Desde 2016, apesar da crise econômica, o e-commerce no Brasil cresceu 11%, principalmente depois da pandemia. Os bons resultados fizeram com que mais vendedores desejassem integrar lojas físicas e virtuais para se beneficiar desse cenário positivo.
Porém, antes de abrir uma loja virtual do zero, é necessário estudar e entender as peculiaridades desse segmento de mercado, pois existem algumas diferenças de gestão entre as lojas físicas e virtuais.
Compreender os detalhes da gestão do e-commerce pode permitir que os profissionais comecem a trabalhar online com mais segurança e reduzam os riscos de investimento.
Para ajudar neste processo, escolhemos oito diferenças que devem ser consideradas antes de iniciar uma performance online.
A primeira diferença substancial é a plataforma de vendas. Embora eu trabalhe apenas em lojas físicas, as vendas podem ser feitas em casa, salões de beleza, etc. Na Internet, é necessário estudar quais plataformas existem e quais podem atender melhor às necessidades dos vendedores de hoje.
Algumas empresas fornecem plataformas de vendas de mercadorias específicas, como ter uma loja virtual, seu próprio site e assim por diante. Você também pode escolher mercados, que já são plataformas de vendas integradas.
O principal benefício é ter uma interface única para o gerenciamento de uma loja online. Desta forma, é possível passar de vendas amadoras pela Internet a atuações mais profissionais sem a necessidade de altos investimentos.
Nas lojas físicas, a ocorrência de fraudes já é um problema, mas no ambiente digital os vendedores estão mais suscetíveis a essas situações, e mecanismos preventivos devem ser considerados.
Uma opção para evitar fraudes é usar um intermediário de pagamento. Dessa forma, os vendedores podem conter os problemas, pois a ferramenta garante o gerenciamento de riscos e fraudes e evita compras ilegais. Alguns exemplos de intermediários são Paypal, PagSeguro, Moip, etc.
Ao iniciar as operações digitais sem garantir uma gestão de estoque eficaz, existe o risco de venda virtual de produtos fora de estoque, prejudicando o relacionamento com os clientes por atraso ou não cumprimento entrega.
A melhor opção é utilizar uma plataforma de vendas que permita o controle automático de estoque, a própria ferramenta calcula as mercadorias, as vendas e atualiza os dados em tempo real para evitar perdas de vendas.
Em uma loja física, o relacionamento com o cliente ocorre de forma próxima. Quando a venda virtual é concluída, o processo termina. Porém, na Internet, existem etapas de pós-venda de entrega, monitoramento e, em muitos casos, avaliação do cliente.
Portanto, ao abrir uma loja virtual, é necessário levar em consideração a estratégia de relacionamento com o cliente, a forma como os consumidores se comunicam antes e depois da venda e como os clientes podem manter contato com a marca.
No e-commerce, a opção de manter uma página de contato e facilitar o contato com o cliente quando necessário é sempre essencial para melhorar a experiência do usuário.
Ao contrário das lojas físicas que permitem o acesso diário aos caixas, o dinheiro no e-commerce está "na ponta dos dedos", por isso não necessita haver um controle rígido do caixa.
Saber o valor das contas diárias da empresa, possíveis despesas e investimentos e quanto dinheiro a empresa tem é uma informação essencial.
Devido à variedade de formas de pagamento, é necessário integrar informações para possibilitar o controle de caixa por meio de uma única plataforma ou ferramenta.
Conforme mencionado acima, as lojas online exigem que os vendedores entendam os diferentes métodos de pagamento e invistam em seus tipos de venda virtual. Os métodos de pagamento mais comuns incluem:
- Cartão de crédito e débito;
- Boletos bancários;
- Intermediadores;
- Virtual wallets.
A limitação dos meios de pagamento disponíveis pode se tornar um problema real para o e-commerce e reduzir as vendas. Pela possibilidade de comparar mídias digitais ao mesmo tempo, o consumidor vai optar por lojas que lhe ofereçam meios de pagamento mais seguros e fáceis, além de preços mais atrativos.
Para atrair mais clientes para participarem do e-commerce, é importante considerar a forma digital de publicidade. No caso da Internet, uma variedade de estratégias de marketing digital pode ser adotada.
Se o orçamento da marca ainda é limitado, você pode escolher opções mais econômicas, como criar uma página da marca em uma rede social ou lançar uma estratégia de link patrocinado.
Independentemente da forma de divulgação, a competição acirrada na Internet torna necessária uma ação para atrair os consumidores.
Nas lojas físicas, a distância entre os consumidores e os produtos permite que eles experimentem, toquem e avaliem os produtos, enquanto na Internet os vendedores são responsáveis por mostrar os produtos aos clientes.
Recomenda-se investir em fotos de alta qualidade do produto, prestar atenção em diferentes ângulos, para que o consumidor tenha uma experiência satisfatória do produto, e depois comprar através da venda virtual. Fotos de baixa qualidade tiradas de apenas um ângulo desvalorizam o produto e despertam desinteresse por parte dos clientes.
Além dos aspectos visuais do produto, também é necessário criar descrições do produto com o máximo de detalhes possível, como informações técnicas, formas de uso, conteúdo de compra, etc. Outros dados importantes incluem: cores disponíveis, tamanhos (principalmente roupas e sapatos), garantia do produto, etc.
Embora o gerenciamento de uma loja virtual possa parecer muito complicado, ele permite a automação de vários processos, o que nem sempre é viável em uma loja física.
Existem diferenças, mas através da pesquisa e compreensão das particularidades de cada segmento de mercado, os riscos dos investimentos podem ser reduzidos e a independência profissional pode ser garantida, atuando de forma estável e consistente na Internet.
Se você tem experiência em varejo e quer começar a trabalhar com e-commerce, estudar e entender os detalhes específicos e as diferenças de gerenciamento de lojas físicas e virtuais é o primeiro passo para o sucesso neste negócio.
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