A sua empresa já possui um funil de vendas? Quais são suas etapas e gatilhos? O funil está alinhado com a jornada de compra?
Em empresas que trabalham com Inbound Marketing, tem um modelo estratégico que geralmente é compartilhado entre marketing e vendas, sendo cada uma das áreas responsáveis por etapas específicas.
Nós estamos sempre monitorando e revisando o funil para que ele seja o mais eficaz possível na conversão de Leads em clientes.
É sobre essa importante ferramenta que trataremos a seguir.
O funil de marketing é uma representação visual da jornada que o seu consumidor percorre desde o primeiro ponto de contato com a sua empresa até a compra de fato do seu produto/serviço.
Sendo assim, ele é um elemento fundamental da estratégia de Inbound Marketing de uma organização.
“Pode parar aí! Ainda não sei bem o que é Inbound Marketing!”
Sabemos que o Inbound Marketing é uma estratégia que chegou para revolucionar o modo como o marketing acontecia anteriormente. O marketing deixou de se resumir a técnicas invasivas de contato com o consumidor (como interrupções dos seus programas preferidos através de propagandas).
Hoje, o foco passa a ser cada vez mais a real necessidade do cliente, e não o produto. E o Inbound Marketing atua atraindo o possível cliente de forma voluntária para solucionar as suas dores.
A estratégia em questão tem como objetivo atrair cada vez mais potenciais clientes.
Porém, sabemos que nem todos eles chegarão a comprar o produto da empresa. Até que eles tomem a decisão de compra, existe uma jornada com diversas etapas que eles precisam passar.
E em cada uma dessas etapas, alguns contatos vão se perdendo até que sobram apenas os mais qualificados. Dessa forma, o funil de marketing funciona do mesmo jeito que um funil de cozinha, começando com uma abertura grande, captando vários possíveis clientes, e se estreitando até ficar com apenas os que fecharem a compra.
A jornada do cliente, em termos mais práticos. Esse funil é dividido em três categorias, conforme a etapa em que está o prospect.
O topo do funil coleta as pessoas que têm o primeiro contato com seu negócio. Elas ainda não são clientes reais. A função do marketing aqui é fazer com que elas percebam sua necessidade para, em seguida, tomar conhecimento do produto ou serviço. Um topo de funil eficiente gera leads.
Em seguida, o meio de funil já tem pessoas que perceberam um problema e que sabem que seu negócio oferece uma solução. Elas apenas não têm certeza sobre a escolha e, por isso, precisam avaliar melhor.
Por fim, o fundo do funil só possui leads qualificados, pessoas interessadas em seu produto ou serviço. A equipe de vendas é acionada aqui, porque a compra pode ser realizada. Por isso, é o momento de falar da empresa e da marca.
“Entendi bem como funciona cada etapa… Mas como posso criar o funil de vendas da minha empresa?”
Se você está com essa dúvida, preparei um passo a passo que pode te ajudar.
Acompanhe!
É essencial definir quem é a sua persona para entender como se dará a sua jornada de compra.
Saiba mais sobre o que é uma persona e como criar a sua assistindo o vídeo abaixo.
Mapeie como se dará cada uma das etapas da jornada de compra da sua persona e conteúdos relevantes que você pode disponibilizar em cada uma delas.
Entenda um pouco mais sobre jornada de compra assistindo ao vídeo abaixo.
As etapas devem ser definidas para dar suporte a jornada de compra e para entendermos melhor como se dará a passagem em cada uma delas.
Assim iremos saber o que devemos fazer para que o potencial cliente avance de estágio.
Em geral, o funil é dividido em:
Em cada etapa, é importante que você defina estratégias para alcançar os objetivos de cada uma delas.
Por exemplo, na etapa de visitantes você deve focar os seus esforços em atrair mais visitantes para o seu site e gerar uma maior visibilidade para a sua marca.
Isso pode ser feito através de uma estratégia de marketing de conteúdo.
Já na etapa dos leads, você deverá focar em estratégias de conversão, como disponibilizar materiais ricos através de Landing Pages.
Em oportunidades e em vendas, você pode estruturar uma boa estratégia de relacionamento através do e-mail marketing e de fluxos de nutrição.
Cada uma dessas estratégias irá depender dos seus objetivos, da sua persona e da jornada de compra.
Após construir o seu funil, será a hora de pensar em como otimizá-lo e como torná-lo escalável.
Para isso, você poderá definir metas e objetivos com o seu time de acordo com o nível de maturidade da sua estratégia de marketing.
De tempo em tempo, será importante que a sua empresa analise como estão as taxas de conversão do funil, se a meta está sendo atingida e o que vocês podem fazer para otimizar o processo.
Agora que você já sabe o que é um funil de marketing e como aplicá-lo na sua empresa, é hora de pôr esse conhecimento em prática! Na dúvida, entre em contato com a Infracommerce e conheça as soluções.
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