Descubra como vender para o mesmo cliente várias vezes

Descubra como vender para o mesmo cliente várias vezes

Existem duas situações nas quais se pode vender mais para o mesmo cliente:

  1. acontece enquanto o cliente ainda está na sua loja;
  2. acontece após ele já ter saído da sua loja.

Para tornar essa situação mais visual, vamos supor o seguinte: a primeira situação retrata a venda em que o cliente queria comprar somente um item, mas levou mais que isso. Na segunda situação, podemos dizer que acontece depois que o cliente comprou e foi embora (o tão conhecido pós-venda).

Ambos os casos apontam que o ato de  “vender mais para o mesmo cliente” não é uma tarefa tão simples. Quando se pensa em vendas, é necessário aplicar estratégias precisas para aumentar o faturamento! 

Confira neste conteúdo! 

Dicas para vender para o mesmo cliente várias vezes

1. Treine muito e sempre a sua equipe de vendas

Poder contar com uma equipe de funcionários bem treinados e orientados com o objetivo de garantir o bom atendimento, é a maior ação para resultar em vendas e na satisfação do cliente.

Conhecer sua audiência será um passo maior dado para entender o ponto certo de ser solícito sem ser adulador, receber bem e saber demonstrar as qualidades do produto ou serviço em questão, além disso, ter a medida exata de até onde você poderá ir com outras vendas (ou seja, a mais daquela pela qual o cliente está no e-commerce).

Para alcançar esse resultado é fundamental um bom treinamento e constante aperfeiçoamento do vendedor.

2. Crie um cadastro com uma pequena pesquisa

Ao efetivar a primeira compra, você pode aproveitar essa ação do cliente para criar um cadastro capaz de facilitar e perpetuar o seu relacionamento com ele. 

Para isso, o uso de um sistema de gestão ou de um CRM é fundamental

Além do cadastro comum feito por todo estabelecimento, insira algumas perguntas rápidas ligadas à natureza do seu negócio. Assim, irá ajudar nos seus próximos contatos.

3. Estabeleça uma política de relacionamento

Qualquer que seja o negócio de varejo, certamente haverá promoções, oferta de produtos, lançamentos de coleções e o aproveitamento do calendário promocional para aumentar o seu upsell.

É exatamente nesta hora que o gestor e equipe de vendas, devem aproveitar o seu arsenal de clientes para entrar em contato com os mesmos.

Faça o envio de e-mail marketing contando as novidades e preços especiais; ligue para ele, se for o caso, para assim ele se sentir importante e para que ele aproveite o dia seguinte, com uma oferta imperdível. O mais importante, contudo, é não esquecer de se fazer presente no dia do seu aniversário.

Esse momento pode ser perfeito para o cliente prestar atenção em algo no estoque. 

4. Comunique os benefícios do produto e não o preço

Se você tiver alguma oferta realmente imbatível, que seja de fato vantajosa em relação à concorrência, não coloque preços na sua comunicação.

Opte por falar preferencialmente nos benefícios do produto ou serviço que você está oferecendo. Dessa maneira, você estará descaracterizando o interesse comercial, instigando a sua expectativa em relação aos mesmos e permitirá que uma margem seja criada para uma eventual negociação.

Não se esqueça que a comunicação é a melhor arma para qualquer negociação. Afinal, a propaganda, independentemente de seu formato, é a alma do negócio, não é mesmo?

Integração para seu negócio vender mais

Quando você contrata uma única plataforma full service digital marketing para atender todas as suas necessidades de marketing, não será necessário se preocupar com a consistência. Até porque, será função dela criar estratégias que utilizam mensagens unificadas. 

O serviço precisa respeitar a identidade visual do seu cliente. Por esse motivo, criará anúncios usando as mesmas cores, logotipo e slogans para garantir que sua marca e seus produtos ou serviços sejam instantaneamente reconhecíveis entre seu público-alvo. 

Como melhorar a comunicação entre as equipes do meu negócio? 

Uma única empresa pode ter diversos meios de contato com seus públicos, tais como via site, redes sociais, blogs, e-mail marketing, WhatsApp, dentre outros incluindo impressos e visuais. Para essa comunicação, torna-se necessária a produção de conteúdo e criação (design) para posts, artigos, apresentações digitais, folders, banners, embalagens, dentre outros.

Todas essas peças, independente de onde serão divulgadas, precisam ter uma comunicação alinhada entre si. E quando se conta com empresas diferentes para a criação de várias peças, as chances de a comunicação não convergir com o mesmo objetivo é alta, além dos timings para produção serem diferentes.

Uma comunicação integrada envolve planejamento, estratégias on e off, utilização dos meios de divulgação e execução em prol dos objetivos de uma organização, respeitando a identidade visual, voz e posicionamento da marca no mercado. E com uma agência multifacetada, as chances de todos esses meios produzidos conversarem entre si é mais garantida.

Desse modo, uma agência full service pode garantir a comunicação integrada de uma empresa, incluindo meios on e off! Como resultado, é possível mencionar inúmeros benefícios ao contratante, tais como:

  • Mais tranquilidade de investimento para o cliente;
  • Contrato unificado, oferecendo o mínimo de burocracias;
  • Economia por centralizar mais trabalhos com uma única agência;
  • Possibilidade de contar com um Customer Success para guiar estratégias integradas de comunicação;
  • Fortalecimento de marca e consolidação do posicionamento por meio da construção de uma imagem clara e consistente na mente dos públicos de interesse da empresa;
  • Promove a integração entre equipes de uma única empresa, otimizando os propósitos das estratégias de comunicação;
  • Garante também a integração entre os canais de comunicação, o chamado Marketing Omnichannel, integrando on e off; Exemplo: o cliente ouviu um anúncio na rádio e pode acessar o site para ter acesso a uma promoção, por exemplo.

Num cenário onde o Marketing é o braço direito de qualquer empresa que visa crescimento, não dá mais para ignorar a importância da comunicação integrada. Portanto, procure uma agência full service, que possui uma ampla gama de serviços que possa lhe atender dessa maneira, em todas as necessidades, de ponta a ponta. Como a Actwork, por exemplo!

A plataforma da Infracommerce foi desenvolvida com o objetivo de otimizar seu e-commerce, resultados e métricas, com toda dinâmica do Full Service . Tendo a missão de gerar mais vendas e conversões através de uma plataforma multicanal, com disponibilidade 24h, além de soluções modernas e únicas no mercado brasileiro.

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