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Entenda o que é last mile delivery

Entenda o que é last mile delivery

Você já ouviu falar da last mile delivery? Este é um conceito muito popular e se tornou muito importante nos últimos anos. Afinal, vivemos em uma era em que é fundamental proporcionar uma boa experiência ao cliente - a agilidade na entrega é o fator básico para atingir esse objetivo.

Cada vez mais consumidores optam por fazer compras online, não é? Esse é um dos sinais que mostra mudanças no comportamento do consumidor. 

Até alguns anos atrás, um período de espera de 5 a 7 dias era considerado normal. Porém, hoje em dia, para os consumidores, esse período de tempo parece eterno. Qualquer empresa que não se esforce para simplificar a entrega pode ser deixada para trás.

Com todas essas novas realidades em mente, vamos entender melhor o significado da last mile delivery e como seu e-commerce pode se beneficiar melhor com esse conceito. Acompanhe.

O que é last mile delivery

Considerando a jornada do produto, pensamos basicamente que ele sai da prateleira do armazém e é conduzido até a transportadora até chegar à porta do cliente. A "last mile delivery" é a última etapa desse processo.

A entrega da última milha inclui o momento em que o pacote finalmente chega à porta do comprador. Pode ser a chave para a satisfação do cliente. É quando a experiência do usuário entra em jogo, e entender o impacto na logística pode responder a várias perguntas.

Portanto, a last mile delivery também pode ser uma das partes mais caras e demoradas do processo de transporte. Isso porque envolve variáveis ​​como o trânsito em grandes cidades ou pontos remotos em áreas mais rurais do interior, e até mesmo a necessidade de múltiplas paradas entre um ponto e outro.

Por isso, saber como melhorar a logística da empresa também pode favorecer a eficiência da last mile delivery. 

Como last mile delivery ajuda no e-commerce

Conforme mencionado anteriormente, a last mile delivery está diretamente relacionada à experiência e à satisfação do cliente. É quando você pode ganhar ou perder.

Desta forma, se tiver uma excelente entrega de última milha, irá fidelizar o cliente, aumentando assim os lucros da empresa.

O investimento nesta parte do processo de e-commerce pode ser decisivo, para otimizá-lo, uma técnica é utilizar indicadores de desempenho logístico. Além de simplificar o processo de entrega, você também conquistará clientes e aumentará a lucratividade.

Last mile delivery e a cadeia de suprimentos

Para tornar o conceito de entrega na última milha mais claro, vamos primeiro entender onde esse momento está na cadeia de suprimentos. Reveja todas as etapas realizadas antes de o produto ser entregue ao consumidor:

  1. Matérias-primas. O primeiro passo em qualquer cadeia de abastecimento são as matérias-primas. Se você envia alimentos, suas matérias-primas podem ser abacates do México, alho da China ou azeite de oliva da Europa. Se você trabalha em uma das indústrias de manufatura, as matérias-primas podem incluir ferro ou outros metais, ou lã usada na indústria têxtil.

  1. Fabricante. O segundo estágio principal é o fabricante. Agora, nesta fase, existem dois tipos de fabricantes: fabricantes intermediários (cadeia de abastecimento) e fabricantes de produtos acabados.

  1. Atacadistas. Em alguns casos, os próprios fabricantes vendem diretamente aos varejistas (ou mesmo aos consumidores finais). No entanto, em muitos casos, a imagem de um atacadista é o "campo intermediário" entre a indústria e o varejo.

  1. "Primeira milha." É preciso esforço para mover o produto até o ponto de partida do sistema de distribuição. Para chegar a esse estágio, as organizações costumam recorrer a empresas distribuidoras, e esse processo costuma envolver outros parceiros logísticos e prestadores de serviço. O produto acabará chegando ao espaço ou centro do armazém do varejista.

  1. Última milha. A jornada completa do produto garante que ele chegue à porta do consumidor. A última milha começa quando o cliente faz um pedido e termina a "jornada do produto". A principal diferença entre a última milha e a primeira milha é que na primeira milha, você pode transportar em grandes quantidades e ter economias de escala (você pode economizar custos transportando grandes quantidades de mercadorias de uma só vez). A entrega na última milha traz o pedido de cada cliente para sua casa - isso traz muitos tipos diferentes de problemas de logística.

Qual é o custo da last mile delivery?

A entrega na última milha tornou-se um grande problema para o setor de varejo. O custo da "última milha" é enorme - até 53% do custo total.

A tendência de mudança das expectativas do cliente agrava esse problema. Além de esperar uma entrega rápida, também precisamos considerar a crescente popularidade do "frete grátis", que torna os clientes relutantes em pagar pela entrega, forçando os varejistas e parceiros de logística a arcarem com os custos.

Além disso, a entrega da última milha é atualmente ineficiente. A parte final da entrega geralmente inclui várias paradas por uma pequena taxa. É concebível que haja muitas mudanças na entrega direta aos consumidores (onde colocar a embalagem? Eles estão em casa? Onde é o local exato? Posso obter a confirmação? E se o tempo estiver ruim? Ruim? Entre outros problemas) .

Além disso, quando você olha para áreas rurais, pode haver vários quilômetros entre os locais. Este fato significa que existe um longo período de tempo entre destinos ou locais. Quando você considera tudo o que acontece na entrega, o custo da organização de entrega aumenta: pessoal, veículos, gestão, etc. Devido ao congestionamento do tráfego e outros problemas de infraestrutura, a situação em muitas áreas urbanas não é muito melhor.

Como as empresas esperam fornecer aos clientes uma experiência melhor, o custo e a complexidade da entrega podem aumentar. Portanto, atenção especial deve ser dada à melhoria da eficiência dos custos logísticos de redução da entrega na última milha.

E você, já implementou last mile delivery no seu negócio? Agora que você já conhece os benefícios, é hora de fazer acontecer. Caso tenha dúvidas, é só falar com alguém da nossa equipe. Não deixe de conhecer nossas soluções!


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