Crescimento de marketplaces durante a pandemia

Crescimento de marketplaces durante a pandemia

Ano passado, em 2020, o e-commerce se concretizou e quebrou paradigmas. Esse modelo de negócio, que já estava tendo suas expectativas de crescimento há anos, foi impactado quando observou-se seus números decolarem de forma acelerada e ganhou destaque no mercado em decorrência do cenário de pandemia mundial.

De acordo com dados da Ebit/Nielsen, apenas no primeiro semestre de 2020, aproximadamente 7 milhões de novos usuários fizeram sua primeira compra através de e-commerce, gerando assim um faturamento 47% maior do que nos 12 meses anteriores. 

As expectativas para este ano, 2021, é que o crescimento deva continuar, por isso vale ficar de olho nas tendências do setor. Confira neste conteúdo como você deve se preparar para o crescimento de marketplaces

Entenda o crescimento de Marketplaces durante a pandemia

Na pandemia, muitas pessoas, principalmente as que já eram usuárias ativas da internet, encontraram nos e-commerces uma alternativa essencial para realizar suas compras, sobretudo de supermercados – categoria essa que ganhou grande destaque – aumentando a adesão e o número de vendas como um todo no mercado online.

De acordo com as pesquisas, o comportamento online pode ser considerado legítimo, ou seja, veio para ficar. No mercado atual, muitas categorias de negócios ganharam mais destaque na internet. 

Os Marketplaces, por exemplo, também entraram nesse ritmo. Neste modelo de negócio diversos e-commerces possuem os seus produtos hospedados em diversos varejistas mundiais, gerando maior visibilidade e tráfego para ambos. Assim, são importantes impulsionadores para aqueles que têm negócios voltados somente para o varejo tradicional/ físico e que, por consequência, entraram em falência. Esta é a oportunidade de expandir/remodelar a sua operação através dos e-commerces.

Durante o isolamento social, desdobramento da pandemia, o mercado teve uma participação de 78% no faturamento total do e-commerce, tornando-se assim uma alternativa essencial e importante para que muitas lojas não entrassem no status de falência. 

O crescimento do marketplace é perceptível nos números: R$ 30 bilhões do faturamento dos seis primeiros meses de 2020 são de e-commerces que praticam suas vendas em marketplaces, uma expansão de 56% sobre o mesmo período de 2019.

Outra pesquisa recente informa que 95% das pessoas que compram online, compram com frequência em Marketplaces. São dados que direcionam gestores às melhores práticas. Afinal, as oportunidades para este mercado são espetaculares, contudo, planejamento e conhecimento serão fundamentais para crescer neste modelo de operação e ter sucesso na expansão do seu negócio.

Benefícios do Marketplace para gestores 

O marketplaces traz excelentes oportunidades para lojistas de e-commerce. A digitalização e inovação são tarefas que são chave, como vender, faturar, remeter, integrar com um ERP Omnichannel, etc. 

Caso você esteja começando, pagar a comissão do marketplace talvez seja o mais sensato. E dessa forma, pode até sair mais barato. 

Pagando as tarifas do marketplace e aderindo a esse tipo de plataforma de e-commerce, você pode começar a vender rapidamente sem grandes investimentos, pode exercitar uma série de estratégias de vendas:

- Ponta de Estoque;

- Produtos Próprios;

- Pickup-in-store ou 

- Receber na loja, etc.

Assim, é possível em muito menos tempo fazer o digital funcionar integrado com seus e-commerces.  Além disso, você pode também captar clientes online que hoje não vão às suas lojas e, assim, terá somente o trabalho de cadastrar novos clientes aos quais você não teve acesso antes. 

É essencial experimentar, aprender e crescer. Após isso, você pode colocar uma plataforma própria de e-commerce para rodar junto com o marketplace.

O mercado dispõe de diversas opções, porém, é necessário analisar qual a necessidade real do negócio e isso tem relação direta com o ticket médio.

Se tratando do e-commerce com ticket médio baixo, o mais viável é um integrador que cobre porcentagem do faturamento total do mês. Enquanto com um ticket médio maior, o mais adequado é optar por hub que cobre por cada venda, de modo individual. Além disso, temos também os hubs que trabalham com um valor fixo, uma mensalidade. 

O mais importante é analisar caso a caso e escolher o que melhor se aplica ao empreendimento, como por exemplo:

- Quantos e quais marketplaces o seller opera?

- O hub já tem integração com estes marketplaces?

- Qual o valor do ticket médio?

- Quais soluções o integrador oferece e se estas soluções atendem ao objetivo da organização?

O marketplace torna possível que novos usuários possam conhecer sua marca, é a oportunidade para um novo público para seu negócio, possibilitando a chegada de uma nova demanda, isso irá fazer com que ocorra o aumento do leque de produtos oferecidos pelo seu e-commerce.

Através do aumento de visibilidade, de clientes e de faturamento, o marketplace irá possibilitar o crescimento de sua marca. Dessa forma, terá novas oportunidades e ideais para atingir metas cada vez maiores, apostando em novos produtos, trazendo novos nichos para seu projeto, podendo alcançar um lugar de destaque antes do esperado. 

Nos tempos atuais, com a  digitalização acelerada, ter estratégias e ações bem definidas faz toda diferença para seu negócio. 

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