Conheça a eficiência do funil de marketing digital

Conheça a eficiência do funil de marketing digital

Neste texto você vai saber a importância de utilizar um  funil de marketing digital. Leia o conteúdo completo e aumente o desempenho de seus negócios!

Em um passado não muito distante, o famoso funil de vendas era controlado apenas pela equipe comercial. Como resultado, as equipes de marketing atuam apenas no topo do funil. Hoje, as coisas mudaram e estamos falando de um novo tipo de jornada: o funil de marketing digital!

A medida que o marketing digital evolui e surgem novos métodos, como o inbound marketing e o marketing de conteúdo, os profissionais desempenham um papel mais importante. Agora, eles podem direcionar suas ações para públicos mais específicos, alcançando-os quando sua mensagem for mais eficaz.

Por esse motivo, podemos fazer essa distinção e falar sobre funis de vendas e funis de marketing. Provavelmente você já deve ter ouvido falar sobre funil de vendas, mas neste artigo vamos explicar um pouco melhor sobre como funciona o funil de marketing digital. Continue lendo para ver como acontece o caminho do seu cliente até a compra.

O que é funil de marketing digital?

Um funil de marketing digital é um modelo que representa a jornada de um público. A partir do momento em que ela entra em contato com sua empresa até que ela seja elegível para comprar - e em alguns casos até mesmo após a venda.

A importância desse modelo é que ele permite que os profissionais desenvolvam toda a sua estratégia com maior precisão e direcionem os prospects em cada etapa do funil. Dessa forma, faz uma “seleção natural” de potenciais clientes que podem se tornar clientes.

Quem já trabalhou com marketing sabe que quanto menos genérica a mensagem, mais eficaz ela é. Fazer uma compra para um cliente em potencial que não está pronto para comprar cria uma impressão negativa da sua marca. Novamente, não fazer essa oferta para um prospect que já está qualificado e pronto para comprar é uma oportunidade desperdiçada.

Portanto, no funil de marketing digital, os profissionais se esforçam para atrair um grande número de pessoas, o que pode ser feito, por exemplo, fornecendo informações. Aos poucos, cultivamos esses públicos, incentivando-os a consumir mais material e se engajar com a marca. Ver isso é um relacionamento em evolução.

Com isso, vamos para o fundo do funil. Ofereça uma solução relacionada ao produto ou serviço da empresa e, no final da jornada, deixe apenas os leads que despertem seu interesse e tenham alto potencial para se tornarem clientes, para realizar uma compra.

Então, a função do funil de marketing digital é prender a atenção do público, mas escolher enviando a mensagem certa no momento certo. Dessa forma, apenas os leads mais qualificados podem ser apresentados à equipe de vendas, que estão prontos para serem canalizados por outro canal.

Como criar uma estratégia ideal para cada etapa do funil de marketing digital?

O funil de marketing digital é dividido em três partes: topo, meio e fundo. Cada um tem suas peculiaridades e exige conteúdos e estratégias diferentes para que seu marketing seja eficaz. Veja como orientar os clientes em potencial em cada etapa.

Topo de funil de marketing digital

No topo do funil, as pessoas ainda não estão interessadas em contratar nenhuma empresa, aliás, nem sabem de que tipo de serviço precisam. Esses públicos querem resolver problemas ou satisfazer necessidades, então querem se educar sobre as possibilidades.

Aqui, seu conteúdo deve se concentrar em esclarecer essas preocupações e atender às necessidades iniciais e básicas, em vez de fazer propostas comerciais. Nesse ponto, é importante otimizar seus esforços para ampla divulgação com conteúdo super explicativo.

Ao alcançar o maior número de pessoas possível, você poderá nutri-las e classificá-las até que se tornem clientes. Outro resultado positivo dessa abordagem é que você gradualmente se torna uma referência para o mercado.

Ao escolher qual tipo de tática usar no topo do seu funil de marketing digital, tenha em mente as táticas com maior alcance:

  • blog posts (com grande foco em SEO);
  • distribuição por meio de mídias sociais e pagas;
  • outros formatos de fácil distribuição, como vídeos e apresentações.

Meio de funil de marketing digital

Seu conteúdo no topo do funil precisa ser focado e otimizado para alcançar um público mais amplo, para que não qualifique imediatamente seu público. No meio do funil, o objetivo é converter visitantes em leads e selecionar quais leads têm potencial para seguir em frente.

As pessoas no funil foram educadas sobre o tópico para o qual seu conteúdo é direcionado, sabem que têm um problema para resolver e estão no processo de encontrar a melhor solução. Então, a estratégia agora é mostrar aos visitantes as soluções existentes e mostrar por que sua solução é a melhor.

No meio do funil de marketing digital, os visitantes estão mais avançados no processo de decisão de compra. Então, outra prioridade nessa fase é conseguir transformá-los em leads, o que é feito por meio de um formulário que pede informações sobre a pessoa.

No entanto, os visitantes precisam de um incentivo para preencher o formulário. Deixe que ele forneça informações de forma espontânea, ofereça incentivos como materiais ricos (ebooks, white papers, planilhas, templates) e até alguns serviços como consultas gratuitas.

Depois de coletar dados sobre seus leads (pelo menos e-mail e nomes), é hora de colocar suas máquinas de automação de marketing em execução e nutrir o processo. O objetivo é coletar mais informações e descobrir as informações mais importantes: esse prospect é um possível cliente ou não?

Fundo de funil de marketing digital

Enquanto no meio do funil o líder decidirá qual solução usar para resolver seu problema, no fundo do funil você deve convencê-lo de que não só a solução proposta é ideal, mas que sua empresa deve ser contratada.

Infelizmente, muitos profissionais de marketing esquecem a importância dessa etapa do funil, deixando isso apenas para a equipe de vendas. No entanto, a parte inferior do funil abre espaço para conteúdo promocional que fala abertamente sobre sua empresa, serviços e/ou produtos.

Você pode oferecer demos, cupons de desconto ou a oportunidade de falar com os vendedores. Essas ofertas são importantes, mas o conteúdo pode ir além e te incentivar a fechar o negócio.

Estratégias como webinars explicando como seu produto funciona, white papers sobre histórias de sucesso de outros clientes e outros materiais ricos com perguntas frequentes ouvidas por vendedores podem ser decisivas para que um cliente em potencial tome uma decisão de compra. Como bônus, ele está mais informado, o que torna o processo de vendas mais rápido e barato.

O funil de vendas continua forte, mas agora deve ser pensado de uma forma um pouco diferente para ser mais eficaz e entregar melhores resultados. Se você ainda não está usando o funil de marketing digital para gerar conteúdo e estratégia, comece a apoiar as vendas e criar mais oportunidades hoje mesmo!

Para tornar seu funil de marketing digital realmente eficaz, você precisa das ferramentas certas. Entre em contato com a equipe Infracommerce e veja as soluções que temos para o seu negócio!

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