Descubra o que é CAC e como medir o seu

Descubra o que é CAC e como medir o seu

Gestores de marketing e empreendedores, em geral, devem ter a premissa da preocupação com métricas de negócio para tomar decisões conscientes.

O Custo de Aquisição de Clientes (CAC) se enquadra em uma dessas métricas, e tem ganhando cada vez mais relevância no meio. Contudo, muitos negócios ainda não estão preocupados em medir e acompanhar essa métrica, sobretudo por desconhecerem a importância dela na tomada de decisão.

A métrica é estrategicamente muito importante para a empresa como um todo, afinal, consegue auxiliar gestores para a tomada de decisão e estratégia de marketing. Continue lendo este artigo e saiba mais sobre o CAC. 

O que é o Custo de Aquisição de Clientes e como medir? 

Sem delongas, o Custo de Aquisição de Clientes é o investimento médio em esforços diretos em que o objetivo é conquistar um cliente. Para grande parte das empresas, as áreas que atuam diretamente nesse processo são Marketing e Vendas, porém, dependendo do negócio podem variar.

Por exemplo, caso você tenha investimentos diretos em aquisição de clientes, somados a aproximadamente R$ 10 mil ao mês, e por consequência você conseguiu 20 clientes, o seu CAC será de R$ 500.

Importante: o cálculo é feito sempre considerando os investimentos e novos clientes adquiridos no mesmo período. A métrica é calculada mês a mês, mas é essencial considerar algumas variações bruscas esporadicamente. Se, por exemplo, um mês você contratou dois vendedores a mais, o CAC deve aumentar, pois será provável que eles não tragam clientes logo no primeiro mês de trabalho. O mais importante é que com o tempo este valor volta a se estabilizar.

Como calcular o CAC

Para calcular o Custo de Aquisição de Clientes (CAC) da maneira correta, o primeiro passo essencial é desconsiderar todas as áreas da empresa que não atuam diretamente na aquisição de clientes. Por exemplo: departamento de produto, suporte, administrativo, etc.

Os investimentos que você deve considerar são: 

  • Investimentos que você deve considerar no marketing: salários, ferramentas, investimentos em mídia paga (compra de anúncios), eventos, RP e o restante de especificidades que você usa para expor o seu produto, gerar Leads e oportunidades para o time de vendas;

  • Investimento que você deve considerar em vendas: salários, comissões, ferramentas, telefonia, viagens e toda a infraestrutura utilizada pelos vendedores para finalizar a conversão de novos clientes;

  • Novos clientes: por último será necessário adquirir o número de novos clientes conquistados no mesmo período. Caso você tenha clientes que foram conquistados em outros canais não considerados no investimento, eles também não devem ser considerados na conta de novos clientes.

Ao ter essas informações em mãos, é só aplicar uma simples fórmula:

CAC = (investimento em Marketing + investimento em Vendas) / número de novos clientes

Passo a passo para calcular o Custo de Aquisição de Clientes (CAC):

  • Defina o periodo que quer calcular;
  • Identifique todas as despesas com Marketing no período;
  • Identifique todas as despesas com Vendas no período;
  • Levante o número total de clientes conquistados no período;
  • Faça a soma das despesas e divida o total pelo número de clientes conquistados.

Agora que você tem acesso ao valor do CAC, cruze com outras métricas, como Ticket Médio, Lifetime Value e ROI. 

A importância do CAC está relacionada à possibilidade de indicar se o seu negócio está saudável, e além disso pode ajudar muito os gestores de marketing a tomar decisões estratégicas e otimizar os investimentos. 

Para negócios tradicionais (vendas pontuais), é necessário que o custo de aquisição de clientes seja menor que o valor médio do seu produto/serviço para o seu negócio ser saudável.

3 dicas para melhorar a experiência do cliente com o seu negócio

Oferecer uma boa experiência aos clientes não é uma coisa que se constrói da noite para o dia. Muito pelo contrário, requer ações que visem ao longo prazo, de maneira consistente.

1. Seja omnichannel

A expressão omnichannel tem sido bem comentada nos últimos anos. Mas será que você sabe de fato o que ela significa? O atendimento omnichannel é uma maneira de integrar os diversos canais de comunicação do seu negócio.

Não é simplesmente ter vários canais, como redes sociais, telefones e e-mails, mas envolve garantir que as informações que circulam neles estejam reunidas em um só lugar.

Desse modo, os seus clientes terão uma experiência diferenciada, porque, com esse recurso, o consumidor não vai ser necessário repetir todos os dados ou relatar o problema que está enfrentando. Com a integração das informações, o seu time de atendimento ganha agilidade e desburocratiza o processo.

Muitos gestores investem tudo na melhoria do espaço físico e acabam se esquecendo de investir nos outros canais de comunicação da empresa. No entanto, o consumidor não se relaciona com a empresa apenas na loja; ele faz isso por meio de redes sociais, aplicativos, blog, entre outros canais.

Por esse motivo, o trabalho jamais será consistente se o ponto de vendas estiver bonito e acessível, mas a comunicação nas redes sociais for de baixa qualidade, o setor de telecomunicações não existir e até mesmo o pós-venda não acontecer da maneira certa. Para oferecer um atendimento de qualidade, é fundamental ter visão de cliente.

2. Invista em um CRM

A experiência do cliente precisa ser única e, com um software CRM (Customer Relationship Management, ou Gestão de Relacionamento com o Cliente), isso pode ser feito da forma mais eficaz. A ferramenta de CRM ajuda a entender e encontrar falhas, bem como procurar melhorias para a experiência do cliente com a sua marca.

Uma de suas principais funções é automatizar processos de acordo com a ação feita pelo cliente. Desse modo, você o guia por uma jornada de compra e oferece o produto quando ele estiver pronto para fechar negócio. Ao mesmo tempo, você economiza recursos ao melhorar a produtividade da equipe.

3. Construa a jornada do cliente

Falamos logo acima sobre a importância de conhecer o cliente. Porém, mais do que isso, é essencial construir a jornada dele no seu negócio, pois dessa forma é possível mapear como os contatos do consumidor com a sua marca acontecem e descobrir quais são as possíveis falhas operacionais.

A experiência do cliente não depende apenas do agente de atendimento. Na verdade, todos os processos do negócio impactam a forma como o consumidor percebe a marca. Por esse motivo, para que seja possível melhorar a experiência do cliente, é necessário ter uma boa visão geral de todos os processos.

Em alguns casos, um problema em uma aplicação ou até mesmo uma falha no fluxo de comunicação interna, como a atualização de procedimentos, pode impactar negativamente o atendimento. Sendo assim, é necessário “pensar fora da caixa” e colocar em prática a visão de cliente.

Com a plataforma da InfraCommerce, o gestor pode ficar tranquilo quanto ao tempo de entrega, pois oferecemos mais agilidade e a vantagem de fazer a entrega diretamente de um e-commerce, por exemplo, para a casa do cliente.  Contudo, é preciso investir dinheiro, contando também que haverá uma redução de custos ao contratar uma empresa que atue na área que você vai atender. 

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