Independentemente da conjuntura econômica atual, o fim do ano é sempre um momento de expectativa. As vendas no fim de ano trouxeram maior vitalidade à economia e aumento da demanda por serviços e produtos.
Porém, para se destacar nesse novo ambiente, é preciso estar preparado e com foco em resultados. Além disso, você precisa prestar atenção especial à satisfação do cliente.
Eventos como Natal, Reveillon, feriados e 13º salário aumentaram significativamente as vendas de final de ano. Com o aumento da demanda por produtos e serviços, a empresa tende a ganhar mais receita e se tornar uma referência para os clientes.
Ciente desse fenômeno, o empresário deve tomar uma série de medidas para garantir o potencial de vendas, para que possa lucrar mais e obter resultados frutíferos.
Mas também é importante atentar para o período posterior às comemorações de dezembro, que é o início do novo ano. As mesmas estratégias que veremos a seguir podem continuar a ser adotadas pelas marcas.
Para ajudar sua empresa a aproveitar ao máximo a alta temporada e aumentar vendas no fim de ano, siga nossas dicas!
Durante o feriado, as lojas tendem a estender o horário de funcionamento para atender os consumidores com horários flexíveis e ajudar quem sai na última oportunidade de fazer compras.
Portanto, é importante definir horários comerciais e horários comerciais diferentes no final de novembro e ao longo de dezembro ou na última semana antes do Natal. Se possível, fique até tarde da noite ou disponível no domingo, para que seu e-commerce possa oferecer aos clientes mais oportunidades de compras.
Para os consumidores, não há nada pior do que "Sim, mas acabou". Ou, fazer uma compra prolongada no site e descobrir que o modelo ou cor do produto mais desejado não se encontra disponível.
Na verdade, os dados sobre estoque e disponibilidade de prateleira da pesquisa OSA (Disponibilidade de prateleira) mostram que mais de 70% dos compradores trocam de lojas ou marcas quando não conseguem encontrar o produto que procuram.
Ou seja, organizar o estoque para aumentar vendas no fim de ano evitará a perda de vendas.
Remarketing nada mais é do que remarketing para pessoas que já manifestaram interesse em seu produto ou serviço. O objetivo é atraí-los novamente para o seu e-commerce e fazer com que concluam a compra.
Esta é uma estratégia eficaz, mas requer uma estrutura muito boa para não se tornar cansativa e eventualmente distrair este futuro cliente.
Para desenvolver uma boa estratégia de remarketing, é importante considerar que os usuários podem estar em diferentes estágios do processo de compra, como conscientização, consideração, tomada de decisão e até lealdade.
Por exemplo, direcione as atividades de marketing para aqueles que baixaram algum conteúdo fornecido por você, visitaram mais de cinco páginas do seu site e fizeram X compras. O Google Ads costuma ser um bom aliado nessa estratégia.
Não importa se o canal é online ou offline: um bom atendimento é essencial em todos os aspectos. Invista em equipes bem treinadas e capacitadas para vendas e acompanhamento de serviços.
Assim, é possível atrair e construir lealdade diretamente a partir deste canal.
Se o seu negócio envolve entregas, trabalhe com um bom provedor de logística e sempre avise seus clientes o que vai acontecer: prazos, possíveis atrasos, o nome e dados de contato da transportadora e canais de comunicação abertos durante o processo de entrega.
Embora tenha havido consenso no final do ano, principalmente nas compras online, atrasos são possíveis, mas estão sempre sob grande pressão.
Mas confie nas dicas da Infracommerce: mesmo que aconteça, se houver uma boa interação entre o comprador e o fornecedor, é possível sobreviver com sucesso.
A melhor entrega não tem falhas, mas se houver falha no processo, uma comunicação rápida e honesta é a chave para o sucesso.
O final de ano é sinônimo de entrada e saída de clientes, seja de uma loja física ou de um site. Não há tempo para dúvidas, paradas, erros e retrabalho.
Os processos em todas as áreas - da administração às finanças, gestão ao PDV, comércio ao marketing, serviço pós-venda, relacionamento ao suporte e outros departamentos precisam operar perfeitamente, caso contrário, ocorrerão atrasos e lacunas, o que acabará por levar a perdas de vendas desnecessárias.
No passado, as pessoas muitas vezes ouviam notícias sobre o desenvolvimento futuro do comércio eletrônico. Mas é importante notar que, com a pandemia do coronavírus, o crescimento do comércio eletrônico se acelerou.
Portanto, escolher a plataforma de e-commerce para o seu negócio é fundamental para não perder audiência na concorrência.
Escolher a plataforma de e-commerce certa nem sempre é uma tarefa fácil, mas uma coisa é certa: pode fazer toda a diferença, não só em termos de volume de vendas, mas também em termos de experiência do cliente.
A plataforma da Infracommerce foi desenvolvida com o objetivo de otimizar seu e-commerce, resultados e métricas, com toda dinâmica do Full Service . Tendo a missão de gerar mais vendas e conversões através de uma plataforma multicanal, com disponibilidade 24h, além de soluções modernas e únicas no mercado brasileiro.
Entre os diferenciais do sistema Infracommerce, a plataforma possui o maior SLA do mercado. Um sistema que garante até 99,5% de Uptime, back-end que segue as diretrizes das melhores práticas do mercado, suporte de atualizações constantes e implementação de ferramentas de melhorias, para nunca deixar os clientes na mão.
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Se você não conhece o impacto do Pix para e-commerce e como ele pode ser um aliado para o seu negócio, fique atento às nossas últimas atualizações!
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