fique conosco e dê uma olhada!

Marketing e vendas para alavancar os resultados

A primeira coisa que você precisa saber sobre trabalhar em marketing e vendas é que eles são poderosos aceleradores de resultados. Isso porque a função de uma estratégia de marketing é aumentar as vendas. Mesmo indiretamente, promover produtos e/ou serviços e aumentar o reconhecimento da sua marca é a forma de garantir mais conversões no futuro.

Essa aceleração se deve ao fato de todo o processo de negócios se tornar mais coeso. Dessa forma, os clientes em potencial estão prontos para receber chamadas de métodos de vendas desde o estágio de atração.

Isso aumentou sua confiança no trabalho da empresa e lhe permitiu obter uma boa experiência com o atendimento personalizado. Tudo começa com o departamento de marketing executando suas ações com base nas informações previamente repassadas pelo departamento de vendas.

Ao identificar o Perfil do Cliente Ideal (ICP), a persona criada pelo marketing fica mais confiante. Assim, a estratégia se torna mais focada no tipo de lead que você deseja alcançar.

Isso torna o processo de tomada de decisão mais simples e direto, pois é mais provável que os clientes em potencial precisem de uma solução. Além disso, os vendedores podem aproveitar o conteúdo produzido pelo Marketing para agilizar as negociações. Como resultado, eles foram capazes de abordar as preocupações durante a sessão, uma prova de sua produtividade.

Do ponto de vista gerencial, isso também se baseia em dados de referência cruzada de ambas as divisões. Dessa forma, é possível ter mais controle, pois os gargalos são identificados e as ações corretivas são tomadas rapidamente.

Processos estruturados facilitam a replicação de práticas, padrões e conhecimentos. Como resultado, isso resulta em melhores estratégias de exploração e vendas; além de um follow up eficaz e maior previsibilidade.

Esse é um ponto fundamental dos benefícios desse alinhamento entre marketing e vendas. Afinal, a previsibilidade garante que você não dependa de recomendações e tome medidas proativas. Como resultado, você pode planejar o escalonamento de resultados e usar seus recursos de maneira mais inteligente e organizada.

Esses exemplos demonstram que o alinhamento entre marketing e vendas pode impactar positivamente as taxas de conversão. Ao coordenar o funil do início ao fim, suas chances aumentam – e os resultados também.

Estratégias de integração para marketing e vendas

Vamos listar algumas dicas importantes que você pode usar para facilitar a integração entre as equipes.

Estabeleça um público-alvo em conjunto

Em muitas empresas, a criação do público-alvo é feita por cada equipe individualmente, sem consultar outras equipes, o que pode prejudicar na hora de rescindir um contrato.

O marketing acaba atraindo um cliente em potencial que as vendas consideram menos do que o ideal, e o conflito começa. O ideal é que a formação do conceito de público-alvo aconteça em conjunto.

Marketing e vendas juntos pelo mesmo objetivo

A definição de um único objetivo também é outro ponto que deve ser trabalhado entre as duas equipes para que ambas as partes possam focar em alcançar o objetivo dentro de uma mesma visão.

Utilize um CRM integrado

CRM é uma ferramenta poderosa que lida com os dados que os clientes geram em todos os seus contatos com sua empresa. Usar o mesmo sistema para ambas as equipes permite que ambas as partes acessem as informações cadastradas pela outra equipe e melhorem seu entendimento sobre os clientes.

Melhore a comunicação

Uma das chaves para uma integração eficaz entre as equipes de marketing e vendas é a comunicação. É necessário criar um canal direto e de livre acesso para que os profissionais possam trocar ideias livremente dentro da empresa.

Como fazer a integração de Marketing e Vendas

OK, agora que você conhece e sabe a importância desses dois setores, vamos ao que interessa. Abaixo listamos alguns dos processos que os departamentos de marketing e vendas devem realizar juntos:

  1. Metas

Quais são as metas mensais da empresa? Quantos clientes você planeja atrair ou quantas vendas você precisa fazer para aumentar a receita da sua empresa e atingir o ponto de equilíbrio? Faça com que os dois departamentos conversem cara a cara para determinar quais são os objetivos da empresa e quantos leads (prováveis ​​clientes) são necessários para atingir esse número.

  1. Estratégia

Você já falou sobre estratégia de marketing? Sim! É aqui que sua equipe precisa colocar o sangue para conquistar novos clientes, mas não basta ter expertise em marketing aqui, é preciso também os olhos do departamento de vendas.

Quem contata os clientes todos os dias e fecha as vendas? Bem, este departamento está muito ciente do que o público está procurando e quais são suas dores e expectativas. Como fazer um mapa de empatia e criar personas juntos?

Identificar a persona ideal permitirá desenvolver a estratégia ideal para atrair novos clientes e especialmente qualificados. O cliente ideal para sua empresa!

  1. Feedback

Sua empresa está conseguindo bons clientes e muitos clientes? Caso seu público esteja incorreto, o departamento de vendas precisa repassar essas informações ao departamento de marketing para desenvolver novas estratégias, mudar a forma de direcionamento, a forma de comunicação, enfim, levar melhorias para levar as ideias do cliente para sua empresa .

No último ano, avançamos em nossas atividades digitais, muitas empresas adotaram novos formatos para vender seus produtos/serviços, portanto, a integração com os departamentos de marketing e vendas ajudará a aumentar o número de vendas e fidelizar clientes.

Gostou deste artigo? Continue nos acompanhando para ter acesso a mais conteúdos como este.

Aproveite e acesse a plataforma Infracommerce para conhecer nossas soluções para integração de marketing e vendas.

Generic selectors
Palavras exatas
Pesquise por título
Pesquise por conteúdo
Post Type Selectors

Digitalize seu Go-to-Market

Faça parte do maior ecossistema de Full Commerce da América Latina!

O que é e como funciona o B2E (Business to Experience)

Quer saber mais sobre o que é, como funciona e os benefícios dessa tendência? Continue…

O que fazer com os produtos devolvidos?

Os produtos devolvidos de comércio eletrônico são um problema contínuo com o qual quase todos os negócios…

O crescimento das lojas virtuais

O varejo passou por uma grande transformação em 2021, como as lojas físicas foram forçadas…

Fale agora com
nossos
especialistas

Ao preencher o formulário e clicar no checkbox, você expressamente declara que está ciente de que a nossa empresa poderá realizar contato com você via e-mail, telefone, WhatsApp ou qualquer outro meio e enviar comunicações para o fim exclusivo de apresentar conteúdos, produtos e serviços relacionados à Infracommerce.