Dicas para aumentar vendas no fim de ano

Dicas para aumentar vendas no fim de ano

Independentemente da conjuntura econômica atual, o fim do ano é sempre um momento de expectativa. As vendas no fim de ano trouxeram maior vitalidade à economia e aumento da demanda por serviços e produtos.

Porém, para se destacar nesse novo ambiente, é preciso estar preparado e com foco em resultados. Além disso, você precisa prestar atenção especial à satisfação do cliente.

Eventos como Natal, Reveillon, feriados e 13º salário aumentaram significativamente as vendas de final de ano. Com o aumento da demanda por produtos e serviços, a empresa tende a ganhar mais receita e se tornar uma referência para os clientes.

Ciente desse fenômeno, o empresário deve tomar uma série de medidas para garantir o potencial de vendas, para que possa lucrar mais e obter resultados frutíferos.

Mas também é importante atentar para o período posterior às comemorações de dezembro, que é o início do novo ano. As mesmas estratégias que veremos a seguir podem continuar a ser adotadas pelas marcas.

Para ajudar sua empresa a aproveitar ao máximo a alta temporada e aumentar vendas no fim de ano, siga nossas dicas!

6 Dicas para aumentar vendas no fim de ano

1. Defina horários diferentes

Durante o feriado, as lojas tendem a estender o horário de funcionamento para atender os consumidores com horários flexíveis e ajudar quem sai na última oportunidade de fazer compras.

Portanto, é importante definir horários comerciais e horários comerciais diferentes no final de novembro e ao longo de dezembro ou na última semana antes do Natal. Se possível, fique até tarde da noite ou disponível no domingo, para que seu e-commerce possa oferecer aos clientes mais oportunidades de compras.

2. Estoques suficientemente nutridos

Para os consumidores, não há nada pior do que "Sim, mas acabou". Ou, fazer uma compra prolongada no site e descobrir que o modelo ou cor do produto mais desejado não se encontra disponível.

Na verdade, os dados sobre estoque e disponibilidade de prateleira da pesquisa OSA (Disponibilidade de prateleira) mostram que mais de 70% dos compradores trocam de lojas ou marcas quando não conseguem encontrar o produto que procuram.

Ou seja, organizar o estoque para aumentar vendas no fim de ano evitará a perda de vendas.

3. Faça Remarketing

Remarketing nada mais é do que remarketing para pessoas que já manifestaram interesse em seu produto ou serviço. O objetivo é atraí-los novamente para o seu e-commerce e fazer com que concluam a compra. 

Esta é uma estratégia eficaz, mas requer uma estrutura muito boa para não se tornar cansativa e eventualmente distrair este futuro cliente. 

Para desenvolver uma boa estratégia de remarketing, é importante considerar que os usuários podem estar em diferentes estágios do processo de compra, como conscientização, consideração, tomada de decisão e até lealdade. 

Por exemplo, direcione as atividades de marketing para aqueles que baixaram algum conteúdo fornecido por você, visitaram mais de cinco páginas do seu site e fizeram X compras. O Google Ads costuma ser um bom aliado nessa estratégia.

4. Atendimento de pós-venda

Não importa se o canal é online ou offline: um bom atendimento é essencial em todos os aspectos. Invista em equipes bem treinadas e capacitadas para vendas e acompanhamento de serviços.

Assim, é possível atrair e construir lealdade diretamente a partir deste canal.

5. Preste atenção à logística

Se o seu negócio envolve entregas, trabalhe com um bom provedor de logística e sempre avise seus clientes o que vai acontecer: prazos, possíveis atrasos, o nome e dados de contato da transportadora e canais de comunicação abertos durante o processo de entrega.

Embora tenha havido consenso no final do ano, principalmente nas compras online, atrasos são possíveis, mas estão sempre sob grande pressão.

Mas confie nas dicas da Infracommerce: mesmo que aconteça, se houver uma boa interação entre o comprador e o fornecedor, é possível sobreviver com sucesso.

A melhor entrega não tem falhas, mas se houver falha no processo, uma comunicação rápida e honesta é a chave para o sucesso.

6. Otimize a operação

O final de ano é sinônimo de entrada e saída de clientes, seja de uma loja física ou de um site. Não há tempo para dúvidas, paradas, erros e retrabalho.

Os processos em todas as áreas - da administração às finanças, gestão ao PDV, comércio ao marketing, serviço pós-venda, relacionamento ao suporte e outros departamentos precisam operar perfeitamente, caso contrário, ocorrerão atrasos e lacunas, o que acabará por levar a perdas de vendas desnecessárias.

Aumentar vendas no fim de ano: escolha a plataforma de e-commerce ideal

No passado, as pessoas muitas vezes ouviam notícias sobre o desenvolvimento futuro do comércio eletrônico. Mas é importante notar que, com a pandemia do coronavírus, o crescimento do comércio eletrônico se acelerou. 

Portanto, escolher a plataforma de e-commerce para o seu negócio é fundamental para não perder audiência na concorrência.

Escolher a plataforma de e-commerce certa nem sempre é uma tarefa fácil, mas uma coisa é certa: pode fazer toda a diferença, não só em termos de volume de vendas, mas também em termos de experiência do cliente. 

A plataforma da Infracommerce foi desenvolvida com o objetivo de otimizar seu e-commerce, resultados e métricas, com toda dinâmica do Full Service . Tendo a missão de gerar mais vendas e conversões através de uma plataforma multicanal, com disponibilidade 24h, além de soluções modernas e únicas no mercado brasileiro.

Entre os diferenciais do sistema Infracommerce, a plataforma possui o maior SLA do mercado. Um sistema que garante até 99,5% de Uptime, back-end que segue as diretrizes das melhores práticas do mercado, suporte de atualizações constantes e implementação de ferramentas de melhorias, para nunca deixar os clientes na mão.

Gostou do conteúdo? 

Continue acompanhando o blog e receba mais dicas para vender mais





Fale com um especialista

Leia também

Pix para e-commerce: saiba como isso pode alavancar suas vendas

Pix para e-commerce: saiba como isso pode alavancar suas vendas

Se você não conhece o impacto do Pix para e-commerce e como ele pode ser um aliado para o seu negócio, fique atento às nossas últimas atualizações!

Acessar
4 Funcionalidades para aumentar o lucro com as vendas b2b

4 Funcionalidades para aumentar o lucro com as vendas b2b

As vendas B2B são uma realidade cada vez mais presente na rotina dos empresários, junto à muitas responsabilidades. Continue a leitura e saiba mais sobre o tema!

Acessar
Faça um split de pagamento customizado para cada negócio com InfraPay

Faça um split de pagamento customizado para cada negócio com InfraPay

Entenda o que é split de pagamento, veja como usar e para quem é indicado. Além disso, falaremos um pouco sobre os benefícios da InfraPay como solução de pagamento.

Acessar

Assuntos

Revolucione sua
Customer Experience!


Descubra qual solução Infracommerce é a ideal para o sucesso do seu negócio.

Preencha o formulário abaixo que nossa equipe
entrará em contato para mais informações

Obrigado! Seu contato foi enviado com sucesso!
Oops! Algo deu errado, tente novamente.