Desintermediação: o que é e como funciona

Desintermediação: o que é e como funciona

Você já ouviu falar de desintermediação? Isso ocorre quando a empresa consegue se aproximar do cliente final sem a necessidade de intermediário. Essa tendência é cada vez mais utilizada nas empresas modernas e reflete a forma como as pessoas desejam consumir produtos e serviços.

Por exemplo, ter mais controle sobre o processo de compra é uma parte importante da experiência do cliente e pode proporcionar satisfação. Um relacionamento mais próximo também pode inspirar confiança e credibilidade, aumentando a competitividade.

As empresas se tornam mais relacionadas ao cliente e não precisam perder tempo com processos e burocracias complicados.

O que é desintermediação?

A desintermediação se refere à remoção de intermediários na economia da cadeia de suprimentos ou "eliminação de intermediários" relacionados a transações ou uma série de transações. 

As empresas agora podem fazer transações diretamente com os clientes, por exemplo, pela Internet, em vez de por meio dos canais de distribuição tradicionais com algum tipo de intermediário (como distribuidores, atacadistas, corretores ou agentes).

A desintermediação pode reduzir o custo total do serviço ao cliente e permitir que os fabricantes aumentem as margens de lucro e / ou diminuam os preços. A desintermediação iniciada pelo consumidor é geralmente o resultado da alta transparência do mercado, porque os compradores conhecem os preços de fornecimento direto do fabricante. 

Os compradores podem optar por contornar os intermediários (atacadistas e varejistas) e comprar diretamente do fabricante, pagando menos. Normalmente, as empresas de comércio eletrônico business-to-consumer (B2C) atuam como uma ponte entre compradores e fabricantes.

Como funciona a desintermediação na prática

Você deve estar se perguntando se a desintermediação é eficaz e não é mais uma prática adotada pelas empresas para parecer "inovadora" e interessante aos olhos de um público cada vez mais exigente.

Se você olhar para a tela do seu telefone agora, verá que o aplicativo pode facilmente ligar para um carro ou pedir o almoço. Quando você estiver de férias ou descansar por mais alguns dias, poderá encontrar um lugar incrível e com preços razoáveis ​​para desfrutar desse tipo de descanso.

Mais claramente, você pode entender a desintermediação como a "Uberização" de que as pessoas costumam falar! É por isso que você usa o Uber (ou 99 ou Cabify) para se deslocar pela cidade e o iFood quando quer comprar comida.

Ao chegar em casa, você liga sua TV "inteligente". Ou pode permitir que seu computador assista a séries em serviços de streaming (Netflix ou Amazon Prime).

Após o jantar, você decide planejar sua viagem e visitar o Airbnb. Em pouco tempo, você encontrará o quarto perfeito na cidade do céu, onde poderá passar momentos sozinho com amigos ou família.

O controle da vida está em suas mãos (literalmente), você pode decidir tudo com apenas alguns cliques ou um toque de seu dedo.

Porque implantar a desintermediação

Agora que você percebeu o quão grande é o seu papel em um ambiente onde a desintermediação se tornou uma realidade, é preciso saber porque deseja implementá-la em sua empresa?

Ganhar mais lucro, estar mais perto do cliente, mostrar ao mercado que seu negócio é inovador e acompanhar as últimas tendências são vantagens importantes para valorizar sua marca.

A empresa começa a mostrar que tem muito interesse no público-alvo e que cada consumidor é mais do que um número qualquer.

No entanto, é preciso considerar e decidir sobre três razões importantes para apostar na desintermediação. Dê uma olhada abaixo!

Atende a necessidade de ser único

Singularidade, exclusividade, na frente da fila e um atendimento rápido e eficiente não são apenas desejos.

De acordo com a teoria das necessidades (ou Pirâmide de Maslow) - proposta pelo psicólogo americano Abraham Maslow no século 20 - as pessoas precisam resolver algumas deficiências.

Os teóricos organizam uma série de condições importantes que as pessoas podem encontrar na forma de uma pirâmide. Portanto, o diálogo direto com os consumidores é propício para manter contato e reduzir os custos de aquisição de clientes.

É inovador

O mundo está sempre mudando, o que é uma forma de expressão clichê e real. O fato é que a empresa não pode usar os métodos usuais para se manter competitiva.

O pensamento disruptivo que quebra as barreiras repentinamente consegue interromper a concorrência e diminuir a distância entre os clientes no contexto da desintermediação

O intermediário nesta dinâmica torna-se consumível e obsoleto. Isso abre um enorme campo de possibilidades que vão surpreender seus clientes.

Acesso facilitado ao produto ou serviço

Enfatizar a experiência do cliente é uma vantagem competitiva que deve ser buscada pela organização. É muito importante que os consumidores fiquem satisfeitos com a compra de seu produto ou serviço.

Desta forma, você se torna um promotor da sua marca. A melhor parte: espalhe o grau em que você está disposto a gastar dinheiro para comprar de sua empresa. Nesse caso, por que complicar coisas que podem ser feitas de forma simples e objetiva?

Facilite o acesso e livre-se do intermediário! A desintermediação é a resposta para transformar a relação comercial e trazer o espírito que falta à equipe. Afinal, o protagonista do seu negócio deve ser o consumidor, não o produto que você vende.

A experiência do cliente faz parte da estratégia. Isso deve ser considerado em todas as fases do processo de vendas. Portanto, a desintermediação é uma ferramenta indispensável. Com isso, a empresa consegue manter uma presença direta e forte na vida do consumidor final. O objetivo é responder ao imediatismo de nossas vidas diárias.

E você, já sabia o que era e como funcionava a desintermediação? Caso tenha dúvidas, entre em contato com nossa equipe e conheça nossas soluções:

 


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