O mercado está cada vez mais competitivo. A razão disso é sobretudo as novas possibilidades que o mercado oferece, hoje, para quem quer investir.
A nova era é marcada pela democratização do marketing, logo, a ética de negócio se expandiu para diversas situações quando falamos do digital. Atualmente, é literalmente possível abrir, gerir e comunicar um negócio com poucos cliques.
Com todas as transformações ocorridas no mercado, não demorou para novas fórmulas e métodos surgirem, são soluções que tem gerado vendas e tem ajudado a impulsionar o seu negócio.
Uma das discussões presentes na atualidade é a sustentabilidade desse modelo, afinal, hoje grande quantidade de players estão fazendo exatamente a mesma coisa.
Se tratando do comércio eletrônico, no e-commerce isso é sintomático: se os mesmos produtos, os mesmos canais de comunicação, as mesmas estratégias e até os mesmos anúncios são feitos por todos, o diferencial pode estar em quem mais investe em mídias, ou outras soluções. Por conta disso, vale refletir como se diferenciar no mercado saturado?
Se todos estão fazendo (quase) a mesma coisa, a primeira coisa importante é que você entenda a diferença entre cópia de referência, certo?
Para isso, é preciso estudar, aprender com seus acertos e erros. e trabalhar muito bem nas bases do seu produto ou serviço.
Confira neste abaixo como você pode atuar de forma diferenciada no seu negócio!
Quando o e-commerce estava se desenvolvendo, lá em meados dos anos 2000, era comum ver algumas marcas enviarem, junto ao produto comprado, um cartãozinho, alguns docinhos, e um pedido para que o cliente tirasse uma foto com o produto comprado e enviasse por e-mail para a marca.
Esta prática não ficou ultrapassada e hoje ela é um diferencial importante, que estabelece uma relação de troca entre todos os envolvidos no processo de compra. Na prática, você mostra estar grato por aquela compra e quer que as pessoas que compraram o seu produto façam parte de uma comunidade.
Por outro lado, os consumidores reconhecem esses mimos e fazem um story sobre a compra. Hoje, a prática está mais próxima do conhecido ‘’recebidos’’... tão popularizado por blogueiras.
Após a etapa do story, você pesquisa sobre satisfação de compra e pode receber resultados positivos para o seu negócio.
Na maioria dos casos, as pessoas vão ver produtos e serviços muito parecidos com os seus. Com isso, há pouca confiança nos negócios. Neste cenário saturado, a credibilidade é o que destaca uma marca, empresa ou serviço.
Assim, é importante entender que os clientes em potencial não têm tempo de analisar centenas de opções, eles precisam da melhor opção sendo apontada o mais rápido possível. E se você quer se posicionar como essa escolha de forma assertiva, vai ter que assumir a responsabilidade de tal e passar confiança sobre o seu negócio.
Sempre acompanhe o que as pessoas estão falando sobre o seu negócio, e tenha a mente aberta para corrigir falhas e se desenvolver em meio a sua audiência.
Um pouco mais para cima, neste artigo, falamos sobre como não é bom copiar a concorrência, certo?
Mas vamos lá, isso não significa que você não tenha permissão para tirar ideias (os tão conhecidos insights) que podem contribuir na sua diferenciação. Prática sem teoria não adianta de nada, o diferencial estará nas suas estratégias de negócio. Observe como se desenvolveu um case de sucesso e persista em suas boas ideias!
Se o seu nicho já foi identificado e você está trabalhando nele, ótima notícia! Mas, sua concorrência também está.
Por definição, um nicho de mercado é uma parcela, um recorte, algo menor e específico onde você pode (e deve) focar sua atuação.
Pensando que o mercado do seu nicho pode vir a ficar saturado e os consumidores não consigam obter os resultados desejados, nem o que gostam e procuram, é necessário estar aberto a diferentes ideais e possibilidades.
A dica é, se você pode atuar em mais de um nicho, não deixe de abraçar essa oportunidade, se você pode criar um novo nicho a partir do que já existe, melhor ainda. Pois aí que se tem espaço para se diferenciar mesmo.
Por mais que este tópico pareça difícil de alcançar, é importante reconhecer que a saturação do mercado é algo previsível quando você analisa o cenário do mercado.
Para isso, é fundamental observar as mudanças que estão acontecendo em diversos cenários do mercado, essa ação precisa ser feita de forma analítica a fim de coletar o máximo de informações que puder, sobre a aceitação do seu produto ou serviço, sobre os hábitos de consumo e sobre o mundo como um todo.
Dessa maneira, será possível não se precipitar e pensar melhores ações para quando elas forem necessárias. Fato é que, um mercado não satura de uma hora pra outra, ele dá sinais. Logo, para se destacar é preciso estar à frente do tempo, e pensar além. Isso não é difícil quando você tem o apoio de recursos que podem te dar precisão, certo?
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